John Lennon em Nova York

John Lennon em Nova York James A. Mitchell

Resenhas - John Lennon em Nova York

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 14/07/2020

John Lennon em Nova York
Que John Lennon é fera, todo mundo já sabe, mas sua vida muda radicalmente, pós Beatles, e somente lendo o que está escrito em “John Lennon em Nova York – Os Anos de Revolução”, de James A. Mitchell, publicado pela Editora Valentina; que verá a real combinação para ser lido ouvindo uma bela trilha sonora bem rock'n'roll"

Depois que o Rock surgiu nas melodias do astro “Elvis Presley”, uma banda que surgia e se tornaria a frete de uma geração que arrastaria fãs do mundo inteiro para os shows e ainda é reverenciada, nascia assim, “Beatles”, que ainda detém a marca impressionante de fãs pelo mundo todo, mesmo em uma era que a música não está lá essas coisas.

Eis que dentre os meninos de Liverpool, John Lennon com seu estilo ‘hippie’ se destacou e anos após nos deixar, ainda tão jovem no auge dos seus 30 anos, naquela época seria um destaque e quebraria paradigmas ao trocar Londres por Nova York. Graças ao jornalista James A Mitchell que pesquisou a fundo sobre a vida do astro, nos trouxe um documentário repleto de informações precisas, claras e de forma prazerosa em 248 páginas que prende o leitor do início ao final, sem pestanejar.

Já ouvi boatos que Yoko Ono foi a causadora para a saída de John Lennon e o fim dos Beatles, o que deixa-se em aberto, pois Mitchell nos leva à 1971 quando Lennon decide se manter em New York definitivamente e, o que poderia ser um mar de rosas, na verdade, foi um idealizador de causas nobres, tais como quando um maledito entrou com ação contra John Sinclair ter sido preso por porte de maconha há dois anos e, a única forma de balançar as autoridades que se mantinham firmes era agir através de suas músicas, tais como quando fez um show contra a política do presidente Nixon; entra aí um revolucionário que era atuante com Yoko Ono na política da época.

Junto a isso, Lennon criou uma banda que o chamava de “The Elephants” cantando junto uns caras bem liberais ao lado de Yoko, mas a banda não agradou tanto quanto o próprio Lennon era suficiente para ter seu nome estampado nas casas de shows e ao ar livre e isso era suficiente para fazer o sucesso desejado.

Em suma, com esse documentário, Micthell trouxe várias questões de uma época remota que vale muito a pena ficar relatando, mas não é o intuito da resenha, porém uma coisa é certa: o tempo em que passou por New York, John Lennon fez história que talvez nem ele mesmo tenha ciência disso. Com este livro, descobrimos coisas incríveis sobre a vida daquele que já se foi, mas deixou muita saudade.

Viva o Rock! Viva Jhon Lennon!

site: bit.ly/-Lennon

Marcelo 18/01/2021

Leitura Interessante
No início a leitura foi arrastada e quase abandonei o livro. Depois comecei a achar interessante e a leitura pegou um ritmo bom e avançou rapidamente. Revela detalhes que eu desconhecia sobre os últimos anos da vida de John e sua mudança para os EUA com a esposa. Não recomendo para todos, somente os fãs e os muito Interessados na vida de John conseguiram gostar e terminar a leitura.

Ju Ragni 01/05/2021

Gostei da biografia. Uma fase da vida de Lennon que não é muito conhecida. Eu só sabia dos outdoors espalhados com a frase WAR IS OVER IF YOU WANT IT, e já achava que era uma grande contribuição dele para o mundo. O livro mostrou o lado humano, com defeitos, erros, a dose de egoísmo de cada um de nós. Mas com certeza John Lennon foi uma pessoa à frente do seu tempo, e que realmente agia de acordo com o que pensava e pregava. Sua frase: SE VOCÊ QUER MUDAR O MUNDO, MUDO VOCÊ MESMO PRIMEIRO merece estar entre as melhores de todos os tempos.

Raffafust 03/08/2015

Todos conhecemos John Lennon, mas detalhes de sua vida fora dos Beatles, talvez só sejam conhecidos por fãs mais aflitos pela vida do ex integrante. Em John Lennon em Nova York detalhes de sua vida pós banda mais famosa do mundo vem à tona de uma forma deliciosa de ser lido, ponto para o jornalista James A. Mitchell que consegue atrair atenção no livro dos super fãs, dos fãs e dos que ainda serão fãs. Ali, nas 248 páginas ficamos sabendo porque John trocou Londres por Nova York, até onde suas ações tiveram influência de Yoko Ono, sua esposa, e vista como muitos como a causadora do fim dos Beatles ( e obviamente odiada por boa parte dos fãs).
O autor opta por nos contar a partir de 1971, da chegada dele definitiva em NY , disposto a fincar sua raízes por ali, como já li outros livros sobre Lennon, sabia de muita coisa que aqui foi esmiuçada, mas alguns detalhes para leigos podem ser essenciais. O primeiro deles, Yoko e Lennon entram nos Estados Unidos com visto de turistas. Porque? Atualmente britânicos não precisam de visto para entradas inferiores a 90 dias no país, Yoko que é japonesa também não. Naquela época esse acordo não tinha sido assinado, ambos tinham vistos de turista de curta duração, mas ela tinha um ex marido americano no qual a filha deles morava em Houston, o que de acordo com a imigração lhe daria um Green card para que a família não ficasse separada. O maior motivo talvez fosse esse : Yoko ficar próxima da filha e Lennon tê-la a acompanhado. Outro apresentado foi ele querer fugir do burburinho de sua terra natal após a dissolução dos Beatles.
Mas nada com Lennon era simples, ele se tornou persona non grata nos Estados Unidos que entrou com um processo de deportação contra ele. Motivos? O primeiro deles é que Lennon, apoiador da cannabis sativa , achava um absurdo John Sinclair - um poeta americano, envolvido com o meio musical - estar preso há mais de 2 anos por porte da droga. O próprio John já havia sido pego em flagrante com a mesma droga em outro país, mas liberado sob fiança e assumindo sua culpa. O fator de " legalização da maconha" com certeza foi importante para que a as autoridades americanas não o quisessem morando em terreno nacional.
Outro ponto eram seus shows contra o governo de Nixon, Yoko e John eram atuantes na política , em um desses shows Lennon se encantou ao ver Steve Wonder e chegou a dizer que para ele Wonder era seu Beatle.
Com os músicos a seu lado e até mesmo o prefeito nova-iorquino da época, Lennon tinha muita gente apoiando que ele ficasse no país , e na verdade ele mesmo teria direito por já ter se separado no final da década de 60 e ter casado legalmente com Yoko que tinha direito por causa da filha. Mas nada foi fácil,como eram pedidos de exceção e não de direito previstos na lei, muitas foram as tentativas e o casal até mesmo se separou por meses uma das vezes que teve o visto negado.
Na verdade somente em 76 com o nascimento de seu filho com Yoko nos Estados Unidos ele conseguiu a sonhada estadia. Parece surreal entender porque um país não ia querer ter Lennon morando com eles , certo? Sean ( filho do casal) veio como a salvação ajudando o processo a ser aprovado.
Mas nesse tempo de NY não somente guerras com a imigração e o governo foram travadas, Lennon compôs e lançou 2 discos com sua banda nova : The Elephants ( que aparece no título original do livro) . A linda e marcante Imagine foi escrita e gravada nessa época. Yoko passou a cantar com Lennon ( ela era artista plástica antes) e a ganhar alguns fãs locais que se encantavam com o amor dos dois.
Os anos em NY o marcariam para sempre, e para nós também, infelizmente foi na cidade que lutou tanto para ter direito de morar que um insano pseudo fã lhe tirou a vida.
Lennon foi inesquecível e com certeza esse é mais um livro sobre sua história super necessário para se ter em casa , adorei.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/08/resenha-john-lennon-em-nova-york.html

Isadora.Sodre 16/07/2020

Mitchell trás os anos que Lennon passou nos EUA até sua morte em 1980. Trás sua luta e ideologias políticas sobre feminismo, racismo e política e trás também a luta pela sua permanência na América. Sempre incrível saber um pouco mais de John.

Daniel996 30/12/2021

Freedom
John sempre foi um sonhador, ainda mais pela influência de Yoko e pelo momento de libertação dos Beatles. Uma pena que em NY a história chegou ao fim?

Leticia | @bardaliteraria 22/08/2015

Os anos da revolução tem o nome Lennon cravado em sua história
“Um cantor revolucionário que criou duas famas no mundo da música; o cantor que levava multidões e gerou a beatlemania e o cantor preocupado com o que o mundo se tornava.”

The beatle a revolucionário, Jhon Lennon em Nova York vai contar como o ex-beatle saiu da Inglaterra e foi aos Estados Unidos em busca de mostrar que sua música podia ser diferente, podia mostrar mais da realidade, podia tornar a população mais ligada a tudo que ocorre não só em NY mais no mundo. O livro se inicia na trajetória de Lennon e Yoko em sua nova vida, Lennon ainda vive parte da fama de ter sido um beatle e Yoko continua sendo a culpada pela separação da maior banda da Europa, e mesmo em outro país ainda sofre por isso.

Contado em relatos unidos a partir de conversas com amigos e ex-colegas de banda, o livro descreve como foi o reinicio da vida do famoso cantor em NY, como encontrou sua nova banda, como sua grande influência até mesmo no ramo politico acabou o tornando alvo do FBI, como suas músicas acabaram levando-o a ser ameaçado de ser deportado por inúmeras vezes e como realizou seu sonho de ouvir de perto seu ídolo Stevie Wonder cantar, em um show onde ele era a atração principal.
Confesso ter gostado bastante do livro, apesar de em alguns momentos achar que realmente Lennon estava pirando e ficando paranoico com toda a situação de estar sendo vigiado, aqui podemos ter uma ideia de como o cantor se portava perante as situações não só em Nova York, mas também no mundo, notamos um artista preocupado em mostrar com sua música a realidade de mais de um país e que usou sua fama em prol de inúmeras campanhas. Não sou o maior exemplo de fã dos Beatles, gosto das músicas e gostei de conhecer esse lado mais revolucionário e preocupado com o mundo que o cantor teve, o livro é cheio de momentos e histórias que deixariam muitos fãs assíduos do cantor felizes e orgulhosos do seu ídolo, e é para essas fãs que recomendo a leitura.
A editora também fez um trabalho bem bonito com a edição, a capa é linda e a diagramação apesar de simples foi muito bem feita, as letras são um pouco pequenas, mas a paginação amarelada ajuda muito na hora da leitura.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br

Annie - @queriaseralice 20/06/2017

Tirando a Yoko, tudo lindo rs
“As pessoas não falam do que você faz, mas de como você faz; é como discutir a roupa que você usa ou o comprimento do seu cabelo.”⠀

Conheço a voz do John Lennon desde criança, já que minha mãe é fã dos Beatles e passou isso pra mim. O que eu sabia sobre ele não era nada do tipo: "uau, essa guria decorou a biografia do cara!". Muito longe disso. Eu o admirava como músico e passei a admirá-lo como ser humano.⠀

Após a separação do quarteto - talvez não mais amado, mas mais conhecido do mundo -, John continuou mostrando de diversas formas quão grande ele era. Tanto na carreira solo quanto na época que passou com a Elephant's Memory, John teve altos e baixos.⠀

Num período bastante conturbado - historicamente falando -, o ativismo de John floresceu, fazendo-o lutar por causas que julgou estarem corretas - mesmo elas não estando.⠀

A escrita do James é bastante detalhista de um modo quase cansativo, mas fora isso a leitura flui muito bem. E a edição da Valentina está lindona, várias fotos! 💙 Recomendo. ☺

site: https://www.instagram.com/p/BPWKCy_h0h1/

Patricia 20/12/2021

John Lennon e a Yoko Ono foram pra Nova York pra poder andar nas ruas e ter uma vida mais próximo do normal (que erro, não?).

Porém em Nova York, John Lennon passou por muitas coisas, inclusive uma perseguição de Nixon pra deportá-lo, colocando até o FBI na sua cola.

O livro é simples e não tem muitos detalhes. Ele fala basicamente dessa luta incessante de Lennon pra conseguir o Green Card, os primeiros anos da carreira solo com a Yoko e da vontade de lutar por causas pacíficas nos Eua.

Podia detalhar mais e contar mais coisas da vida de John Lennon em Nova York, inclusive sobre a morte dele.
Mas não deixa de ser legal, afinal é sobre John Lennon e tudo sobre ele é interessante.

Lu.Boaretto 27/01/2023

Zero profundidade
Eu já li muitas biografias dos Beatles e de cada um dos membros da banda, essa é de longe a pior.

O autor demonstra zero paixão escrevendo sobre uma lenda da música, zero amor por quem John Lennon foi e pelo o que ele criou.

Sinto que eu sei mais sobre a vida dele do que o biógrafo, faltou muita coisa aqui.