Sonho Febril

Sonho Febril George R. R. Martin

Resenhas - Sonho Febril

Luiz.Goulart 01/10/2022

Vampiros no Mississipi
O primeiro livro que li de George R.R. Martin fora dos seus 7 volumes da série Game of Thrones e dos 9 volumes da série Wild Cards. Aqui uma reinvenção original das histórias de vampiros que se passa no meio do século 19 no sul escravagista dos EUA. O falido capitão de navios a vapor Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade do rico aristocrata Joshua York para construção de um belíssimo e potente Sonho do Fevre. A embarcação magnífica ao navegar pelo rio Mississipi, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias com interessantíssimas discussões sobre o que nos torna como seres humanos não tão diferentes assim dos vampiros que tratam a humanidade do mesmo modo como tratamos os animais e os negros escravizados

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5508448897034557562?hl=pt-BR

Mari 19/02/2023minha estante
O final do Billy é tudo que eu fiquei esperando o livro todo.

Davi 20/07/2022

lento
uma ótima releitura dos contos de vampiros, vista por um olhar inovador, retirando elementos nostálgicos para substituir por novos.
se passando em uma época escravagista, em um local conhecido pelo sobrenatural, sua historia funciona bem encaixando cada pedaço onde deve ficar, sem precisar responder tudo, mas e uma meta a lentidão de como ela e contada, a historia demora para engrenar e quando engrena o livro esta acabando, não e ruir longe disso, mas e lento muito lento.

Felipe 20/06/2022

Uma boa história de vampiro
Para quem gosta de histórias de vampiros, essa contribuição do grande autor RR Martin deve satisfazer. Personagens sólidos, boa ambientação, bons diálogos, vampiros "à moda antiga"; uma baita história criada por um baita escritor.

Kevin.Marques 04/05/2022

Livro excelente
Tem tudo o que um livro bom precisa me surpreendeu muito esse livro eu fiquei meu com um pé atrás por ser uma história com vampiros mas é muito bom mesmo

Manezera 31/03/2022

Uma história de vampiros, que foge dos clichês.
Abner Marsh ja foi dono de uma empresa de barcos a vapor, porém os infortúnios em sua vida o levaram a perder quase tudo.

Um dia um homem pálido e rico lhe oferece uma oportunidade de não só reaver o status perdido, como também construir o mais belo, rápido e luxuoso barco a vapor que o rio já viu.

José Pires 06/03/2022

Barcos e vampiros.
O livro apresenta os EUA antes e durante a guerra do fim da escravidão, barcos, comércio e uma raça violenta que matam aqueles que se intrometem nas suas vidas, esses são os vampiros do livros, mas poderiam ser os humanos do mundo atual....
Livro bem equilibrado e desenvolvido.

César99 17/02/2022

Ao Fevre Dream!
Um livro sobre vampiros, vapores, preconceito e, acima de tudo, sobre amizade.

Sonho Febril demonstra que, além de sua habilidade em criar universos grandiosos e bem elaborados, George Martin é um mestre em inventar personagens intrigantes e desenvolver grandes amizades, sendo justamente essa característica que assegura o gosto de tantas pessoas (eu incluso) pelo livro, pois a amizade e companheirismo entre os dois protagonistas e sócios, o Capitão Abner Marsh e o vampiro Joshua York, é digno de apreciação. Dois homens extremamente diferentes (um feio como o diabo, falido e de pensamento lento; o outro lindo como o luar, rico e apreciador de poesia e literatura) que apesar de suas diferenças, nutrem um elo inquebrável ao longo da história.

Apesar do livro se demorar sem necessidade em certos pontos, ter um vilão simples (um defeito para alguns leitores) e ser frustrante na resolução dos conflitos entre os protagonistas e os antagonistas, o final mais que vale por todos os defeitos, apresentando uma conclusão satisfatória e emocional aos dois sócios e seu navio à vapor.

Um brinde ao grandioso Fevre Dream!

Liza.Abreu 10/01/2022

Um livro incrível sobre vampiros e barcos a vapor.
Em 1850, no Mississipi,o capitão Abner Marsh recebe a proposta perfeita: uma parceria que o levaria a estar afrente da construção do barco a vapor de seus sonhos. Ainda desconfiado de sua sorte, ele questiona o misterioso homem que a propôs, porém, motivado por sua paixão por barcos a vapores, aceita sem receios, recebendo apenas um pedido de seu novo sócio: que não questionasse suas excentricidades.
Do outro lado, conhecemos Sour Billy Tipton, um capataz em uma antiga fazenda, e seu implacável desejo sombrio de se tornar como seu mestre, o odioso Damon Julian e seus companheiros.

A leitura é bem fluída, porém a história da uma grande estagnada durante a apresentação de seus personagens. O que mais instiga o leitor a continuar é a curiosidade sobre toda a estética sombria, e a resoluções dos conflitos que parecem não haver nenhuma solução, a não ser ao enxergarmos coragem e paixão em um dos personagens principais.

Adorei a forma como o escritor pontua alguns acontecimentos, e descreve os cenários. As críticas sobre a escravidão e o racismo, em paralelo com a os vampiros e as falhas humanas, também é incrivelmente tratada, fazendo a nossa cabeça explodir em alguns momentos.

Com o decorrer do livro nos tornamos próximos de alguns personagens e até acreditamos na redenção de outros. Tudo isso embalado por uma atmosfera gótica e sonora, com cotações de Byron e Shelley.

Cah_Censi 08/12/2021

Fabuloso!
Para quem é fã de Game of Thrones, está aqui um livro do nosso querido G.R.R. Martin que, mesmo tendo escrito em 1982, antes de ficar famoso com GOT e após a onda literária vampiresca com a Entrevista com o vampiro em 1976, trouxe uma perspectiva um pouco diferente sobre a espécie.

Apesar de ser classificado como fantasia e até terror, o Sonho Febril está mais para um drama misterioso que se passa no ano de 1857 nos Estados Unidos.
Boa parte de sua trama é desenvolvida nas águas do Mississippi (o segundo mais longo curso de água dos EUA), a bordo do Fevre Dream - um grande barco a vapor .

Mas calma, não só de vampiros e corridas de barcos a vapor foi feito este livro.
O autor também dá muita ênfase às discrepâncias sociais em meio a guerra entre os abolicionistas, e também nos propõem uma visão menos romantizada sobre a interação vampiros x homens, afinal, é outra raça, não é mesmo? Não se espera que sejam bem recebidos e aceitos quando as pessoas ainda se matavam por uma carta de alforria.

O livro é um tanto quanto extenso pela riqueza de detalhes com a qual G.R.R descreve todos os cenários e seus personagens, o que também lhe permitirá uma imersão incrível a New Orleans da época, a bordo do majestoso, maior e mais rápido barco a vapor - Fevre Dream - com o belíssimo vampiro Joshua A. York.

Espere por uma viagem emocionante banhada a sangue, disputas, e uma longa batalha junto aos capitães J.A. York e Abner Marsh.

P.S:. Vale lembrar que na época que se passa a história, tudo acontecia de forma mais demorada, como por exemplo: uma corrida de barcos a vapor levava de 2 a 3 dias e cartas poderiam levar semanas ou meses, então, fica um alerta aos leitores imediatistas.

“Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade de um rico e sinistro aristocrata chamado Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não possa fazê-lo mudar de ideia. Assim surge o Sonho do Fevre, o melhor e mais potente barco de todo o Mississipi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias.”

mindin 06/10/2021

Chega de clichês
Qualquer leitura que se pode fazer dos materiais produzidos pelo George é, com certeza, uma experiência magnífica. Apesar de pouco conhecida, a obra nos traz uma reimaginação dos vampiros e retoma todo o sadismo observados nos primeiros contos de horror desses seres complexos. Esse desafio de reinterpretar os personagens não impede o autor de concretizar relações orgânicas em personalidades totalmente opostas; incluindo a dualidade existente entre àqueles que discordam, politicamente (política movida pelo prazer), no modus operandi de viver dos vampiros.
Porém, não se engane: a tentativa de não praticar mau não o impede de ser mau.
Iza 06/10/2021minha estante
Ai cara, quero muito ler esse livro kkk

Rafa 26/06/2021

Criaturas e Barcos a Vapor
Quando li sobre o quê era fiquei bastante curioso. E o fato de ser escrito pelo Autor de Game Of Thrones confesso que me fez comprar. Mais o livro me surpreendeu muito. Uma boa história e personagens bem desenvolvidos.

Rodrigo.Aguiar 10/05/2021

Sangue, suspense e terror. Sobre as águas do Mississipi..
Um sonho febril, é um livro muito envolvente, diferente dos demais, porém clássico como os melhores, nos leva a uma trama de terror e suspenses a moda antiga. Embarcações, rios e Estados marcantes na História dos EUA, a atmosfera criada pelo autor nos transporta exatamente para as paisagens exuberantes e cercadas de conteúdo social, entre escravos, burocratas, capitãs, corridas de navios, mulheres, vampiros, demonstra a luta interna do homem e/ou fera contra seus instintos.
Obs: é aquele tipo de livro grande que parece ter somente 10 páginas, acaba rápido porque é muito bom.

Nana 14/04/2021

Eu sou muito cadelinha da escrita do George Martin - bem no dizer da palavra. Simplesmente amo a forma como ele constrói seus personagens e descreve seus cenários, é como assistir um filme enquanto lê, as imagens criam formas na cabeça e você realmente se sente dentro da história - tanto que é bem difícil de parar de ler ahahaha
Creio que o único ponto ?negativo? em toda essa construção é como o começo do livro é um pouco lento, mas tudo acontece no seu devido momento deixando a história mais rica e você completamente imerso nela.
Gosto como ela a historia não é nem um pouco previsível, você sempre tem um pequeno choque e uma pequena surpresa.
Simplesmente perfeito.
Rodrigo.Aguiar 10/05/2021minha estante
Esse em especial, tem uma narrativa muito boa, a gente consegue realmente viajar para o século XVIII e vivenciar a dinâmica espacial de algumas regiões dos EUA.