Sonho Febril

Sonho Febril George R. R. Martin

Resenhas - Sonho Febril

Larissa3666 23/01/2024

O velhinho entregando desde o começo
Essa leitura realmente foi muito surpreendente, não esperava nada e o velhinho entregou uma mitologia de vampiros muito interessante, além de uma narrativa envolvente em um contexto histórico bem trabalhado. O começo do livro senti um pouco travado, mas ele se justifica conforme o avanço da narrativa, que acaba sendo mais lenta mas envolve conforme os personagens vão sendo mais desenvolvidos. Considerando que esse foi o primeiro livro publicado pelo Martin, podemos dizer que o autor estava destinado a escrever boas histórias.

Lu._.zia 16/01/2024

“Sonho febril” é um livro de George R. R. Martin, autor que ganhou fama após o sucesso da adaptação de sua obra - As crônicas de gelo e fogo - para a TV. Devo confessar que o motivo de eu ter adquirido esse livro foi ser fã das histórias de Game of Thrones, e não sabia que o autor já havia se aventurado no universo vampiresco.
A história se passa na segunda metade do século XIX, no sul dos Estados Unidos. O foco narrativo do livro, a princípio, é o barqueiro Abner Marsh, que, por conta de um inverno difícil, acaba indo à falência. O que Marsh não esperava era receber uma proposta extremamente generosa de um misterioso homem de cabelos brancos, Joshua York, cujo desejo é construir e pilotar um barco a vapor. Apesar das excentricidades de York, o barqueiro decide aceitar o acordo, pois sonha em construir um barco grandioso e veloz que o leve de volta para os dias de glória. E assim nasce o Fevre Dream (Sonho Febril), o maior barco já visto na região.
Além dos dois protagonistas, também acompanhamos Damon Julian, em capítulos cheios de crueldade, violência e sangue. York e Julian fazem parte do povo da noite, em outros termos, são vampiros. Algo que torna a narrativa interessante é o contraste entre os dois vampiros: de um lado, temos York, que quer mudar a maneira como vampiros e humanos se relacionam, do outro, temos o temido Julian, alguém cuja única fonte de satisfação é matar humanos (quanto mais jovens e saudáveis, melhor).
Não achei as primeiras páginas muito empolgantes. Na minha percepção, a história só começa a prender nossa atenção a partir dos capítulos de Julian e quando começamos a saber um pouco mais sobre o passado de York. Outro ponto que me incomodou foi a falta de personagens femininas fortes. Até que elas aparecem na história, mas apenas para servirem de apoio à narrativa dos protagonistas. Seria interessante ver uma vampira forte e com uma história bem desenvolvida, já que Martin também é conhecido por criar personagens femininas marcantes.
Apesar disso, a história é repleta de reviravoltas e momentos impactantes, elementos característicos da escrita do autor. Também vale ressaltar que, ao representar a relação entre vampiros e humanos, a narrativa nos leva a uma reflexão sobre a sociedade escravagista da época.

Emile.Darcy 07/12/2023

Escrito em 1982 por George R. R. Martin, mais conhecido por sua série de fantasia épica "As Crônicas de Gelo e Fogo", o romance entrega uma história de vampiros diferente do que costumamos ver nas últimas décadas. Aqui não romance ou mocinhas indefesas, mas seres da noite implacáveis movidos por seus desejos e sua sede vermelha.

A história se passa no século 19 ao longo do rio Mississippi, seguindo a parceria faustiana entre Abner Marsh, capitão de barco a vapor falido, e Joshua York, aristocrata de hábitos peculiares. Juntos eles criam o "Fevre Dream" (Sonho Febril), uma embarcação luxuosa e veloz, capazes de feitos admiráveis. Contudo, enquanto Marsh vê no barco uma forma de derrotar a concorrência, batendo recordes de velocidade, York parece tem outros planos para a embarcação: criar um refúgio seguro para sua espécie.

Os vampiros de Martin são singulares em aparência e trejeitos. O autor optou por criar seus vampiros como uma raça, dando-lhes costumes e fisiologia que divergem completamente dos humanos. Essa abordagem acentua diferenças primordiais entre como os personagens centrais do livro percebem e reagem ao mundo a sua volta.

O relacionamento de Abner e Joshua é muito bem construído, de modo que sofremos com suas escolhas e nos sentimos inspirados pelos seus discursos. Diferentes em quase tudo, compartilham o mesmo defeito mortal: não saber deixar seus sonhos morrerem. Os demais personagens são desenvolvidos de forma igualmente primorosa, nos conquistando através de suas personalidades magnéticas.

Embora a obra geralmente receba críticas positivas, é importante observar que as preferências individuais podem variar. Por abordar temas como disputas de poder e moralidade, algumas cenas podem chocar e gerar asco em alguns leitores. O ritmo do romance é outro ponto a se observar: apesar de seu desenvolvimento seja lento, o final da trama ocorre abruptamente com um epílogo breve a respeito do destino dos personagens.

No geral, a mistura entre ficção histórica e elementos sobrenaturais funciona primorosamente, tendo potencial para agradar leitores de ambos os gêneros. Se você gosta de personagens cativantes e um toque de sobrenatural, esta leitura é para você.

AndrA.Lima 28/11/2023

Uma dança entre Anne Rice e Bram Stoker
Primeiramente gostaria de deixar registrado que sou aficionado pela temática, então a probabilidade de eu gostar deste livro se iguala à expectativa exigente(não frustrada) que eu tinha de uma boa obra, antes da leitura, especialmente considerando que trata-se de uma obra do Martin, segue a resenha:

Eu diria que dois terços do livro se resumem numa narrativa extremamente intrigante cativante e curiosa, especialmente se você gosta das temáticas, cenários e contexto social abordados pelo livro; em alguns poucos capítulos mais pro fim existe um pouco de perda de ritmo, que está alinhado com os acontecimentos da narrativa, portanto não diria que é um ponto negativo, pois mesmo nestes capítulos ainda é mantida pelo autor a projeção de uma ânsia em saber quais serão os seguintes eventos.

Este livro aborta dois antônimos ou paradoxos que achei interessantíssimos, Senhor Billy, que em resumo trata-se de um lixo de gente, um ser humano imerso em desejos mundanos e fúteis que faria e fez qualquer coisa para obter vida eterna em prol de saciar estes desejos, ao passo que Joshua York, um dos nossos protagonistas, ainda que um vampiro, apresenta sentimentos nobres e o desejo para uma solução do problema que atormenta seu povo e e ainda prejudica os humanos.
Outro antônimo que me chamou a atenção, como deixei em referência no título, foi a maneira como Martin conseguiu infundir em sua obra tanto o vampiro mais semelhante aos humanos, que apresenta até um vazio existencial, quanto o vampiro da literatura mais parecido com uma besta, como o próprio livro retrata e muitas vezes estes dois esteriótipos pairam sobre um mesmo personagem; tudo isso se entrelaça perfeitamente com a forma como estes seres funcionam nesta história, que para mim, que sou fascinado pelo olhar por exemplo, foi a cereja do bolo, existem várias características particularmente originais nos vampiros de Sonho Febril e mais uma vez tiro meu chapéu para a criatividade do autor.

Amei o toque poético, visual e trocadilhista em que a obra é contada, gostaria de deixar registrado um grande elogio para as notas de rodapé, notas de tradução e adaptações.
Ma Aguiar 29/11/2023minha estante
Depois de uma resenha dessa tenho que ler esse livro...

mako 20/10/2023

Uma excelente viagem em um barco à vapor!
Sem dúvidas um dos melhores livros que já li na minha vida, ele é profundo e melancólico na intensidade certa, assim como todas as obras de George R. R. Martin.

duda 09/10/2023

Povo da noite e barcos a vapor
QUE ODIO EU JA TINHA FEITO A RESENHA E NAO SALVOU SKDJKFJKDJSKSJDJSJFJDAK

enfim muito bom o livro. adorei cada pagina, nota de rodape, nota de traduçao, e se tivesse agradecimentos eu teria lido tambem.

amei a amizade do abner e o joshua meus protegidos.

so fiquei meio incomodada com o jeito que é retratada a escravidao e como eles tratam os escravos no livro. nao sei se gostei da critica que foi feita (?) ou se acho suspeito mas ta bom melhor nao pensar muito.

george sempre escrevendo pedrada so falta terminar a saga de got ??

Lorena.Arantes 08/10/2023

Um livro perfeito e desconhecido
Esse é um livro do saudoso George R R Martin. Um livro completamente diferente e inusitado sobre vampiros. O autor traz uma ótica totalmente inovadora a respeito deste tema tão milenar abordado desde sempre.

Os vampiros aqui são uma raça à parte, não tem como se transformar em um, é preciso que você nasce como um ou não existe outra maneira.

E com essa premissa nos é apresentado vários personagens desta raça e os principais são dois: Joshua York e Damon Julian. Dois opostos. York é tão galante, inteligente, enigmático, atraente e honesto enquanto Julian é perverso, mal, indiferente e cruel.

Além dos personagens vampiros, temos personagens humanos. Um mais memorável que o outro, principalmente o capitão Abner March, Jonathan Jeffers, Toby e o Framm. Personagens tão únicos com sua própria personalidade que parecem reais, palpáveis e totalmente críveis. São coerentes.

Tudo isso apresentado torna a leitura tão fluida, fora a principal característica do autor que é o extremo detalhe da descrição de tudo o que acontece, desde a comida até o detalhe do barco a vapor o Fevre Dream (tanto que ele parece um personagem do livro, assim como os rios apresentados como o Fevre e o Mississipi). E tudo isso traz uma imersão tão gigantesca que você parece que está em 1857.

Esse livro vale cada página lida .....

Nazli.Dias 04/09/2023

Inovador
Uma releitura inovadora e, ao mesmo tempo, fiel à figura do vampiro. Foge totalmente dos clichês, mas mantém cada gota da essência vampira.
O livro é lento e descritivo, como não poderia deixar de ser com Martin. Ainda assim, a história me prendeu muito pela qualidade de escrita e pela originalidade. Nada agrada mais um leitor contumaz do que uma estória imprevisível.
Pedro 04/09/2023minha estante
Muito bom saber disso.

Nazli.Dias 04/09/2023minha estante
Aliás, muito melhor que Nightflyers

Pedro 04/09/2023minha estante
Não precisa ter falado isso, Nazli...kkkkkkkk
Eu tinha muita expectativa com Nightflyers. Tem todos os elementos que eu gosto: ficção-científica, suspense e terror.

Nazli.Dias 04/09/2023minha estante
Kkkkkk ahh, quem avisa amigo é.

Jaquelline.S. 22/07/2023

Achei um porre. Não é que a história seja ruim, eu que não gosto de história de vampiro, não sei pq coloquei na minha meta. Achei muita enrolação, descrições demais das paisagens, um saco. O final até que deu uma animada, mas ainda assim não curti muito não.

Isaac Eullen 04/07/2023

Uma releitura original
Sonho Febril conta uma história completamente original sobre "vampiros", leitores saberão o motivo das aspas. Com um ótimo primeiro e segundo ato, o livro se perde no final com a chegada de um "deus ex Machina" para forçar um final feliz, o que é estranho vindo do George R R Martin, pelo menos de quem teve o primeiro contato com o autor nas Cronicas de Gelo e Fogo. Apesar disso, é um livro com uma ótima história fechada e sem muita enrolação.

Mari 19/02/2023

George R. R. Martin narra uma história de vampiros muito original nesse livro.
O primeiro terço do livro não é tão interessante quanto o que vem depois. O livro começa a despertar a curiosidade sobre o que vai acontecer após essa parte, e valeu a pena a leitura, nunca vi história parecida sobre esse tema.
Me apeguei a personagens, principalmente pelo Marsh, e morri de raiva de outros.
A narração do Martin não tem do que reclamar na minha opinião. Foi uma boa leitura.

Natasha 16/01/2023

Emocionate
George R. R. Martin tem um dom para escrever personagens e o cenário que os rodeia, mesmo com os enigmáticos seres da noite que habitam esse mundo meu personagem favorito sempre será Abner Marsh, o homem mais feio e também mais leal do Rio Fevre.
Mari 19/02/2023minha estante
Metade do livro é o Abner xingando tudo e todos. Tem o melhor humor do Rio Fevre, é o melhor personagem com certeza.