Os Relógios

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Relógios

Maih Lima 21/04/2023

Duas investigações paralelas se entrelaçam ao longo da obra, dando ao livro o suspense e dinâmica inconfundíveis da autora. Uma das investigações, empreendida por Colin Lamb à serviço da inteligência britânica, é narrada em primeira pessoa e ligada à espionagem da Guerra Fria. A outra, central e que dá nome ao livro, diz respeito ao crime cometido na casa de n° 19, e dela participa Poirot. O detetive entra em cena após ser questionado se conseguiria solucionar o caso à distância, sem sequer deixar sua poltrona, usando apenas seu faro e instinto apurados. Os quatro misteriosos relógios parecem indicar pistas importantes e fundamentais para a resolução do caso, mas, em um primeiro momento, incompreensíveis para os investigadores.

Kerol Ayfer 11/04/2023

Tenho azar ou só não gosto de Agatha Christie?
O livro me decepcionou bastante. Talvez por esperar muito da "rainha do crime", eu tenha vislumbrado a ideia de um assassinato interessante, com uma organização curiosamente desenvolvida e personagens carismáticos.
Não recebi nada disso.
A trama de espionagem é completamente sem propósito e muito fácil de resolver, além de tornar o livro maçante em diversas ocasiões. Aliás, Colin Lamb como protagonista não convence: seus relatos são insuportáveis em termos de escrita, cheios de um sentimentalismo forçado e irritante pela moça (tão irrelevante que nem lembro o nome. Sylvia? Susan? Susie?) sem sal que ele acabou de conhecer e pior, irrelevantes na maior parte do tempo. Aliás, o único momento que ele contribui para a investigação ocorre por meio de uma testemunha completamente desconectada que parece que só foi colocada ali porque a autora não sabia mais como conduzir a história diante da ausência de pistas que ela mesma falhou em plantar.
A escrita também parece pecar: é simples, dura e não constrói nenhum tipo de tensão profunda, apelando para ganchos ou descrições diretas e pobres.
Em relação ao enredo principal, a sensação de decepção ao chegar no final do livro é absurda: alguns elementos do crime parecem não ter serventia prática alguma, o final é corrido e com furos, há uma morte sem explicações e uma revelação nada surpreendente. Nem mesmo a presença de Poirot salva, visto que sua função é apenas apontar o que, em alguma medida era óbvio.
Como o próprio diria, é um caso simples demais para, na minha opinião, um livro simplório.

aninhadelemos 19/03/2023

Novamente fui enganada! Eu tinha certeza de quem seria o assassino, motivos e etc? mas errei tudo de novo! Agatha é a rainha do crime!

nanarissa 18/03/2023

Achei a trama muito arrastada no início. Melhora do meio para o final. É um livro OK, mas dentro de tantas outras opções melhores da autora, não recomendaria esse livro.

BRUNA 17/03/2023

Cansei
O desfecho do livro e sempre muito bom, recomendo, mas o andamento é muito devagar. Ate cansa ler e nao parece ter acontecido muita coisa.

dani ^_^ 15/03/2023

Uuuu mistério
Amo demais essa autora avemaria, dessa vez eu tive uma ideia de quem estava envolvido, mas nnunca no Brasil iria adivinhar toda a trama. Esse livro é diferente dos outros que li dela e gostei muito dessa forma, vc passa o livro todo cheia de dúvidas e suspeitas e no final ela te dá a resolução!

Desiree Iasmin 12/03/2023

Caminhando pela rua Colin Lamb se depara com um assassinato que aparenta ser impossível de se resolver.
Ao levar os fatos do crime para Poirot este conseguirá resolver do conforto de seu lar?

Suzana Linhares 05/03/2023

Mais um livro da Ágatha Christie com um final surpreendente. Fiz minha lista com três suspeitos?? E um deles estava envolvido no crime. Muito bom!

Rach 28/02/2023

Tranquilo demais
O livro, por ser da Agatha e ainda por cima uma história de Poirot, é tranquilo demais, não tem uma cena mais emocionante (por mais que na trama aconteça mais de um assassinato). Tudo muito pacato e em alguns momentos bem chatinho, além de que a resolução também não foi grande coisa.

KelenDZ 27/02/2023

Mais uma história muito boa da Agatha.
Nesta, Poirot tem uma participação pequena na verdade, ele apenas liga todas informações até chegar nos culpados.

Thais459 05/02/2023

Divertido!
Foi um livro que consegui engolir, mesmo algumas vezes nervosa por não chegar em ligar nenhum, mas agora entendi o fato de ninguém desvendar as coisas antes de serem esclarecidas!
É uma leitura bem gostosa, fluida! Vale muito a pena.

Isabela822 01/02/2023

O começo é muito interessante e o mistério de como o crime foi planejado e aconteceu são ótimos, porém no decorrer da história tudo fica muito entediante e o final é super corrido e pouco desenvolvido.

veeemnds 31/01/2023

Os relógios
História bem desenvolvida. A Agatha Christie ou faz todos serem suspeitos ou todos serem inocentes (aos nossos olhos, claro). Poirot ajuda significativamente sem necessitar colher provas ou depoimentos, e isso é simplesmente maravilhoso.