Madame Xanadu

Madame Xanadu Aureliano

Resenhas - Madame Xanadu

Aione 13/09/2022

Madame Xanadu, publicado pela editora Nacional, é a segunda edição do romance de Aureliano, que também ilustra a obra. Em uma narrativa não cronológica, conta a história de uma famosa drag queen de Natal em uma tentativa de compreender sua origem e o que a levou à decisão de cometer suicídio.

O livro alterna as perspectivas de Madame Xanadu, João — jornalista obcecado pela figura da Madame — e personagens secundárias amigas da drag queen, entrevistadas por João. Há, também, alternância cronológica, uma vez que visitar o passado é fundamental para compreender o presente narrativo. Dessa maneira, certo suspense permeia o enredo, uma vez que as peças que formam o todo são dadas aos poucos.

Por conta de partes do romance ser em formato de entrevista, há uma característica bastante oral na escrita de Aureliano, o que também contribui para a cadência de leitura. Acompanhei alguns capítulos através do audiobook disponível no Skeelo e tive uma ótima experiência, tanto pela ótima produção quanto por essa característica oral do texto do autor. Ainda, Aureliano brinca com as palavras, o que torna o livro capcioso e muito gostoso de ler. Desde o primeiro capítulo, foram diversas as citações que marquei.

Madame Xanadu está decidida a se suicidar, o que imprime um tom melancólico na narrativa — tom esse que acompanha João. A obra se desenvolve a partir de questionamentos existenciais e retratando, também, transtornos mentais e traumas. Aureliano tem muita sensibilidade em trabalhar os temas do romance e em desenvolver personagens tão humanas, com as quais é possível se conectar. Muitas de suas angústias são comuns a qualquer um de nós em diferentes momentos da vida, especialmente em processos de busca por autocompreensão — que também nos levam a entender melhor o outro. Por isso, a leitura é bastante intimista e introspectiva, já que muitas passagens retratam a subjetividade e complexidade das personagens.

Ao mesmo tempo, Madame Xanadu mescla sua profundidade e lirismo com passagens divertidas e um humor bem colocado, trazendo um frescor necessário para aliviar momentos mais densos. Adorei a ambientação em Natal e as tantas referências, sobretudo da cultura pop, que marcaram a adolescência dos anos 2000. As relações descritas também são bem desenvolvidas, especialmente por serem tão complexas quanto as personagens em si.

Em linhas gerais, fiquei encantada pela escrita de Aureliano e por sua habilidade em trabalhar as palavras. Madame Xanadu é um romance bonito tanto por sua estética — em termos visuais e em nível de construção narrativa — quanto pelo conteúdo sensível que transmite. É daquelas leituras que tocam nas partes mais doídas e, talvez, sombrias que carregamos, levando luz e conforto através da conexão que propicia. Foi uma leitura que me emocionou, além de ter me dado prazer de fazê-la por conta do talento do autor.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/09/13/resenha-madame-xanadu-aureliano/

Norberto 23/09/2021

Li pela segunda vez, na nova edição, e foi ainda melhor que a primeira leitura. Um quebra cabeças profundo sobre personagens enigmáticos e cheios de sentimento. Não lembrava que era um livro tão triste, com tanta delicadeza em muitas passagens.

Acredito que a reescrita de algumas partes só tenham melhorado a obra como um todo. Acho que não consegui aproveitar bem a leitura da primeira vez e sinto que agora pude ler com mais calma e mais atenção a trechos que antes me foram confusos. É um livro que merece ser muito lido. Conheçam a história de Madame Xanadu.
Mauro 28/09/2021minha estante
Norberto, realmente. Madame Xanadu é um clássico, um livro p ser relido. Li 1x e algum dia irei relê-lo, cm ctz.

annacsfraccaro 30/12/2021

?Parece que somos mesmo feitos de dor, né??
?Uma história triste é sempre bonita quando acontece com as outras pessoas.?
Eu acho que eu não estava no melhor momento para ler esse livro, em muitos momentos achei confuso e não sabia o que estava acontecendo.
Realmente só fui entender o livro no ?epílogo?, então, acho que lerei esse livro novamente em outro momento da minha vida.
Porém, achei interessante algumas reflexões do autor, e depois eu entendi porque o livro era confuso, era essa a intenção.

Bruna Viana 22/02/2023

História que dói
É tão profunda e tocante quanto o peso do pássaro morto, só que de um jeito diferente. Uma história que envolve tantas outras, outras pessoas, outros sentimentos, outras visões. E o narrador (apesar de ser carioca e a história se passar em Natal) é impecável, e passa os sentimentos e nos faz mergulhar ainda mais na narrativa, nos tocando ainda mais. É uma obra. Obrigada skeelo pelo livro esplêndido do mês ??

não 04/01/2024

Triste e Bonita
No prefácio, no prólogo e ao longo do livro inteiro, era me dito que eu teria a minha vivência mudada por Madame Xanadu. Achei que era apenas charminho, até porque o início do livro é confuso e pode demorar um pouco para engatar, mas, com o passar das páginas, percebi que a dor de Madame doía em mim, e mexeu profundamente com a minha própria dor. Sinto que uma parte de mim morreu enquanto eu acompanhava a história, mas mesmo tendo morrido, Madame também me ajudou a renascer.
História muito intensa e dolorida que pode ser um desafio no começo, mas vale muito a pena persistir. No final, mesmo que você não entenda com todas as certezas, você sente. E como sente.

Nadia 17/08/2023

Poético
Até a metade do livro achei bem confuso, e não consegui me conectar aos personagens que são muitos.
A escrita é bem poética, e com diversas passagens cheias de divagações, o que não me agradou de modo geral.

luizbrbs 27/11/2023

Ai, eu não gostei de praticamente nada nesse livro. História sem graça, diálogos artificiais, só sofrimento em uma narrativa toda embaralhada que não tem muito nexo.

Luana 03/05/2020

Um quebra cabeça intrigante
O que me chamou atenção neste livro foi a capa, para começar. Um desses desenhos intrigantes, que faz você pensar o que há por trás. O que eu descobri que é que o desenho vem acompanhado de uma das narrativas mais interessantes que já vi, um quebra cabeça tão intrigante quanto a ilustração. Uma história bonita e doída na mesma proporção. Para não dizer que não falei de defeitos, existe sim um uso de algumas frases clichês e o início é um tanto quanto lento. Mas nada atrapalha o desenrolar dessa narrativa misteriosa como o tarô. Uma excelente leitura!

Larissa3225 20/02/2022

Surpreendente
O primeiro contato que eu tive com Madame Xanadu foi quando recebi o ebook pelo Skeelo. Nunca nem tinha ouvido falar do livro. Li a sinopse meio por alto e coloquei na meta de leitura. E esses dias resolvi pegar para ler. E que surpresa!

Era quase impossível largar o livro. A leitura é rápida e flui muito bem. E, apesar de parecer um pouco confuso no começo, por conta dos vários personagens e do tom poético usado em algumas partes, é um livro bastante tranquilo de ler. O que não quer dizer que é fácil ou simples ou raso.
É um livro que trata de temas muito sensíveis e existe uma certa tristeza que permeia o livro inteiro.
A Madame é incrível e é impossível não se sensibilizar com sua história e não ficar apreensiva com forma como a narrativa vai se desenvolvendo.
E preciso dizer que me surpreendi bastante com o fim. Não que eu esperasse algo diferente da conclusão. Mas fiquei surpresa com a "mensagem" do livro. Não sei se mensagem é a palavra certa. Mas durante boa parte do livro, achei que ele era sobre uma coisa. E ele é sobre isso. Mas ele também é sobre tantas outras... É possível tirar significados muito bonitos da conclusão da história e isso elevou muito o livro e me fez gostar ainda mais dele.

É um livro muito bom e que vale a pena ler. E quanto menos souber sobre ele, melhor. É super gostoso descobrir essa história e esses personagens através da leitura. E assim como o poeta, também fiquei extremamente marcada pela Madame.

Dudyely 26/03/2023

Madame Xanadu
O livro é confuso, pois o narrador fica trocando a todo momento. Além disso, não é possível se conectar muito com a protagonista, pois a história dela é pouco explorada, só nos capítulos finais. Não recomendo o livro, pois apesar de rápido de ler, ele não te prende.

Fernanda 02/08/2023

?Você precisa conhecer Madame,
Ela vai te quebrar e te colar inteiro depois, e nada ficará no mesmo lugar.? - essa, definitivamente, foi a minha reação com a leitura!
Fiquei completamente envolvida nessa narrativa e - por ter sido tão arrebatada pela forma em que a história se mostra e me fez sentir - cheguei a pesquisar se Madame Xanadu foi, de fato, real (decidi acreditar que sim).
Além disso, esse é um livro imensamente triste. Talvez por isso seja tão belo e fascinante, afinal: "Uma história triste é sempre bonita quando acontece com as outras pessoas".

@dialogandohistorias 26/01/2022

Cativante
Eu ganhei esse livro no Skeelo audiolivros e eu amei demais a experiência escutando pela 1ª vez um audiolivro. Primeiro preciso deixar aqui o alerta de que esse livro têm conteúdo sensível que podem trazer algum tipo de gatilho ou desconforto em algumas pessoas.

Eu gostei muito da história, principalmente por ser contata de vários pontos de vistas e esses pontos serem conectados. Em alguns momentos um personagem x faz um comentário e depois de 2 ou 3 capítulos outro ponto de vista se conecta com o que foi falado antes, e eu achei isso muito sensacional.

Confesso que fiquei um pouco perdida e confusa em alguns momentos, mas talvez tenha sido o meu foco com o audiobook (que precisei sempre me "reprender" para não ficar devaneando sem prestar atenção no que eu estava ouvindo).

Madame Xanadu é um livro muito emocionante e eu simplesmente amei demais, lá quero escutar tudo novamente, principalmente para entender algumas partes da história que me deixaram confusa.

sbllmrn 08/07/2023

Estou cansada de ler livros que parecem rascunhos

Madame Xanadu tem personagens que poderiam ser interessantes, mas tudo que sabemos deles é o mais superficial possível. A narrativa enrola mais pelo ambiente do que se aprofundar em quem aquelas pessoas são, o que não é um problema sempre, mas em um livro que o autor diz querer mostrar a melancolia da Madame Xanadu, deixa a desejar.
Talvez funcionasse melhor como uma HQ do que funciona como um livro.

Keyth 03/03/2023

Curto e melancólico. Não tem como ser ruim
Madame é o tipo de livro que estou gostando muito nesses tempos.

É curto, melancólico e, ao terminar, o único pensamento que passa é "nossa". Também me agrada o fato de não precisar usar palavras difíceis para ter um texto poético.