Zadig ou Do Destino

Zadig ou Do Destino Voltaire

Resenhas - Zadig

Darlene_Poetisa 03/12/2023

Zadig é um homem sábio e bom a quem o destino parece reservar sempre a pior sorte possível: Sempre em troca do bem e sabedoria, recebe traição e castigos e, ainda assim, mantém-se fiel aos seus principios.
Ler esta obra nos mostra que, nem sempre ser bom ou sábio vai garantir desde logo uma vida farta e feliz, mostra também que, as provações são necessárias para moldar o espirito humano, aperfeiçoando-o.

Otavio129 21/10/2023

Educativo
O livro contém várias anedotas dentro da história principal que é a vida e trajetória de Zadig, personagem de muita virtude, mas que sempre acaba se dando mal. As histórias muitas vezes são trágicas, apesar de contadas com a ironia e bom humor típicos do autor, e a reflexão da obra é a seguinte: porque ser bom se o destino não necessariamente premia os justos e, muitas vezes, até os pune? Recomendo fortemente a leitura!

Marcos606 05/04/2023

Uma espécie de autobiografia alegórica: como Voltaire, o sábio babilônico Zadig sofre perseguições, é perseguido pela má sorte e acaba por duvidar do terno cuidado da Providência para com os seres humanos.

Nattiz 28/11/2022

Zadig, um homem sábio e honesto, devido a isso acontecimento peculiares acontecer em sua vida, invejosos tentaram tirar sua credibilidade, mas por Zadig ser quem era e conquistado amigos por isso, conseguia reverter todas situações.

Daniel 24/11/2022

Onde começa o conto filosófico voltairiano...
O nome Voltaire por si só já diz muito. A fama alcançada pelo filósofo francês repercute com grandeza até os dias de hoje. Cândido ou O Otimismo é o ponto máximo de sua ficção, mas, para meu primeiro contato com o autor, optei por Zadig ou O Destino (1747), onde nasce o conto filosófico voltairiano.

Após a leitura do Zadig, não posso pensar senão que Voltaire foi um gênio formidável. Que ideias bem traçadas e que beleza de escrita! A narrativa se mantém interessante quase que em sua totalidade, impondo-se como indiscutível modelo clássico que é...

(para resenha completa, consulte link abaixo.)

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2022/11/zadig-ou-o-destino-zadig-ou-la-destinee.html

Daniel 06/10/2022

"Qual é, de todas as coisas do mundo, a mais longa e a mais curta, a mais rápida e a mais lenta, a mais divisível e a mais extensa, a mais negligenciada e a mais lamentada, sem que nada se possa fazer, que devora tudo o que é pequeno e que vivifica tudo o que é grande" ?

Joaquim 19/03/2021

Magnífico e Consolador!
Essa obra-prima, recheada de reviravoltas épicas, é uma ode à Providência. Uma defesa do Destino. Um afago ao Fado. Se mostrou como um dos melhores livros que já li na vida. Se faz necessário principalmente em tempos difíceis como os que estamos atravessando.

A propósito, eis uma consoladora citação:

"Não há nem duas folhas de árvore na terra, nem dois globos nos campos infinitos do céu, que sejam semelhantes; e tudo o que vês sobre o pequeno átomo em que nasceste devia estar no seu lugar e no seu tempo fixo, conforme as ordens imutáveis daquele que tudo abrange."

Voltaire nunca decepciona!!! ?

analupbrito 15/03/2021

Ensinamentos
O livro conta a história de Zadig um homem muito sábio e justo que por suas atitudes apesar de justas sempre acaba ele mesmo sofrendo injustiças. Durante sua trajetória ele trás reflexões sobre os mais diversos assuntos. Infelizmente ou felizmente(pra quem curte) o final me deixou com aquela dúvida: ?e aí? Oq aconteceu??

jota 28/02/2021

BOM (fiquei mais entusiasmado no início da leitura, depois nem tanto)
Lido entre 24 e 27/02/2021.

Zadig ou Do Destino tem a vantagem de ser uma narrativa curta, ter capítulos curtos, um personagem simpático e algumas lições de moral (ou de filosofia) distribuídas pelo autor enquanto nos conta uma sucessão de peripécias que a vida (o destino) vai aprontando para Zadig. Não apreciei tanto assim esse “conto filosófico”, muito mais por culpa minha do que de Voltaire (1694-1778) ou do valoroso Zadig, claro. Sinto dificuldade em mergulhar profundamente em histórias de príncipes, princesas, sábios, feiticeiros, magos e outros personagens fabulosos ou nem tanto, mesmo quando elas não são tão escapistas.

Aprecio mais aquele tipo de história bem fincado na realidade, mas também sou capaz de me deixar transportar para mundos inexistentes (como o do planeta dos macacos, por exemplo): importa que seja uma boa narrativa, que cause interesse, espanto, que empolgue enfim. Desse modo, Gregor Samsa, transformado por Kafka num inseto, sempre me dirá muito mais do que Zadig, o belo, forte, sagaz, sábio personagem de Voltaire. Mas reconheço que, para quem viveu no tempo do autor ou logo depois, Zadig ou Do Destino tinha um enorme apelo, especialmente porque era uma história do Oriente, lugar que fascinava enormemente os europeus de então.

Vitor J. 26/06/2020

Muito bom !!
O livro retrata bem o que muitas pessoas se questionam no seu dia a dia e pode ser aplicada para reflexão própria.

Antonio Menegassio 01/05/2020

Os contos de voltaire são sempre muito prazerosos de serem lidos. Uma narrativa fluída e preenchida por um humor satírico. A sapiciência de Zadig e o plano de fundo da antiga Babilônia e das Arábias contribuem muito para o deleite da leitura.

Um livro curto, dinâmico e que me prendeu. Recomendo.

MauricioTiso 07/03/2020

Um sopro na pluma ao vento
Conheci Voltaire pela sua obra ?O Tratado sobre a Tolerância?, com profundidade filosófica e uma capacidade incrível de nos fazer refletir. Nesta obra, o mesmo se dá.

Com uma verve satírica, Voltaire aborda um assunto delicado que é a fé em trabalhar pelo bem e pela fortuna apesar das frustrações com o mal ou com os infortúnios.

Aliás , aceitar o equilíbrio simbolizado no Yin Yang foi e ainda é para mim um dos maiores desafios. Dobrar os joelhos ao absoluto da vida e olhar com amor para ela em sua totalidade não é uma tarefa faço, talvez até por isso eu tenha mesmo dores nos joelhos...rs...

Um livro que consegue avie-se um tema profundo de uma maneira leve e sem perder a capacidade de nos fazer refletir.

Boa leitura