A estrela do sul

A estrela do sul Júlio Verne

Resenhas - A Estrela do Sul

Jansen 10/10/2021

Lido em 09/10/2021
Uma aventura típica de Júlio Verne. Distração saudável e conhecimento de costumes e países, no caso o trabalho em mineração de diamantes e África do Sul. Apresenta pessoas de carácter ruim e um bom carácter que é o conterrâneo do autor, um engenheiro e cientista que forma o par romântico do romance. Não está entre os melhores do excelente Verne que iluminou minha juventude e muito prazer me deu com sua leitura, mas não deixa de ser uma boa história de aventuras.

Myy 29/08/2021

Nenhum outro minério encontrou outra Estrela do Sul!
Amo a riqueza de detalhes científicas e históricas que Verne sempre trás em meio a sua narrativa. Com certeza é um dos romances do autor que mais me tocou, todo o contexto envolvente para conseguir a mão de sua amada Alice.

Georgeton.Leal 30/05/2021

Aventuras e diamantes
A cada leitura que faço das obras de Verne fico surpreso com a precisão de dados científicos e geográficos que ele usava pra enriquecer a trama. Tais detalhes não são lançados de maneira aleatória, mas se enquadram perfeitamente em cada capítulo. Mesmo que várias passagens tenham certo teor didático, isso não atrapalha a narrativa, pelo contrário, cria a atmosfera ideal para a aventura.
Em "A Estrela do Sul" temos uma história que se passa na África Austral, em meio ao frenesi da caça aos diamantes no século XIX. Nesse contexto, o autor aproveita para tecer críticas ao colonialismo inglês e à exploração desenfreada ocorrida naquele território durante esse período. Guiado até lá por mero interesse científico, o protagonista Cipriano se vê mergulhado num mundo de conflitos e ganância, onde logo enfrentará diversos desafios em prol da mão de sua amada Alice, filha de um rico proprietário de terras.
Dos romances menos conhecidos de Verne, este se tornou um dos meus favoritos. É uma pena que boa parte dos títulos do autor esteja esquecida aqui no Brasil. "A Estrela do Sul" é um exemplo de joia que precisa ser redescoberta.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/03/aventuras-e-diamantes.html

ffabriciooliveira 20/10/2020

Ótimo, como todos do autor. Leitura envolvente e empolgante. Recomendo!

Inlectus 30/01/2010

Muito boa leitura.
Uma história que mistura romance, ciência e maravilhas da ciência, e também questões sutís de status social, e uma estória muito instigante. Leitura recomendavel.