Testemunha da Acusação

Felipe 16/06/2015

contos da agatha....

Mad Jr 30/01/2010

TESTEMUNHA DA ACUSAÇÃO & OUTRAS PEÇAS - Agatha Christie
Deixemos o lado policial da escritora de lado um pouco e vamos falar de suas peças de Teatro.
Esse livro, tem o roteiro de 4 peças de teatro, escritas pela Agatha. São elas:

- Testemunha de Acusação (baseada em conto de mesmo nome)
- A Hora H (baseada no livro Hora Zero)
- Veredicto
- Retorno ao Assassinato (baseada em Os Cinco Porquinhos)

Tenho que confessar que ler esse livro pra mim, foi um baita choque!!! A escrita de roteiros para teatro é bem diferente de escrever um romance corrido (e acreditem, eu não fazia idéia!!!). Tudo tem q ser descrito: como a pessoa anda, em que posição está a mesinha do café, se tem inseto no recinto...rsrs... A coisa foi se arrastando até eu terminar a leitura da 1ª peça.

E aí veio meu 2º choque!!! A peça é brilhante. É bem elaborada, cenários tão bem descritos que me fizeram sentir-me 'assistindo' a peça. Sem contar no seu final estupendo!!!

Passando para A Hora H, eu achei uma peça mediana... não que seja ruim, mas acho que ela poderia ter feito coisa melhor, afinal, capacidade ela tinha =]

Veredicto foge aos padrões de um romance policial comum... mas é igualmente brilhante! Se sente um clima de tensão da 1ª à última página da peça.

E, por fim, Retorno ao Assassinato, me fez lembrar alguns anos antes, quando li OS Cinco Porquinhos, e até uns meses atrás, quando assisti o episódio em questão na serie Poirot. Fiquei me imaginando se seria possível fazer todas aquelas trocas de cenários e jogos de luzes que a Agatha propõe... Não sei!! Tem que ser muito fera mesmo...

O que eu posso lhes dizer é que já estou a procura do livro "A Ratoeira & Outras Peças"... afinal, esse foi uma experiência nova e divertida que gostaria de repeti-la.

everton2040 14/12/2009

Livro-Teatro
Muito bom o livro, em formato livro-teatro ele possui fácil leitura e compreensão, além de todo o talento da autora em manter o leitor concentrado de início ao fim do livro, nesta história empolgante

Marlon Teske 15/01/2009

20/09/05
Escrita em forma de roteiro, a história de Testemunha de Acusação migrou do teatro para o cinema e até ganhou oscar. Nela, Agatha Cristhie prova mais uma vez que pode enganar completamente o leitor deixando tudo tão óbvio no fim do livro que você sente raiva por não ter entendido a trama logo de cara.

Nela, Leonard Vole consulta o melhor advogado do país, Sir Wilfrid Robarts com o singelo problema de ter sido acusado por assassinar uma solteirona rica e sem herdeiros, dois dias após a mesma escrever o último testamento (ela escrevia novos testamentos a cada quinze dias, o tipinho indeciso) onde deixava tudo para o pobre Leonard.

E qual não é a surpresa de todos quando a devotada e carinhosa mulher de Leonard, Christine Vole, deixa de ser a principal testemunha de defesa do marido, para atuar à favor da acusação? O final... bem, ai você precisa ler o livro pra crer.