Canção do Cuco

Canção do Cuco Frances Hardinge

Resenhas - Canção do cuco

@lendosonhando 29/11/2015

Cancao do Cuco
Triss eh uma garota de 13 anos q apos sobreviver a um quase afogamento em um lago comeca a perceber coisas estranhas ao seu redor: tem uma fome insaciavel, objetos inanimados incluindo suas bonecas comecam a se mexer sozinhos, seu irmao Sebastian que morreu na guerra manda cartas para a familia, e quando Triss chora ao inves de lagrimaa saem teias de aranha!. Sua outra irma Pen parece saber de algo e nutre um profundo odio por Triss. O que sera que esta acontecendo? Para quem gosta do genero recomendo

Karini.Couto 21/11/2015

Uma história intrigante que me pegou logo no começo me fazendo querer avançar e lutando contra o sono na madrugada, pois eu precisava dar continuidade, e saber o que estava acontecendo com Triss Crescent!

A história começa com Triss despertando de uma queda no lago; coisas estranhas cercam a jovem .. Como sua fome insaciável, sua estranheza com relação aos seus sentimentos e como deva se portar.. Tesouras sendo atraídas de maneira sinistra, bonecas falantes.. A jovem acorda algumas vezes com terra e folhas no carpete e em seus cabelos de maneira inexplicável.. Pouco a pouco Triss descobre que pode se alimentar de coisas e não apenas alimentos normais.. Sua irmã Penny é a única que parece notar a estranheza que cerca Triss, enquanto seus pais apenas querem mantê-la sob seu domínio e cuidados.

"Ela mente. Ela rouba. Eça grita e atira coisas. E... e ela me odeia. Odeia de verdade. Posso ver nos olhos dela. E não sei por quê."

A jovem Triss a princípio não entende o que está acontecendo consigo, e lhe bate o desespero tentando ser a filha perfeita, a filha dos Crescent. Sua irmã Penny além de sentir medo de Triss parece odiá-la com todas as suas forças e não mede energias para espantar Triss e tentar fazer com que as pessoas ao redor percebam quem ela é na verdade!

"- O que eu sou?

- Boneca de pano, boneca de espinho, boneca do sétimo dia! Boneca cruel! Boneca assassina!"

A história é narrada em terceira pessoa e nos apresenta um mundo fantástico e tenebroso; onde erros são cometidos por conta de ciúmes, inveja, sofrimento, dor, amor, amizade; as irmãs Crescent são fantásticas! Cada uma com suas particularidades; não são perfeitas, pelo contrário são cheias de defeitos que levam ambas a situações onde o caminho de volta promete ser árduo e assustador levando o leitor a um pique de curiosidade e agonia lancinantes.

As personagens são meninas de 13 anos (Triss) e Penny (9 anos), que apesar da pouca idade, são personagens intrínsecos, cheios de personalidade e características marcantes! Fiquei completamente apaixonada pela coragem de Penny e muito tocada pela forma como Triss consegue sentir e decidir quem quer ser de verdade, qual caminho seguir, mas não antes de ponderar todas as opções e consequências de cada ato; não antes de mostrar seu lado mais sombrio. Ser altruísta não é algo que qualquer um possa demonstrar, mesmo que seja seu maior desejo.

"Agora não tem ninguém pra me julgar, pra me criticar. Ninguém pra impressionar, ninguém pra desapontar. Chegou o momento de descobrir quem eu realmente sou."

Penny apesar de emburrada, ciumenta e desesperada por atenção de seus pais.. Mesmo depois de cometer um ato impensado, onde não mediu bem as consequências, é capaz de demonstrar amor e lealdade, e também culpa .. Mas mesmo assim sempre justificada por coisas que a fizeram agir como agiu.

Concluindo.. A Canção do Cuco promete revelar segredos e um lado completamente novo e sombrio levando o leitor a adentrar completamente o mundo de Frances Hardinge. Adorei cada página virada .. Amei o mundo fantástico e arrepiante criado por Frances, assim como a redenção encontrada pelos personagens diante atos duvidosos.

Viviane 11/10/2015

Muito bom!
Um pouco confuso no começo. Mas, quando engata a leitura você não larga mais.
Recomendo!
Três estrelinhas porque foi cansativo o início pra mim.
Saulo.Moreira 11/01/2017minha estante
comigo foi o contrário, adorei o começo e achei que do meio pra frente foi perdendo um pouco da emoção

Lindsay 28/08/2015

Impossível não gostar de Frances Hardinge
Sem dúvida, é para ficar nada menos do que fascinado.
Só escritoras brilhantes como Frances Hardinge conseguem transitar tão bem entre uma linguagem altamente aprimorada e uma comunicação tão fluida. Simples, porém não simplório (perdoem-me o ditado. rs).
A impressão que tive é que tudo – absolutamente tudo – na história tem uma amarração, está ali por alguma razão. Nenhum elemento da trama ficou "à toa".
Toda essa profundidade e essa fluidez me fizeram ficar apaixonada por Frances Hardinge. E tamanha empolgação me faz pensar ser impossível que outros leitores não tenham a mesma sensação que tive.
Helder 23/06/2017minha estante
Concordo 100% com você. Tiro meu chapéu pra esta autora. Nada ali é perdido ou desnecessário. Lindo livro.

Vito 23/07/2015

Sem dúvidas, um dos melhores livros do ano
Este livro é sensacional. Frances Hardinge é uma escritora de grande personalidade e cria em seu "Canção do cuco" uma fábula intrigante e desesperadora. Dialogando bem com jovens e adultos, a história não perde o ritmo, e mesmo a linguagem elaborada só faz crescer a tensão envolvendo Triss, a protagonista, e sua irmã Pen, que a odeia.

A história deve agradar todos aqueles que gostam de histórias de mistério. Permeado de alegorias e metáforas, este livro é uma ótima pedida para um dia de inverno, capaz de envolver o leitor e provocar calafrios.
angelica.valvas 30/08/2016minha estante
Você desperta após um acidente. Você sente uma fome constante e implacável. Você acorda durante a noite várias vezes, com folhas e terra em seus cabelos. Objetos inanimados tentam te atacar. Você atrai tesouras. Em seu pranto, no lugar de lágrimas, teias de aranha brotam como fios de desespero. Sua irmãzinha passa a ter um medo incontrolável de você...
Assim tem sido a vida da jovem Triss Crescent. Aos poucos, ela descobrirá que o mal com o qual tem convivido é mais estranho e terrível do que ela jamais poderia imaginar. Tomada por dúvidas, ela parte numa jornada frenética em busca do Arquiteto, projetista de prédios, pontes e destinos sombrios.

Ana Claudia Car 10/01/2017minha estante
Impossível não lembrar de Neil Gaiman, durante a leitura dessa fábula.