As Lendas de Dandara

As Lendas de Dandara Jarid Arraes

Resenhas - As Lendas de Dandara

whyrbk 31/03/2024

Dandara dos Palmares!!
Você conheceria Dandara dos Palmares sem se remeter a Zumbi? Poisé, esse livro traz de forma INCRÍVEL essa crítica e conta as histórias de Dandara de um modo fictício! Recomendo a leitura 100%
Dandara foi uma mulher incrível e merece ser lembrada sem ser como "a mulher de Zumbi".

NAvea.Silveira 29/03/2024

Não gosto de resenhar sobre livros que não gostei. Acabei o livro só por acabar. Achei a escrita fraca, um pouco forçada em relação a Dandara, personagem tão importante na luta conta a escravidão.

AmandaFerronato 22/02/2024

As lendas de Dandara
O livro traz um outro olhar sobre a história do Brasil. Uma leitura que prende o leitor do início ao fim e que nos faz ter uma outra visão sobre a grande e guerreira Dandara.

Cerqueira 30/07/2023

Um pouco do nosso Brasil
Peguei esse livro por curiosidade e me ele me ganhou.

Leitura simples e rápida e que faz com que conhecemos um pouco mais sobre a história desse país de uma forma mais poética vamos dizer.

É uma leitura obrigatória para os estudantes. O Brasil infelizmente peca em não conhecer muito sobre nossa própria história.
É uma leitura que te faz querer descobrir mais sobre nossas origens e raízes.

Janola 17/04/2023

As Lendas De Dandara! ?
Releitura! :D

Sou apaixonada nesse livro.
Eu reli ele por causa do clube, que saudade que eu estava de surtar com ele!
Ele é simplesmente PERFEITO! Eu amo a capa, AMO as ilustrações, que pra mim, além da escrita são o ponto forte do livro, amo a estrutura dos capítulos e da escrita da autora, e além de tudo, gosto de procurar mais sobre o tema e a história do Brasil, e algo tão marcante, logicamente de forma negativa, a escravidão.
Amo a representatividade de uma forma respeitosa e espontânea que o livro trás de Religiões de Matrizes Africanas, principalmente, a orixá principal do livro, Iansã, Oyá, Eparrey! ????
Um livro gostoso de ler, 130 páginas que li durante umas duas horas ( com pausas para fazer outras coisas ) , mas se não tivesse essas pequenas pausas, com certeza leria em um prazo de tempo menor que esse.
É tão bom ver a descrição de Dandara, menos sendo um livro fictício, ouvir falar sobre Dandara dos Palmares, a mulher de Zumbi, é tão gratificante pois, não vemos e temos muitas informações sobre ela :(
A autora te prende na escrita e nas imagens do livro, são capítulos bem dividos e bem descritos, a cada linha do livro ele fica mais interessante.
Nunca foi me cansar dele, preciso comprar ele pra deixar na minha prateleira, já que esse é o da biblioteca da escola ( Eliane, prometo devolver seus livros ) .
5' ? porquê, ele não tem defeitos!

Renato 20/01/2023

Lenda de uma guerreira
Neste livro a autora se debruça sobre histórias de Dandara, uma guerreira pertencente ao quilombo palmarino e companheira de Zumbi dos Palmares.

Logo no início do livro é explicado sobre a falta de registros históricos a respeito da figura de Dandara. Visando sanar um pouco esse problema, foi decidido por usar o pouco conhecimento que se tem sobre Dandara e compor as histórias dela em um formato lendário.

A Dandara lendária que o livro traz é uma guerreira palmarina, filha de obá, que atuou com protagonismo ao comandar tropas de refugiados negros para a libertação de outros negros africanos escravizados no Brasil colonial.

Mama 04/11/2022

Ótima leitura para uma tarde!
O livro escrito por Jarid Arraes sobre Dandara surpreende pela dedicação da autora em trabalhar com uma figura tão pouco falada no Brasil. Dandara tem papel de destaque nesse livro e mostra que existiu sim protagonistas negras na história do Brasil.

nanda 24/06/2022

seila
eu li pra escola je mas tipo assim nao e taoo chato como eu achei que seria. a dandara e pfta e o livro assim em geral e vem legal

marina:) 14/03/2022

As lendas de Dandara
Emocionante, cativante e viajante. Recomendo muuuito; apesar de ser um livro triste é um livro que te faz refletir.

Juu 22/12/2021

Ela precisa ser lembrada
Dandara dos Palmares é uma das mulheres mais importantes da história do Brasil e de toda a luta pela liberdade e direitos das pessoas pretas. Entretanto, ela é deixada de lado e por isso sabemos tão pouco e temos acesso a mínimas informações sobre sua história de vida e como ela era uma guerreira incrível que deu a vida para a libertação de muitos escravizados.
Embora o livro seja de ficção, ele traz a essência e o motivo pela qual deveríamos dar mais valor essa mulher incrível. A leitura é muito fácil, sem complicações, o livro tem poucas páginas, mas mesmo assim a autora conseguiu dar detalhes e manter a fluidez da leitura durante todo o livro. Gostei demais e recomendo para qualquer pessoa que queira saber e imaginar um pouco mais de quem foi Dandara.

Suh Oliveira 06/10/2021

Incrível!
Este foi o primeiro contato que tive com uma obra da Jarid Arraes e foi uma surpresa maravilhosa.

Sobre o livro físico: É lindo! As ilustrações são maravilhosas e muito originais com uma Dandara extremamente bela, com traços negros marcantes e um corpo de guerreira (nada de extremamente sensual ou corpo "padrão"). O livro é colorido na medida certa. Impressão irretocável.

Em relação ao conteúdo: A proposta do livro é que conheçamos um pouco da Dandara, companheira do Zumbi dos Palmares e muito mais que isso: uma guerreira que toma a frente pela liberdade dos injustiçados. No enredo temos uma mistura da história real de luta dos negros escravizados e de personagens com registros históricos como o Zumbi dos Palmares e de culturas de matriz africana com a participação da Orixá Iansã.

Uma leitura maravilhosa!

Super recomendo.

Bina 11/05/2021

Como o próprio título do livro diz são lendas a respeito da Dandara de Palmares uma figura histórica pouco conhecida pelos brasileiros. As lendas estão sempre emponderando as mulheres e as colocando em local de destaque.
Vale a leitura.

Débora 08/05/2021

A história é bem cativante e a escrita bem fluida. É uma história de empoderamento, luta e força, e traz um pouco de como era a vida nos quilombos na época da escravidão.

Daii 17/06/2020

Uma personagem esquecida da história
Muito se fala de Zumbi e da luta pelos negros na época da escravidão, em 1600. Mas pouco se fala da figura de Dandara, tão importante quanto.
Lucas.Abreu 24/09/2021minha estante
Oi Deixa eu fazer uma pergunta

Lucas.Abreu 24/09/2021minha estante
Vc sabe como ler livros aq aonde q eu entro para ler o Dandara

É pra escola

Daii 05/10/2021minha estante
oi! A gente não lê por aqui :/

Sheltom 13/06/2020

Incrível!!!
A autora segue os passos da tradição literária africana ao representar a convivência entre a humanidade e o sagrado. Não é ficção!