De Primatas a Astronautas

De Primatas a Astronautas Leonard Mlodinow

Resenhas - De Primatas a Astronautas

Bruno Falabella 02/11/2023

Um complemento ao Sapiens, de Y. Harari
Apesar de ter sido escrito antes de Sapiens, é um complemento àquela leitura. Este livro foca mais nos aspectos da evolução do ser humano nas ciências. Aborda a evolução na matemática, química, física, conta estórias e detalha um pouco sobre os cientistas que contribuíram para nos transformar de primatas a astronautas. Muito Legal. Veja mais aqui no meu blog:

site: https://bchfalabella.blogspot.com/

Paula.Ceccon 04/06/2022

Recomendo
Muito interessante. Trata da evolução científica dos homens desde os primórdios da humanidade, passando pelos saltos em matemática, física e química. O conteúdo é apresentado de forma inteligível (só a parte de química que me pareceu meio ?embolada?).

Samuel 11/01/2022

É um ótimo livro que cumpre o que promete: conta a história da ciência. Acho algumas partes um pouco desinteressantes, outras são incríveis. Acho que valeu muito a pena.

Elisio Rebouças 29/08/2021

Mlodinow é o cara!
Terceiro livro que leio. Estou indo na sequência de publicação. Vejo um escritor mais engraçado e informativo. Falando praticamente de sua área de atuação, Mlodinow, físico, mostra como os seres humanos (sapiens) sempre buscaram um caminho do pensamento para se desenvolver. Mostra toda a nossa criatividade, engenhosidade, transmissões de informação, comportamentos sobre nossa tentativa de entender o mundo e fazer ferramentas para melhorá-lo cada vez mais. Lembrando muito a pegada do livro Sapiens, venha conhecer de perto a história da ciência do pensamento, física e química com um dos melhores escritores do nosso tempo.

Gabi Mauruto 06/07/2021

Uma viagem pelos nomes da ciência
Li esse livro após ler o aclamado livro Sapiens - Uma breve história da humanidade. Foi uma ótima escolha dado que eles se complementam, mostardas uma visão muito similar da linearidade da história humana, suas evoluções e revoluções. Neste livro Leonard foca bastante nas participações dos grandes nomes das ciências que abriram caminho para inovações grandiosas em nossa história. Gostei muito de conhecer as conexões entre diversos cientistas como também de conhecer um pouco, mesmo que breve, sobre as desconstruções de ideias e conceitos. Achei o final com uma linguagem um pouco mais complexa (a parte da física quântica) quando comparada ao restante do livro, o que talvez confundiria muitos leigos no assunto. No geral um livro gostoso de ler, rico em conhecimento historico- científico permitindo abrir caminho para curiosidades maiores sobre diversos temas.

Dave.Christian 12/06/2021

Uma retrospectiva científica
Uma viagem histórica da humanidade na busca pelo conhecimento? muita história da filosofia, biologia, química e principalmente da física.
E de que forma os cientistas chegam as suas grandes descobertas..

Tama 08/04/2021

Ciência é apaixonante
Física é maravilhosa.
Jornada intelectual na busca da compreensão do universo.
E muito provavelmente, nesse caminho encontraremos nossa própria iluminação.
O homem se pergunta qual o significado (ou propósito) da existência.
Talvez a resposta já esteja bem diante de nosso nariz:
Não viemos aqui para explicar coisa alguma. Viemos para entender como o universo funciona.
Ou seja: somos cientistas.

Bernardo.Lameira 21/11/2020

Leonard Mlodinow fez um belo trabalho neste livro, demonstrando o pensamento crítico e a ciência não como um corpo de conhecimento denso e frio, mas como uma incrível jornada de milhares de homens e mulheres movidos pela curiosidade e obstinação humana.

Além de encantar com a escrita, Mlodinow também ensina persistência e humildade, paixão e maravilhamento, para que possamos aprender não só com nossos antepassados mas também com nossos contemporâneos, e prosseguir na descoberta dos infindáveis mistérios do Cosmos, dentro e fora de nós.
delicadas.leituras 21/11/2020minha estante
Uau!

Bernardo.Lameira 22/11/2020minha estante

Maria Inês 26/05/2020

Ótimo para aprender sobre cientistas e construção das ideias
De Primatas a Astronautas, livro de Leonard Mlodinow é um ótimo livro, principalmente se você tiver curiosidade em aprender um pouco mais sobre a vida e trajetória de alguns dos grandes cientistas como Darwin, Mendeleiev, Newton (de maneira bastante detalhada), Plank, Bohr, Einstein, Heisenrberg, entre outros.

O livro mostra em muitos casos como as novas ideias foram sendo construídas ao longo do tempo, e como as ideias anteriores foram fundamentais na construção ou ruptura de novas linhas de pensamento. Um fato muito bom é que o autor ajuda um pouco a quebrar essa concepção que as teorias mais revolucionárias vem quase como um "milagre". Exige muito tempo, estudo,
trabalho e sabedoria para superar as dificuldades no meio do caminho. Além disso, muitas vezes a nova idéia não é aceita facilmente, mas com o tempo ele mostra o seu potencial.

E para finalizar, um aspecto reconfortante é que Leonard mostra um pouco dos erros cometido por alguns dos cientistas mais brilhantes, e nos deixa um pouco mais confiante em arriscar e fazer ciência, afinal, se não pudermos errar e tentar novamente o método científico passa a ser método de tentativa única!

Heros Pena 23/04/2020

Uma viagem pela história da ciência
Uma emocionante viagem pela história da ciência, com um foco especial na física, área do autor.

Marcel 15/04/2020

Cativante
Livro muito cativante sobre a história da ciência. Palavras de Leonard Mlodinow no epílogo "as páginas deste livro examinaram as raízes do pensamento humano sobre o mundo físico, as questões com que se preocuparam aqueles que as estudaram, a natureza das teorias e pesquisas, as formas com que a cultura e os sistemas de valores afetam a pesquisa humana"
Recomendo a todos, mostra como a humanidade evolui em construções coletivas, em ideias que conjugam e se complementam.

Edson Camara 28/03/2020

A CERTEZA DA FINITUDE DA VIDA.
Este livro é sensacional, é uma aventura literária, mesmo não sendo um livro de ficção, há passagens que são tão eletrizantes quanto um bom enredo de ficção científica.
O livro cobre cerca de 4 milhões de anos da história da humanidade, desde a pedra lascada até os dias atuais.
O autor cobre quase todas as grandes descobertas científicas, seja na física, matemática ou biologia que deram princípio a tudo que foi inventado posteriormente a descoberta dos eventos.
Para quem gosta de biografias, é um prato cheio, o livro está repleto de pequenas biografias de personalidades importantes para a humanidade desde Aristóteles, pasando por Newton, Darwin e Einstein.
O que gosto no autor, Leonard Mlodinow, este é o terceiro livro que leio dele, é que nos põe pra pensar e refletir sobre nossa vida e a própria condição humana. Usando as próprias palavras do autor: "...há mais leis como as que vivemos na nossa existência cotidiana - mais coisas entre o céu e a terra, como disse Hamlet a Horácio, do que sonha a nossa filosofia.
Para mim o que marcou mais nesta leitura foi a consciência de algo que está em nossa vida mas que não gostamos ou queremos sequer pensar; a certeza da finitude da vida.

site: https://photos.google.com/photo/AF1QipNzru_v-sL6mHh2g1zYvUl5BlUjryhirT1kFP-o

smarcony 17/03/2020

O autor consegue, de forma clara, contar a história e as histórias por trás de cada descoberta física. Desde os homens mais primitivos, passando pelos gregos e romanos, até o renascimento e os conceitos mais modernoso que temos na física.

Adriel Alves 26/02/2020

Uma viagem através de nossa história
Mlodinow sempre nos apresenta uma linguagem fácil, tornando a leitura dinâmica e amolecendo temas difíceis aos leigos. De Primatas a Astronautas não é diferente, o livro é uma síntese de nossa história, mais voltada a nossos feitos científicos, tendendo para o lado da física, claro, que é a zona de conforto do autor.

As páginas passam voando e, quando menos se percebe, terminamos a obra. É admirável a capacidade de síntese do escritor, que conseguiu compilar milhares de anos em apenas 392 páginas. Ainda fiquei com aquela sensação de que poderia caber mais coisa. Senti também que em alguns trechos, principalmente já tratando dos tempos modernos, a empolgação com a leitura diminui, mas ainda fica mantida a qualidade.

Uma leitura recomendada para os fãs de história e física, ambas andam de mãos dadas aqui. Sem dúvida, é uma experiência enriquecedora, mas nada tão espetacular.

Silas- 01/11/2019

Só faltou os astronautas...
O livro é simplesmente magnífico, traz uma lado bastante humilde da ciência, admitindo os problemas e explicando a história de como nós chegamos até aqui.

Infelizmente não possuem relatos sobre os astronautas, como sugere o título, embora tenham relatos sobre praticamente todas as teorias da natureza: Física, Química, Biologia. Em seus constantes processos de evolução.