A Man Called Ove

Fredrik Backman

Resenhas - A Man Called Ove

1 | 2 | 3 | 4

Beirão 11/01/2024

O livro é uma jornada que nos convida a acompanhar o processo de luto de um senhor considerado o mais ranzinza e amargurado da vizinhança. O assunto (morte) é tratado de forma leve, com muita comédia e um humor sarcástico, não deixando de ser sensivelmente lindo.

Terminei muito satisfeita. Ótimo pra sair de uma ressaca literária!

Bia 31/12/2023

Acho que nesse ponto, todo mundo já sabe sobre esse livro e a jornada de lê-lo, então não vou entrar muito em detalhes. Você conhece Ove, um velho insuportável, e acompanha ele 300 e tais páginas e em algum momento ele vira o SEU velho insuportável. É super bem escrito, as interações dos personagens são ótimas, machuca o coração das manteigas derretidas como eu de uma forma tão boa. Adoro livros que me fazem ficar entre sorrisos e lágrimas e esse fez o trabalho de forma magistral.

Nina 06/12/2023

Não era o que eu esperava...
Me disseram que esse livro era um "found family" e eu fiquei o livro todo esperando isso ser construído. Achei toda a construção dos personagens e as suas relações muito rasas. Tudo realmente acontece em 75% do livro e nesse momento eu já estava completamente desinteressada na história e nos personagens. Só tava lendo pra terminar. Adorei o outro livro que li desse autor, mas esse foi uma decepção :(.

Alessandra 24/11/2023

Pensa em um gatilho
Eu amei esse livro bem mais do que achei que fosse amar. Sabia que eu ia gostar, mas tinha pouco conhecimento da sinopse e tantas coisas me pegaram aqui. Eu chorei horrores, fiquei feliz e triste, penso muito em tudo que esse livro trouxe, a escrita do Frederik Backman é sensacional e as ideias que ele tem são sempre muito boas.
O livro me mostrou que por mais que vc tenha "desistido" da vida existem coisas que voce pode se agarrar para continuar

Jubs 10/10/2023

Quando penso nos livros clichês atuais onde as pessoas se apaixonam por bad boys com passados torurados. Acho meio absurdo como as pessoas se apaixonam por esses caras super babacas e desrespeitosos.

Autoras de bad boys, leiam o OVE!!! É assim que se faz um homem "rude" sem ser abusivo galera.

Agora sobre o livro, maravilhoso. Nunca pensei que iria me encantar com um senhor rabugento de meia idade. Aprendemos que nunca é tarde demais para nos tornas melhores, fazer amigos, aprender algo.

Gabriela.Rivalta 28/09/2023

Assim como outro livro do autor que li (Gente Ansiosa), o livro começa devagar e me levou tempo para terminá-lo, mas sempre vale a pena!

Kauana.Palma 08/08/2023

Adorei a leitura.
Pelo modo como a narrativa é construída rapidamente nos vemos apaixonados pelo velhinho rabugento que é capaz de falar em poucas palavras aquelas verdades que a maior parte das pessoas não tem coragem sequer de pensar.
Linda história.

mipavaneli 06/07/2023

Coração quentinho
Comecei com o pé atrás, mas terminei o livro sentindo muito carinho por todos os personagens, e como se os conhecesse profundamente. A história me fez refletir muito sobre a vida e o propósito que damos a ela, a morte, o luto e as memórias.

É uma montanha russa de partes engraçadinhas e tristes, vale demais a leitura!!

panndora 28/06/2023

Aaaah muito bom
"Um homem chamado Ove" comecei a ler despretensiosamente e me apaixonei! Uma história tão real e comovente que eu conseguia fechar os olhos e imaginar o Ove com a sua rotina e seu humor.
O livro me fez rir e chorar. Se tornou um dos meus favoritos!

SPOILERR!!!!
Chorei tanto no fim do livro que eu não sabia como reagir pq eu tinha me apegado ao ove kkkkk

(Obs: faz meses q acabei o livro, agora só falta assistir o filme)

beatriz 07/05/2023

She was all the color he had
Eu sabia que ia gostar do livro porque simplesmente fiquei obcecada pelo filme E EU NÃO ESTAVA ERRADA!

no momento não consigo nem explicar direito o que senti ou minha visão desse livro, apenas falar que é perfeito, icônico, sensível, profundo, atemporal. te amo ove, sério. esse livro é muito sobre pessoas, relacionamentos, personalidades e sobre viver. recomendo demais.

obs: gatilho de su1c1di0

Evelise 04/05/2023

Primeira experiência com o autor
Sempre ouvi muitas recomendações sobre esse autor e não me arrependi nada de ter começado por esse livro. Esse livro me deixou com um quentinho no coração em vários momentos e em outros fiquei bastante emocionada. O Ove é aquele típico personagem rabugento, mas que no fundo tem um coração de ouro. A única coisa que estranhei foi a forma como ele foi apresentado como uma pessoa já bastante idosa, enquanto as da minha convivência com a mesma idade agem de uma maneira mais jovem. Acredito que seja algo cultural, mas de maneira nenhuma atrapalhou minha leitura.

Nat Macêdo 16/04/2023

O véio ranzinza mais cativante que já conheci
No início a escrita do autor foi difícil de engatar na leitura, precisei de um tempo pra me acostumar, ainda mais por eu inventar de ler em inglês.

Porém, quanto mais eu conhecia o Ove e seu passado, mais ficou impossível não gostar dele. Minhas partes preferidas foram as que falava do passado, justamente porque faziam a sua personalidade e suas ações no presente ficarem cada vez mais compreensíveis.

Outra coisa que comecei não gostando no início, mas que fui passando a gostar foram os personagens secundários. Achava um pouco sem sentido algumas das suas atitudes, mas fui me afeiçoando ao jeito deles e como lidavam com o Ove.

O final é emocionante e faz valer muito a pena toda a leitura. Por isso recomendo que mesmo quem não tiver curtindo tanto o início, dê uma chance para continuar essa história.

Infelizmente sinto que perdi um pouco da emoção por causa da minha dificuldade com o nível do inglês, mas com certeza quero reler ele em português em outro momento.

Cyntia Bender 08/04/2023

Um velho rabugento para chamar de seu.
Não acredito que alguém leia esse livro e não se apegue imediatamente ao Ove. Seja por lembrar alguém querido, como no meu caso meu avó, ou por sua personalidade completamente verdadeira, simples e insuportável. É um livro extremamente sensível, cuidadoso com a história do Ove e da Sonja, e que faz a gente se sentir parte da vida deles. Me emocionei demais com toda a trajetória do Ove, e feliz como a vida dele aos poucos foi criando um novo sentido. Uma leitura cinco estrelas e favorita do ano com certeza!

Anne Balbueno 31/03/2023

De uma sensibilidade incrível
Sou fã do Fredrik Backman desde gente ansiosa e assim, esse livro me pegou demais!!

A construção do Ove foi impecável e um tanto quanto memorável. Com risadas, apertinho no coração e um humor um tanto quanto peculiar.

Me lembrou muito Forrest Gump do melhor jeito possível. Amei com todo meu coração.

1 | 2 | 3 | 4