A Man Called Ove

Fredrik Backman

Resenhas - A Man Called Ove

1 | 2 | 3 | 4

Yukari 21/01/2023

Adorei o livro. O plot geral acabou ficando um pouco previsível, mas a ironia, a construção dos personagens, realmente o autor escreve muito bem e é uma leitura muito fácil de fazer.

Haida 11/01/2023

Ranzinza de coração grande.
Aeeeeee concluí minha primeira leitura de 2023!

E que livro maravilhoso, sensível e apaixonante.

É sobre Ove, um homem ranzinza. E o porquê dele ser assim “você precisa conhecer a história, para entender o homem”.

Fui fisgada desde a primeira página, Ove apegado aos hábitos da sua geração, a sua rotina e às suas ferramentas.

Já li “Gente Ansiosa”, do mesmo autor em 2021, e foi um livro favorito que mexeu comigo tanto quanto este aqui.

Fredrick Backman tem um jeito especial de escrever seus personagens, não parecem inventados porque você acaba se enxergando em vários deles. Nas características, nos dificuldades, nas alegrias e, eu diria que principalmente nas vicissitudes da vida.

Sabe quando as coisas vão mudando e você percebe que perdeu o controle? Ou melhor, que nunca teve controle de nada?! Pois é!

Leiam Fredrik Backman.

site: https://www.instagram.com/p/CnN7qf_LlqM/?igshid=MDM4ZDc5MmU=

juliapassos14 29/12/2022

Muito bom!

Com o passar do livro, você se apega ao Ove, seus jeito e seu enorme coração. Muito emocionante!

gabrisingr 26/11/2022

uau
esse livro mexeu comigo de uma forma inexplicável, eu me importei com o Ove a partir da primeira frase e conforme a história ia andando eu só ficava mais e mais envolvida
sensacional
o autor rapidamente se tornou um dos meus preferidos da vida

Giovanna 07/10/2022

esse livro é basicamente uma releitura de up altas aventuras, o que já torna esse livro incrível, mas já outras diversas coisas que contribuem para isso

primeiramente, os personagens. essa história (assim como gente ansiosa do mesmo autor) tem como foco os personagens, não tem plot específico, é basicamente somente a vida do ove e suas relações interpessoais. o melhor de tudo é que consegue explorar a vida de cada um somente o ideal, não é pouco, nem muito, achei que foi o suficiente para dar contexto. isso tirando o ove né, pq da vida deles vemos desde a sua infância até sua velhice, não numa ordem direta, mas narrando alguns acontecimentos que tiveram algum impacto em sua vida.

em segundo lugar, foi a forma que esse livro foi escrito. acho que me apaixonei completamente pela escrita do frederik. a história alterna entre o passado e o presente, sempre dando contexto para falas e ações. e outra coisa que eu acho incrível é a fato do autor ir liberando as informações durante a leitura, por mais que desde o começo tivesse indícios disso. mais uma coisa que gosto muito é o jeito que sentimentos e emoções são narrados, tanto do ove quanto dos outros. as emoções/sentimentos que os personagens estão sentido são muitas vezes pesadas/duras, mas ao serem narradas elas não possuem um peso enorme, elas são apenas reais, não são em nenhum momento tratadas como um grande drama, e sim como sentimentos normais e reais do dia a dia.

esse livro fala de dor, luto, doenças, relações cotidianas, morte, mas o foco é a vida, a vida normal de um velho rabugento.

Robs 19/09/2022

Sessão da tarde
Interessante ver o poder das pessoas sobre a nossa vida e como a família é muito mais do que laços de sangue, mas é bem sessão da tarde.

gabriela 04/09/2022

A man called Ove changed one's life
Não consegui não amar o Ove, nem no comecinho da história

Quando a gente se depara com um livro que faz a gente rir e chorar na mesma página.. tem algo grande ali

Me fez refletir bastante sobre minha vida, sobre como eu interpreto outras pessoas, sobre conexões, amor, envelhecimento, masculinidade e luto

A leitura foi leve, fluida, foi divertida, foi cheia de mini plot twists profundos (como do jimmy, como dos carros, como do rune) ao mesmo tempo que me deu um quentinho no coração me deu uma dorzinha e uma melancolia que vou carregar por um tempo

Rindo e chorando ? foi assim que passei pelo livro, é assim que a gente vai passando pela vida

Gaby 02/09/2022

E finalmente terminei "Um homem chamado Ove"
É com lágrimas nos olhos que me despeço desse personagem, que me irritou um pouco no começo da história, mas que com o virar de páginas acabou se tornando um querido, com direito a um espaço mais que especial em meu coração.

Sabe aquele cidadão casca grossa e rabugento? É assim que Ove nos é apresentado. Contudo, ao imergirmos no passado do protagonista, percebemos que a sua vida foi dedicada a ser útil às pessoas e ao ambiente ao seu redor.

Embaixo desse velhinho durão, na realidade existe um homem de um coração enorme. Então, nada mais exasperante para ele do que se deparar constantemente com a inutilidade e a conformação na sociedade atual.

Incompreendido por muitos, Ove vivencia momentos de dor e solidão após o falecimento de sua esposa, a qual também era o seu grande amor. Com o passar dos capítulos, vemos o esforço dele a fim de encontrar uma razão para continuar vivendo.

A narrativa e escrita de Fredrik Backman me fizeram refletir bastante sobre os impactos do envelhecimento e da sensação de inutilidade sobre a qualidade de vida de alguém. Nos sentirmos necessários é o que traz sentido a nossa existência.

Enfim, amei demais essa história. Ri bastante, me emocionei também. E recomendo para todos aqueles que gostam dessas narrativas agridoces que apresentam novas perspectivas sobre o nosso inevitável futuro.
gabriela 04/09/2022minha estante
Que resenha linda

Gaby 04/09/2022minha estante
Obrigada, Gabi ??

Lily 27/08/2022

A simplicidade de alguém
As vezes a gente da de cara com uma história que é bem simples no geral mas que pega a gente num todo, assim é este livro uma história sobre um ser humano simples que talvez não ouvimos ou não temos tempo para ouvir mas assim são as coisas na maioria das vezes uma pessoa simples pode dar cor a nossa vida.

bendtherules 15/08/2022

o ove é um senhor muito fofinho, e a história em si é muito interessante. acabei não me apagando tanto a história, mas futuramente lerei novamente com mais calma!!

mbzmathias 14/07/2022

Demorou mas ganhou meu coração
Demorou um pouco para me cativar e acho que foi proposital pelo autor. Ove é um personagem que você demora a compreender mas que com o tempo vai ganhando seu coração.

Karla.Marisa 10/07/2022

Fredrik melhor autor
Meu favorito do Fredrik até agora. Eu amo o jeito que ele conta as histórias, mostrando o personagem aos poucos. E eu me emocionei tanto com o Ove...

Bianca 07/05/2022

TO CHORANDO TRÊS DA MANHÃ
Esse livro merece uma resenha belíssima sobre como esse livro é lindo, mas não to em condições de escrever isso porque esse livro MEXEU COM MINHAS EMOÇÕES
recomendo esse livro pra todos menos pras pessoas que tem gatilho com ideação suicida e suicidio. É um tópico discutido bastante de forna bem explícita durante o livro, então por favor se cuidem e só leiam se acharem que não vai fazer mal a vocês
MAS SE ISSO NÃO É UM PROBLEMA LEIA ESSE LIVRO E CHORE COMIGO

Queiroz 30/04/2022

preto no branco
"porque ele via tudo preto no branco e ela era cores. todas as cores que ele tinha" (em tradução livre).

nunca imaginei que o Ove viria a se tornar um dos meus personagens favoritos de todos os tempos. mas a construção dele é impecável e todos os momentos dele são absolutamente perfeitos e condizentes com tudo que aprendemos dele ao longo do livro.

e é muito gostoso ver o jeito que ele aceita fazer as coisas e o modo que as relações vão se desenvolvendo ao redor dele.

chorei muito. de felicidade, de tristeza, de fofura e de plenitude. porque foi isso que esse livro fez eu me sentir: plena.

indico absurdamente.

"você só precisa de um raio de luz para afastar as sombras para longe" (em tradução livre).

Larissa1218 23/03/2022

de dar um quentinho no coração
aaaaa to chorando??. não pensei que eu ia amar tanto um velho ranzinza como eu amei o Ove. Fredrik Backman não decepciona nunca.

"Death is a strange thing. People live their whole lives as if it does not exist, and yet it's often one of the greatest motivations for living. Some of us, in time, become so conscious of it that we live harder, more obstinately, with more fury. Some need its constant presence to even be aware of its antithesis. Others become so preoccupied with it that they go into the waiting room long before it has announced its arrival. We fear it, yet most of us fear more than anything that it may take someone other than ourselves. For the greatest fear of death is always that it will pass us by. And leave us there alone.?

1 | 2 | 3 | 4