Como Ler um Livro

Como Ler um Livro Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Um Livro

Marcos Gude 23/04/2024

Deve ser relido várias vezes!
Um livro que abriu muitas portas para minha jornada literária! Concluindo as últimas páginas, já senti o desejo de iniciar uma releitura!

Ana Pereira 04/12/2022

“Dado que toda leitura consiste em uma atividade, então toda leitura tem de ser ativa. Quanto mais o leitor exigir de si próprio e do texto que estiver lendo, tanto melhor ele será.”
Este livro traz três tipos de leitura:
Leitura para informar: por exemplo, um jornal, uma revista, que apenas te informa algo.
Leitura para entender: aquele tipo de leitura que você vai entender todo o processo e te ensinar algo novo.
Leitura para divertir: esta leitura não tem o compromisso de te ensinar nada, você ler para se distrair apenas.
Traz também quatro níveis de leitura:
Leitura elementar, inspecional, analítica e sintópica.

Reinan.Barbosa 12/06/2022

Um clássico muito importante para quem ama a leitura e quer aproveitar com qualidade aproveitar seus livros , que me deixou mais instigado que buscar mais como ler !!!!

Prof.LucianoACosta 14/02/2021

Livro Fantástico e Essencial
O autor nos pega pelo braço e nos conduz por 2 níveis de leitura, um na vertical e outro na horizontal. O impressionante e como aos poucos ele nos mostra como lemos mal e muito mal. Essa foi a primeira leitura de muitas. Para quem ama leitura, esse livro é indispensável.

Michelle.Portugal 29/11/2020

obrigatório!
estratégias simples para maximizar sua experiência de leitura. devia ser obrigatório!

Cranudo 24/03/2020

Níveis e Perguntas
Comecei mais pela empolgação de amigos; e acabei descobrindo um mundo fabuloso.

Os níveis de leituras e as perguntas propostas em cada um deles são uma ajuda e tanto na percepção do que está sendo defendido pelos autores.

Vale a pena para todo ser humano alfabetizado; aos analfabetos vale a pena o processo de conhecimento das letras para poderem ler este livro.

Diego 23/07/2016

Tradução fraquíssima
A edição de 2000, pela UniverCidade Editora, tem uma tradução muito fraca.
Mas o livro em si é muito bom!

Eliel 01/07/2015

Não vá com sede ao pote...!!
Esse livro realmente é o que diz ser, um guia clássico para leitura eficiente e inteligente.

É um livro totalmente teórico com muito conteúdo excelente, o autor tendo muita experiencia em aprendizagem, nos mostra como deveria ser uma leitura inteligente da qual todos nós carecemos, entretanto é um livro denso e sem muitos exemplos mostrando apenas como deve ser feito, sem levar ninguém pela mão.

Então NÃO vá pensando "vou comprar esse livro para virar o fera da leitura e vou ler um livro por dia!!" que VC ira se arrepender a leitura a nível analítico que o autor propõe leva tempo, esse não é um livro de leitura dinâmica.

Vale a pena comprar? com certeza mas como eu disse não vá com sede ao pote...

até+.... :)

Marcus 21/04/2015

Um guia para ler mais e melhor
Quem gosta de ler desfruta horas de entretenimento com o hábito, seja um texto de ficção, seja com obras de referência e estudo. Mas aproveita tudo o que pode da leitura? Depois de ler este "guia clássico para a leitura inteligente", você pode acabar concluindo que não.
Escrito por Mortimer Adler e Charles Van Doren na década de 1940, Como ler livros ganhou uma revisão e acréscimos 30 anos mais tarde. Quase 80 anos parece muita coisa, mas a obra mantém-se atual como uma longa e inspirada aula sobre como aproveitar melhor um livro, e avançar na compreensão dos textos mais desafiadores.
O nível de atenção do leitor é um dos primeiros pontos atacados pelos autores, ambos norte-americanos. Para isso, Adler e Doren dividem a leitura em quatro níveis: elementar, inspecional, analítica e sintópica. Identificar o propósito do autor é o primeiro passo para a compreensão de seu texto, seja um conto, seja uma teoria científica.
Mais do que um manual - função que cumpre muito bem - Como ler livros é uma declaração de amor à leitura e à função dos livros para a humanidade. O texto de Adler e Doren é apaixonado, um deleite para quem ama ter um livro nas mãos (ou num tablet, ou nos fones de ouvido).
A obra é complementada por uma extensa lista de sugestão de leituras, que inclui de escritores clássicos a autores de textos científicos, filosóficos e políticos, como Thomas Mann, James Joyce, Albert Einstein, Charles Darwin, Vladimir Lenin ou Franz Kafka. Se há uma crítica que se possa fazer à obra, seria a de que todos os títulos sugeridos referem-se à literatura ocidental.
O livro traz ainda outro apêndice com exercícios elaborados pelos autores para a prática dos quatro níveis de leitura. Com 432 páginas e publicado pela editora É Realizações, Como ler livros é uma obra cara, oferecida por entre R$ 67 até R$ 88. Vale procurar uma oferta.

site: blogbeatnik.blogspot.com
Leticia.Brandao 18/05/2015minha estante
Acabei de comprar o livro e pelo que li por alto me parece muito bom.