Turma da Mata: Muralha

Turma da Mata: Muralha Artur Fujita...

Resenhas - Turma da Mata: Muralha

1 | 2 | 3 | 4

Sharon 25/05/2016

Demorei para comprar o "Turma da Mata: Muralha" porque eu não gostei muito da capa, achei violenta demais, agressiva demais. Alguns amigo me disseram que a história era muito boa, então comprei. Não me arrependi, a história é ótima!

Núbia Esther 15/03/2016

O nono volume do selo Graphic MSP traz a Turma da Mata em um trabalho de seis mãos: roteiro de Artur Fujita, arte de Roger Cruz e cor de Davi Calil. Acho que de todas as Graphic MSP lançadas até o momento, talvez seja esta a que menos fazia questão de ler e sobre a qual menos tinha expectativas. E isso, porque minhas lembranças da Turma da Mata (excetuando-se o Jotalhão por motivos óbvios) são praticamente inexistentes. Não lembrava, por exemplo, da característica original dos quadrinhos do Mauricio de inserir uma pitada de política nas histórias, e que o trio fez questão de resgatar em sua releitura. Minhas parcas lembranças podem ter sido o que me fez gostar do trabalho deles, então, não sei se para alguém que costumava acompanhar as histórias originais a adaptação será bem recebida. Mas, o trabalho apresentado aqui, tem uma trama interessante e traços e cores que renderam uma HQ bastante colorida e bonita.

Em Turma da Mata Muralha, um metal tão raro quanto rentável colocou a Turma da Mata e o reino de Leonino em lados opostos. Há muito tempo, o rei Leonino I encontrou numa montanha uma grande mina de Calerium. Um metal raro e com aplicações que propiciaram o desenvolvimento da era do vapor e o surgimento de invenções com a nau voadora. Para proteger o tesouro, Leonino mudou seu reino para a montanha e a cercou com uma imensa muralha. O acesso à cidade é apenas pelo céu (com as naus voadoras) e a ganância pelo metal levou Leonino a capturar moradores da Mata e escravizá-los para trabalharem nas minas. Inúmeras batalhas aconteceram ao longo dos anos e líderes de ambos os lados foram capturados e abatidos. Mas agora, a mina de Calerium de Monte Leon secou e a descoberta de uma nova mina na Mata, pode tornar a batalha iminente a maior e mais sangrenta de todas. É com esse pano de fundo que Fujta, Cruz e Calil nos reapresentam os personagens de Mauricio.

Jotalhão é um escravo em Monte Leon e que precisa fazer as pazes com seu passado e descobrir o guerreiro que há dentro de si. Rita Najura é uma formiga espiã, com uma coragem que supera seu tamanho e ótima em dar conselhos. Coelho Caolho também precisa superar as mágoas do passado, perdoar seu melhor amigo e defender a Mata, moradia de seus 118 filhotes! Raposão é um bom estrategista e Tarugo, um inventor muito esperto. Todo o histórico da Turma é trabalhado por meio de flashbacks que servem tanto para mostrar os relacionamentos entre alguns personagens, quanto para preencher os buracos da trama principal. E o fazem muito bem, o roteiro de Fujita é bem redondinho e não ficaram pontas soltas. Enfim, gostei do roteiro com uma trama política, de luta pela liberdade, de redescoberta do passado e de defesa da natureza perante os interesses econômicos. Vale a pena dar uma chance a releitura.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2016/03/14/turma-da-mata-muralha-artur-fujita-roger-cruz-davi-calil/
Dani Ela 31/03/2016minha estante
Logo no final dos livros tem os Extras e pergunta se a pessoa conseguiu identificar os espioes da Fuinha na história, eu não consegui ver quem são vc sabe quem são?

Grillo_silva 09/02/2016

Super colorido!
Terminei!(1/30): Turma da Mata - Muralha. Escrito e desenhado por Fujita, Cruz e Calil. Desenho clássico da turma da Mônica. Publicado pela MSP. Sobre a história: você acompanha Jotalhão, que é um cara que não esquece de nada, liderar um grupo de amigos para salvar seu povo. No meio desta história de aventura, existe algumas surpresas. Sobre a HQ: as cores são bem fortes, com muito vermelho e amarelo, os desenho são bem feitos e alguns easter eggs estão escondidos no meio dos desenhos. Gostei. Conclusão: nota 3 de 5 possíveis. A MSP manteve seu padrão.
Caroline Silva 29/08/2016minha estante
Quais easter eggs vc notou?

Camis 05/01/2016

Pode comprar e ler!
Turma da Mata - Muralha encanta com suas cores, arrebata com seus traços, mas se vende pela sua história. Seguindo a mesma linha "realista" de Ingá e Magnetar, Muralha traz conflitos políticos, guerras, ação e sentimento, sem deixar de lado as características originais dos personagens de Maurício. Um excelente trabalho.

Tatah 29/12/2015

Tarugo Iron Man
Não sei bem o que dizer. Não é ruim, mas não é algo excepcional... é quase chatinha, mas tem coisas interessantes... a arte é bem bacana, mas parece que falta algo.

Tá certo que a historinha é um amontoado de clichês de lutas "políticas", e tá, até vai; mas acho que o que falta é um cuidado maior com os personagens. Tudo parece muito corrido e acelerado, o que é bom pra uma narrativa de aventura e etc, mas não tem como se apegar nem ao Jotalhão de tão corrido que tudo ocorre.

Mas enfim. Já li coisas piores na MSP (sim, Pavor Espaciar, estou olhando pra você)...

Rodrigo 18/09/2015

Surpreendente
Hoje quando comprei essa Graphic Msp fui sem espectativas, porque nunca havia lido uma história da Turma da Mata, sentei no sofá e não consegui parar de ler, excelente revista, obrigatória para sua coleção. Gráficos fantásticos.

Rafael 12/09/2015

Sensacional
Confesso que essa talvez seja a Graphic MSP que menos tinha expectativas, talvez por ter lido pouco da Turma da Mata. Mas a vantagem de ler algo sem expectativas é se surpreender quando encontra algo de excelente qualidade. E a qualidade dessa edição é surpreendente, mais uma edição obrigatória da série de graphic novels baseadas na obra de Mauricio de Souza.

1 | 2 | 3 | 4