Volta à Serra Misteriosa

Volta à Serra Misteriosa Francisco Marins

Resenhas - Volta à Serra Misteriosa

Isotilia 23/11/2012

A História é muito envolvente!
Quando eu era criança, a biblioteca da minha cidade não tinha todos os livros da Trilogia Martírios. Se eu não me engano, ela só tinha o primeiro. Eu me obriguei a memorizar o nome do escritor para procurar os outros livros quando eu crescesse. Bem...14 anos depois, estou lendo o segundo livro, e estou fascinada. Adorei a história e modo como ele intercala com a narrativa dos bandeirantes.
Na minha visão, o problema dos bandeirantes é que a imagem deles sempre foi usada politicamente. A ditadura usou, fazendo-os heróis e depois a esquerda os usou, fazendo-os vilões. Quando na verdade, eles não foram nem uma coisa nem a outra. Foram simplesmente pessoas numa sociedade sem direitos civis, muito pobre (ou seja, seus valores eram fruto do meio) que se aventuraram na selva com o sonho de conquistar uma vida menos miserável.
Particularmente eu achei que o bandeirante Anhangüera filho devia ter algum problema mental. Mesmo assim, ele e muitos outros bandeirantes nos deixaram o legado de ter chegado primeiro e possibilitado a vinda de outros para essa região maravilhosa que é o Centro-Oeste brasileiro.
Wesley 21/12/2012minha estante
Só li um livro do Marins , "o mistério dos morros dourados".Isso a um tempão, quando ainda era moleque. Eu não sabia que havia uma trilogia sobre os martírios, achei legal quando vc citou que memorizou o nome do autor para lê-lo quando surgisse oportunidade. Abraço!