Amor Amargo

Amor Amargo Jennifer Brown

Resenhas - Amor Amargo

Tamirez | @resenhandosonhos 22/04/2016

Amor Amargo
Alex está no último ano do colegial e se prepara para fazer a viagem ao Colorado que planeja a anos, ao lado de seus melhores amigos Bethany e Zach. O local é especial pois sua mãe morreu quando ela ainda era muito nova, em um acidente de carro enquanto ia em direção ao Colorado. Para Alex, ir aonde a mãe estava indo lhe dará algumas respostas sobre o porquê de ela estar disposta a abandoná-la e deixá-la para trás.

Porém, Cole, um garoto transferido de outra escola é posto sobre sua tutela nas aulas de reforço e logo algo surge entre eles. Cole é bonito, se deu bem com os garotos do time da escola e não parece estar interessado em fazer outros amigos. Além disso, dá uma atenção extra a Alex e isso faz com que, pela primeira vez em muito tempo, ela se sinta amada.

Com uma família desestruturada em casa, onde ela convive com as irmãs de forma básica e tem um relacionamento muito distante com o pai, Alex nunca se sentiu importante para ninguém, exceto para seus dois amigos. Assim, quando ganha o amor de Cole, ela se entrega totalmente. Porém, esse garoto não é assim tão mágico como ela pensa e logo os problemas começam. Alex vai se ver em meio a um relacionamento abusivo, o qual ela não entende e também não sabe o que fazer sobre.

Ainda que estivesse magoada, constrangida, humilhada e indignada pelo que tinha feito comigo, continuava louca de amor por ele. Continuava pensando que tínhamos sido feitos uma para o outro. Continuava desejando-o. Eu tinha estragado tudo.

Minha opinião
Assim como A Lista Negra, Amor Amargo é um livro tocante e cheio de emoção. Falar sobre temas importantes parece ser uma característica de Jennifer Brown e ela faz isso muito bem. Aqui a temática é relacionamento abusivo e a autora consegue passar muito bem ao leitor toda a confusão que se passa na cabeça da protagonista.

Vemos Alex se distanciar dos amigos e viver todas as perguntas e agonias em sua cabeça, sem pedir socorro a ninguém. Ela não entende como ele pode em um momento ser maravilhoso e no outro estar grudando sua cabeça contra uma parede, e logo a frente, quando ele pede desculpas, ela só enxerga o garoto pelo qual se apaixonou e se agarra a promessa de que não vai acontecer novamente. Porém, isso não se cumpre e cada vez mais Alex se vê embrenhada em uma situação que não compreende e não sabe como sair, ou ao menos se quer sair.

E, por mais sombrio que fosse o mundo atrás das pálpebras, nem de longe parecia tão sombrio quanto o mundo com o qual me depararia se voltasse a abri-las.

Ver por dentro da cabeça da protagonista e acompanhar todos os estágios de transformação que ela sofreu foi algo muito bacana. Desde a ignorar pequenas coisas, a perdoar coisas enormes pra não estar sozinha. Ver a presença dos amigos, cada vez mais distantes e a todo momento tentando resgatá-la, mas sem tocar no cerne da questão, por vezes incomoda, mas é difícil medir até que ponto as pessoas agiriam na vida real, já que é a vítima quem tem que se manifestar.

Porém, apesar do ótimo trabalho feito no livro, algo importante me incomodou bastante. A autora criou todo um background de trauma para a protagonista, por ter sido abandonada pela mãe e por achar que nunca foi amada, como que para justificar o porque ela se fez submissa na situação do abuso, e eu achei isso bastante desnecessário, chegando inclusive a afastar um pouco a Alex da realidade de muitas mulheres e meninas.

Eu estava inventado pretextos para justificar o que ele tinha feito comigo.

Acredito que toda mulher ou até mesmo homem pode estar suscetível a esse tipo de abuso e que não necessariamente ela precisa ter algum complexo para que isso aconteça. O relacionamento abusivo, às vezes, está ligado única e exclusivamente ao ato de amar alguém demais, ao ponto de por essa pessoa a frente da sua própria saúde, bem-estar e integridade física, e qualquer pessoa pode estar ou passar por essa situação independente de seu passado ou de suas experiências.

Colocar uma personagem que tem um trauma, parece querer criar um motivo, onde não precisa haver. Parece dar ouvido a afirmações que por vezes ouvimos na voz julgadora de algumas pessoas, quando a pessoa que sofre o abuso não tem histórico de problemas: mas ela tem tudo, se está fazendo isso é pra chamar a atenção ou é porque quer. E não, ninguém quer passar sobre isso. Os motivos que fazem alguém se manter em uma situação assim também pode ser diversos: amor, medo, dependência, falta de ter pra onde ir.

Para o personagem masculino a mesma coisa aconteceu. Cole foi inserido em uma família quebrada, onde o pai batia na mãe e ela era suscetível e isso teoricamente viria para explicar o que ele faz e quem ele se tornou. E sim, é claro que esse cenário é mais propício e existem pesquisas que confirmam isso. O porém é que existe muita gente má, e psicologicamente abalada por ai que não vem de uma família com problemas e que não passou por nenhum trauma e tem as mesmas tendências e precisamos parar de querer criar explicações pra justificar comportamentos.

Eu gostei bastante do livro, mas foi impossível ignorar esses dois fatos. Especialmente a questão da Alex, já que sou mulher e me identifico muito mais com ela enquanto personagem. Porque escondê-la dentro de um nicho que pode não compreender a maioria das pessoas? Na minha opinião a história teria mais peso se fosse alguém simplesmente comum, sem peso traumático nas costas, uma personagem universal, que representasse a todas nós, meninas e mulheres.

Fica aqui a indicação de um livro super bacana, que aborda um tema que precisa ser discutido e que vai fazer você sentir na pele uma série de sentimentos. É impossível não se colocar no lugar da Alex ou de ter uma avalanche de sensações vendo ela passar por certas situações. Me encolhi em algumas partes, como se apanhasse junto com ela e até agora me arrepio em pensar em algumas cenas, por isso, não deixe de ler Amor Amargo e, conhecer mais esse tiro certeiro de Jennifer Brown.

site: http://resenhandosonhos.com/amor-amargo-jennifer-brown/

Aninha 11/10/2022

Amor amargo
Uma leitura necessária á todas as mulheres. Nos mostra como uma relação abusiva é construída, como o abusador pode ser sedutor, como ele consegue manipular a vítima fazendo com que ela ache que mereça viver esse tipo de relação... nos mostra como é difícil viver isso, nos coloca no lugar da vítima..

Mariana 26/03/2021

É um livro necessário, a história é muito cativante e muito boa. Mas o fim poderia ser bem melhor, me deixou um pouco decepcionada.

Bia 17/02/2021

O livro fala sobre relacionamento abusivo de forma responsável e sensível.
Nele vemos a construção de um relacionamento tóxico, e todas as consequências que um relacionamento assim traz as vítimas.
É um livro EXTREMAMENTE necessário, e que fala sobre temas que deveriam ser sempre abordados, para que, assim, sejam evitados!

Camila 16/01/2021

Um livro necessário
A história começa de forma lenta, até a página 70 não acontece praticamente nada, mas depois torna-se difícil largar o livro. A autora aborda um assunto tenso é pesado (relacionamento abusivo), mas seu modo de escrita torna a leitura mais leve.
Ao longo da narrativa a Jennifer Brown nos pontua que é algo que pode acontecer a qualquer um, basta inseguranças. Autora também nos mostra que muitas vezes a pessoa sabe que está acontecendo algo de errado, que o relacionamento não está certo, contudo ela não consegue sair/terminar, que é muitas vezes é complicado demais sair dessa situação. Não basta apenas querer e precisos ajuda e apoia da família e amigos.
Um livro semelhante: Assim que acaba da Colleen Hoover. A grande diferença dos dois livros é que em Amor Amargo somos espectadores da história da Alex e no livro da CoHo ela nos coloca no papel da protagonista.

Larissa3666 13/08/2020

Informativo mas com personagens um pouco rasos
Entrei nessa história já sabendo que se trataria de um livro que abordaria relacionamento abusivo e talvez isso prejudicou um pouco a minha experiência de leitura, já que apesar de bem escrito, fiquei com a sensação de que talvez fosse necessário ter tido uma construção mais lenta desse inicio da relação amorosa dos dois, e também do próprio Cole (um ponto de vista dele talvez?), porque de certa forma ele se acabou sendo um personagem raso, que eu não consegui criar outro sentimento além de irritação e asco. Mas o que verdadeiramente fez valer a pena a leitura pra mim foi realmente o modo como a autora conseguiu abordar os ciclos de violência dentro de uma relação abusiva, utilizando a narração em primeira pessoa, que acaba intensificando a relação que você cria com o que a Alex está vivendo, construindo assim uma tensão que vai se elevando até o final do livro. E essa sensibilidade e responsabilidade da autora quanto a abordagem de um assunto tão delicado é na minha opinião o ponto mais forte dessa história (as informações sobre que constam no final são muito muito boas), mas infelizmente acho que a construção dos personagens e essa relação dos dois poderia ter sido melhor desenvolvida, o que fez com que a história no geral perdesse um pouco da sua força pra mim.

alefrocha 11/03/2023

Leitura necessária.
Toda mulher deveria ler esse livro, se não te ajudar a reconhecer sinais, vai te ajudar a ser empático com a pessoa que passa por isso. Durante a leitura são vários os sentimentos despertados. O final é um consolo depois de tanto sofrimento.

skuser02844 17/02/2022

Passei o livro todo com o peito apertado.
A autora Jennifer Brown é formada em Psicologia e, por ter estudado bastante a psicologia da mulher e consequentemente sobre os casos de violência doméstica, a autora decidiu escrever sobre a Alex e contar a história dela.
Alex sempre quis saber o por quê de sua mãe estar indo para o Colorado no dia que morreu em um acidente de carro, mas nunca teve suas respostas. Então, desde muito nova, ela planeja uma viagem de formatura para o Colorado junto de seus dois melhores amigos, Bethany e Zach.
Logo que inicia o último ano do ensino médio, Alex começa a dar aulas de reforço de Inglês para o aluno novo Cole. Em pouco tempo, Alex se vê muito envolvida com Cole, porém, ele não gosta de seus amigos e vice versa, deixando-a sempre dividida. Com as semanas passando, Alex começa a descobrir como o seu namorado é de verdade, e quando se dá conta, já está enterrada até o pescoço em um relacionamento nada agradável, cada vez mais afastada de pessoas que ama, e principalmente, deixando sua viagem dos sonhos para trás.

Alana 09/05/2020

Impactante
Esse livro ficou parado na minha estante por dois anos e não sei porque nunca me interessei em realmente prestar atenção nele. Ele me surpreendeu de todas as maneiras e é uma leitura que recomendo para todo mundo.

Luiza.Matos 08/07/2020

Bom livro. !!!
Resenha do livro Amor Amargo:

Esse livro é muito bom e necessário. Ótimo para nós mulheres, fala sobre relacionamento abusivo. Os personagens são bem reias e eu gostei muito do final da história e do epílogo e dos esclarecimentos da autora. Muito boa a leitura eu super recomendo.

Aline221 29/11/2020

O início foi bem lento mas depois percebi ter sido necessário para a construção dos personagens

Mais do que uma história pra entreter é também um grito de alerta pra todos nós (pois ninguém está imune a encontra um louco(a) pelo caminho). É aquele livro que te lembra "Fique atento aos sinais".

Resenha completa No Instagram @meulivrochegou

@elvira_leitora 01/12/2020

Não foi bem construído
O relacionamento abusivo dos personagens não foi bem construído. Ele começa de repente e de maneira nítida.
O desenvolvimento é legal, mas o final foi muito fácil. Esperava ler um drama e um desespero mais real.
O melhor relacionamento abusivo que eu já li é o de After. Justamente por não haver a intenção de ser abusivo. Ali sim existe uma construção pesada e desesperadora em relação ao amor abusivo. (Apesar de o final não ser o esperado).
Enfim. Amor Amargo é raso e não explora o real desespero de dar um ponto final a uma relação abusiva.