oito

Resenhas - oito

Telma 28/02/2016

Personalidades múltiplas / Transtorno dissociativo de identidade
Oi, surtadinhos!

O primeiro livro sobre personalidades múltiplas que li foi Sybil, de Flora Rheta Schreiber, super antigo. Li quando era adolescente ... o tema já me fascinava.

No livro de Neto Sanville a proposta que viram na sinopse é encantadora e há um trabalho de pesquisa sobre o assunto, porém, não uma pesquisa muito vasta.... então é possível que profissionais da área discordem de algumas de suas afirmações.

Augusto, o psiquiatra, decide criar uma personalidade dominante, para um paciente que já havia revelado 5 outras. Esta seria a 6ª personalidade. Tudo parece estar dando certo até que Aron começa a dar mostras de que não está reagindo normalmente.

Gostei da personagem de Érica, a esposa de Aron, que demonstra empatia, amor e sabedoria, ao enfrentar todo o processo de transtorno dissociativo de identidade que o marido apresenta e se revela a cada vez mais intricado, no decorrer das páginas.

No começo do livro eu me perguntava o tempo todo onde estavam as outras duas personalidades, já que o título do livro é 8 e claro... fiquei surpresa quando descobri. Se você ler o livro, também vai ficar.
Já imaginaram o que é viver isso?

Neto poderia ter escrito um livro mais denso, mas acredito que este não tenha sido seu propósito, intencionalmente. Creio que ele tenha querido deixar acessível este tipo de problema para a maioria das pessoas e isso me agradou bastante.

Juntamente com o problema de múltiplas personalidades, que é tema central do livro, vemos que ele discorre também sobre algumas temáticas paralelas, ampliando assim o horizonte (mundo) das personagens.

Gostei de notar vemos nesse livro que esse transtorno é de origem psicológica, é tratável e pessoas comuns estão sujeitas a ele. Alguém que não tenha uma essência má, está sujeita a fazer coisas ruins amparados por uma personalidade... de qualquer forma, não necessariamente é uma pessoa má.

Se deseja uma leitura descomplicada sobre o assunto, esse livro é sua pedida. Caso queira algo mais assustador, ou algo mais aprofundado, vai se decepcionar.

PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2016/02/resenha-8.html
Neto.Sanville 28/02/2016minha estante
Adorei a resenha!
Sim, a minha intenção não era escrever uma história densa, com personalidades muito cruéis, ou psicopatas como a maioria dos livros que tratam desse tema.
Na verdade, quis escrever um romance. Quem ler notará que todas as personalidades amam Érica, e ela ama o marido a ponto de fazer tudo para que ele se mantenha no controle com uma única personalidade.
E é pura ficção, como aviso no começo do livro. Na nossa realidade, acho que nenhum profissional usaria um tratamento igual, sequer proporia à mulher do paciente a solução usada no livro.
Espero que mais e mais pessoas leiam e comentem o que acharam.
Valeu.

Emerson. 29/11/2015

resenha 8
No livro 8 , Iremos aprende muito sobre o mundo da mente, onde o personagem Aron, tem que lidar com 5 personalidades diferentes que foi descoberto por seu psiquiatra Augusto, que ajudou seu paciente a criar uma sexta personalidade, um mais forte que as outras, porém não e tão fácil assim.

O seu dia-a-dia, não era tranquilo, pois Érica, tinha que lida com as mudanças de personalidades do marido que estava afastado do trabalho e ela tinha que sustentar a casa, cuidar dele e do filho Albert.

Mas não era fácil, às vezes tinha um Aron, companheiro e às vezes um Aron, macho alpha, onde era rude. Ele tinha apagão todas as vezes que uma das personalidades iria assumir seu posto.

Foram intensos todos os processos onde Aron, revela que traiu sua esposa, ela tem que passar por esse momento sem se afastar dele. Um livro muito interessante onde o termo mais abordado é o transtorno dissociativo de identidade, achei muito legal esse assunto no livro Oito, pois conhecemos mais esse mundo e também começamos a aprender, muito sobre como lidar com pessoas assim. Literalmente amei o contexto todo por um simples motivo o modo como o Neto, teve a mente brilhante em descrever as oitos personalidade e também como ele descreveu o tratamento. ( a mansão onde as cinco personalidade ficaram presa a forma como ele aprisionou a sexta e sétima) Muito radiante a estória que deu um verdadeiro livro até pra a personagem Érica que escreveu um livro sobre o próprio marido.

Fica a dica: leitura para pessoas que ama dupla personalidade, Amei todo o conteúdo vale muito conferir.

Neto.Sanville 04/12/2015minha estante
Cara, que bom que você curtiu a história.
Adorei a resenha!
Apesar de ter histórias paralelas dela com os amigos e o sumiço do irmão durante um protesto contra a ditadura; você expôs bem que o livro é sobre múltiplas personalidades e a dificuldade de viver com isso - não só para o portador, mas também as pessoas próximas. Claro que não quis aprofundar muito nisso, não é baseado em histórias reais e tentei escrever de uma forma leve.
Meu medo é que a maioria não entenda isso, afinal a maioria dos livros sobre múltiplas personalidades trata sempre de alguém muito mal, como os psicopatas.
Gostei mesmo da sua resenha!
Tomara que mais pessoas comentem também.
Valeu.