Fábulas de La Fontaine

Fábulas de La Fontaine Jean de La Fontaine

Resenhas - Fábulas de La Fontaine

Paola_lly 07/02/2024

Eu tive que comprar esse livro para um trabalho da escola, fui obrigada a ler, não entendi nada tem palavras muito formal, eu simplesmente odiei

Gabriel.Chiquito 11/11/2023

Fábulas curtas e com lições de moral às vezes inusitadas e uma escrita um pouco arcaica, é uma boa leitura para passar o tempo.

Nick Exaltação | IG @nickexaltacao 15/02/2023

Quem lembra da história da Cigarra e da Formiga?
La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna, e nessa antologia, a editora Martin Claret reuniu as principais fábulas do autor, como “A Raposa e as Uvas”, “A Lebre e a Tartaruga” e “A Cigarra e a Formiga”.

A maioria das fábulas envolve animais, e com uma leitura dinâmica e divertida, todas trazem ensinamentos de vida, como: preguiça, inveja, cobiça, ganância e muitos outros.

A maioria das histórias são bem simples de entender, e algumas também falam sobre a bondade e as recompensas através de boas práticas. La Fontaine ficou muito conhecido com essas histórias, que se popularizaram por todo o mundo até hoje.

Durante a leitura de suas fábulas encontramos algumas referências e fábulas inspiradas em Esopo, considerado o precursor do estilo literário.

Leia a resenha completa no blog: https://www.nickexaltacao.com.br/2023/02/resenha-fabulas-de-la-fontaine-jean-de.html

site: https://www.nickexaltacao.com.br/2023/02/resenha-fabulas-de-la-fontaine-jean-de.html

Dan Nilo 20/01/2023

Rimas
Bem, são fábulas em formato de poesia/poema. As vezes tem uma linguagem pelo menos pra mim, um pouco não entendível. Acho que é isso.

lucasgirarte 24/12/2022

Vale a pena conhecer
Intenso em alguns momentos, singelo em outros, saberes bem colocados e até misturados à mitologia romana. Vale a pena dar uma volta nesses textos.

Natalia.Canalli 25/07/2022

Interessante
Não é um livro para você ler inteiro ou na ordem crescente das páginas, basicamente ele possui diversas fábulas de La-Fontaine que são muito interessantes para nosso dia a dia.

Fabi 26/01/2022

Tudo tem uma lição de moral.
Estão nesta antologia as fábulas mais famosas: A Cigarra e A Formiga, O Corvo e A Raposa e A Lebre e A Tartaruga.

Li algumas críticas com relação ao vocabulário utilizado, no entanto, acredito que a maior dificuldade não seja o vocabulário, mas sim os versos. Muita gente não está acostumada com a leitura em verso e acha mais complicada.

Para mim foi uma leitura deliciosa e divertida, e também cheia de ensinamentos.

Salino 04/12/2021

Interessante
Apesar de ter sido escrito fortemente em modelo antigo, é compreensível pela data da obra - mantém a originalidade dessa literatura. As fábulas cumprem a missão de passar uma moral à sociedade, através de seres animalescos que imitam as escolhas e ações humanas. Ainda hoje continuam como histórias essenciais para repensarmos assuntos do cotidiano.

B.norte 30/10/2021

A leitura não foi fluída
Após 10 longos meses, finalmente terminei esta leitura. Era agora ou nunca!
A linguagem utilizada é de um português antiquado, o que em alguns momentos me causou um cansaço durante a leitura e algumas dores de cabeça. Acho que me acostumei com o kindle, quando não entendo uma palavra só faço selecioná-la e o significado surge em uma caixinha (muito prático). O fato de parar, abrir o Chrome pra ir procurar o significado de algumas palavras me irritou um pouco.
Alguns trechos, algumas fábulas são interessantes, é um livro razoável, mas não recomendo pra quem, assim como eu, não tem paciência com uma linguagem antiquada.
Cleber 30/10/2021minha estante
Alguns contos são interessantes, mas realmente com essa linguagem o livro ficou muito chato

B.norte 30/10/2021minha estante
Sim, infelizmente achei que ele ia vir numa linguagem mais atual, mas me enganei. ?

Sambook 03/11/2021minha estante
Tenho esse livro empacado em minha estante a tempos.... Agora deu mais desânimo ainda de ler hahaha

B.norte 05/11/2021minha estante
10 meses ? (conhece aquele stick do bonequinho jogado no chão em uma poça de lágrima pensando na vida? Fui eu com esse livro ?)
De repente pra você possa ser uma leitura boa, mas pra mim não foi não ?

Jackson60 03/04/2021

Fábulas conhecidas e desconhecidas
A obra nos permite ter contato com fábulas clássicas que muitos de nós já conhecemos na infância, a exemplo de "A raposa e as uvas"; "o leão e o rato"; "A cigarra e formiga"; "A lebre e a tartaruga"; e tantas outras que nos chegam ainda na infância, mas deixam marcas na vida adulta.
A fábula é um gênero textual rico, nos transmite bem mais do que uma moral da história, as fábulas nos mostram o que era considerado certo e errado, bom ou mau, aceitável ou não numa sociedade em determinado tempo. La Fontaine é um homem do século XVII, nascido em 1621, ele traz os valores e a moral defendida naquele espaço-tempo. A tradução também é antiga, o português ainda não é o que usamos hoje, há muitas palavras que não são de uso corriqueiro, assim, tive de recorrer muitas vezes ao dicionário, ou, até mesmo, reler varias vezes alguns trechos para poder compreender a mensagem a ser transmitida.
Por fim, é uma obra interessante, densa e de leitura tortuosa, recomendo aos dispostos a recorrerem com frequência a um bom dicionário, bem como aqueles que queiram treinar uma leitura atenta e uma boa interpretação.

Nando.Costa 03/04/2021

Puta sabedoria desbalanceada
Eu comecei a ler sem muita empolgação, mas a cada história eu acabei me apegando a alguns "ensinamentos" muito bons, as resoluções são as melhores

"Aprendei que o adulador vive à custa de quem lhe dá atenção"

Então se tu não tiver o que fazer, le esse livro, é bom, faz bem pra saúde

@bibliotecagrimoria 28/05/2020

Bonzinho...
O primeiro volume, onde a influência de Esopo é mais presente, apresenta narrativas muito mais empolgantes. Nesse segundo volume as fábulas são mais tediosas e nem sempre expressam bem a moral que pretendem passar. Além do mais, por ser apadrinhado de figuras proeminentes da realeza francesa da época, Fontaine muitas vezes inicia as narrativas com uma balangação de ovo que dá asco.

Sam Regis 29/02/2020

Fofinho
Leiturinha desse ano (segundo lido - ainda vou postar resenha de Ensaio sobre a Cegueira - e um dos livros que estão na minha meta das férias), essa fofíssima antologia de fábulas é diversão garantida, tanto para crianças, quanto adultos. Desde a fábula da cigarra e da formiga, e outras tantas fábulas famosas, até aquelas menos conhecidas porém tão boas quanto (que falam sobre Aquiles, Ulisses, e demais heróis das grandes epopéias da história). Adorei a experiência, mas preciso admitir que, ler tudo numa tacada só, apesar de possível, pode se tornar cansativo, pela quantidade de fábulas, por sempre rimarem, e essas coisas. Então mesclar essa leitura com outra, é uma forma mais bacana de saborear essa obra como ela merece.

silas. 27/06/2018

Uma bela edição de 1968
Ganância, prepotência, insensatez, temperança, severidade... inveja, ingratidão, bondade, impulsão... egoísmo, imoralidade, compaixão, futilidade... em 14 fábulas muito bem traduzidas (por autores portugueses dos séculos XVIII e XIX) e muito bem ilustradas, em hachuras, pelo talentoso e influente Gustave Doré.

Para ler e reler, admirar e refletir!