Fortaleza Vermelha

Fortaleza Vermelha Catherine Merridale

Resenhas - Fortaleza Vermelha

Albert 15/05/2016

O Kremlin em detalhes
Fortaleza Vermelha de Catherine Merridale é um livro que cobre 900 anos do Estado russo, visto da perspectiva do Kremlin e seus habitantes como construtores, arquitetos, tiranos, políticos, revolucionários dentre outros. Cobre desde as primeiras tribos nômades ao poder de Vladimir Putin. O livro contém ilustrações – mapas datados de várias épocas de Moscou e algumas poucas fotografias e conta com narração imparcial e abrangente.

Entretanto, a obra de Merridale emperrou na narrativa. São notáveis os documentos (visitas e entrevistas também complementaram) que a autora reuniu para este trabalho, no entanto ela não conseguiu uma narrativa fluida e sim arrastada não conseguindo levar o leitor para “dentro do livro”. Outro incômodo foram os demasiados detalhes acerca das arquiteturas – um dos focos da escritora eram justamente sobre as mudanças ao longo dos séculos na urbanização, arquitetura e seus efeitos e influências sobre o Kremlin e vice-versa. Nessa parte a leitura ficava um pouco maçante. Somente a partir dos capítulos finais é que senti uma leitura levemente mais “solta”, mais flexível e com melhor narração. Talvez o fato estudado e apresentado ajudou a autora explanar melhor.

Mas o livro tem suas partes interessantes como a história da cidade em si – a Rússia e os seus personagens que moldaram a Fortaleza, as grandes catástrofes entre pragas, incêndios e guerras, e o renascimento de Moscou como uma grande cidadela.

Fortaleza Vermelha foi elogiado por especialistas, mas não conseguiu me cativar e a narrativa foi o grande entrave na minha leitura. Para os admiradores e fãs da história da Rússia, e talvez por esse tipo de obra escassa no Brasil, este livro deve figurar na lista de leitura. Em termo histórico esta obra é de grande valor para conhecer e entender um pouco da Rússia e o Kremlin em detalhes.