#Partiu Vida Nova

#Partiu Vida Nova Leila Rego

Resenhas - #Partiu Vida Nova

Anna na biblioteca 19/04/2016

Leitura deliciosa!
A história se passa na cidade paulista de Presidente Prudente e conta a história de Mariana, uma moça de família simples, classe média baixa e com uma grande diferença social de seu noivo Eduardo, médico, de família abastada, cobiçado por sua beleza, status finaceiro e social.

Eles se conheceram no cursinho, onde Mariana fica encantada na primeira vez que seus olhos encontram esta beldade. Sua amiga também se rende ao rapaz e como viu primeiro, faz sua investida, porém sem sucesso, já que Eduardo não demostra o menor interesse.

Tempos depois, se esbarram na saída do banheiro e a partir daí começam a sair, trocar boas risadas e conversas e logo engatam o namoro que duram anos, até a chegada do dia mais aguardado para grande parte das mulheres, o casamento.

Para aflição de Mariana, seu noivo aparece em seu quarto horas antes da cerimônia, insistindo para que tenham uma conversa que não pode ser adiada.
Os sonhos passam a ruir, o desespero e a incredulidade ficam estampados em sua face. Enfim, a dor se instala...

Primeiro livro da autora que leio e fiquei encantada por sua escrita tão envolvente.
O início da leitura foi gostoso, mas as cenas estavam mais descritivas, porém passados alguns capítulos iniciais, o ritmo de leitura aumentou e fui enredada pela história e emoções da protagonista.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Mariana, o que propiciou maior intensidade para suas reflexões, angústias, sofrimentos e temores. De início fiquei irritada com sua infantilidade, mas foi muito bacana acompanhar sua evolução.

"Desejei urgentemente um tête-a-tête com o Sr. Destino. Que brincadeira era aquela? Quem ele pensava que era para ficar brincando com meus sentimentos e com minha psique daquela forma tão irônica? Já não estava tudo resolvido?"

Um chick-lit delicioso que traz ingredientes como o amor, laços familiares e de amizade, pitadas bem humoradas, muita emoção, amadurecimento, revisão de valores e princípios.

"A sua beleza está no seu sorriso e na grandeza de seu coração."

A capa é muito bonita, a diagramação é simples, mas com pequenos detalhes delicados.

Recomendo muito este livro! E para quem é fã do gênero, imperdível! A leitura foi muito gostosa, não conseguia largar o livro e queria devorar os capítulos! As páginas finais chegaram a me emocionar e as lágrimas me acompanharam no desfecho desta história.
Quero mais livros desta autora!

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/2016/04/resenha-partiu-vida-nova-leila-rego.html

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 28/04/2016

Depois de tanta gente falando como esse livro era hilário, minhas expectativas estavam bem altas. Estava querendo ler um chick-lit há um tempo já, mas não achava nada, daí peguei esse pra ler e well... É legal, mas só isso. Tem um ou outro momento engraçado, mas focou demais no romance (do qual eu não gostei, tbh) Pra mim a protagonista iria ter essa tal vida nova dela sem ficar chorando e pensando o tempo todo no ex, mas não é o que acontece. Bem mediano.

Fernanda 03/05/2016

Olá Catarina´s (os)!

Faz tempo que vejo muitos leitores falando da Leila Rego e também a Editora Gutenberg divulgando suas obras, no entanto, ainda não tinha chegado minha vez de ler algo dela, todavia, hoje resenharei para vocês #Partiu Vida Nova, de já, confesso que a obra mexeu muito comigo, pois estou em um momento que anseio loucamente por mudanças.

Bom, Mariana é uma garota simples, que luta e busca sabiamente por tudo que deseja e sonha. Certa vez no cursinho pré-vestibular chegou um novo colega para a turma e como o rapaz sempre foi meio tímido, nunca demonstrou interesse de chegar perto dela ou de qualquer outra garota, mas Mari já o amava às escondidas e mesmo nutrindo grandes interesses por ele, nunca fez nada para chamar sua atenção, até porque ela mesma tem sua timidez.

Todavia, o Sr. Destino sempre tem seu jeitinho de fazer as coisas e os dois acabam se aproximando e vem o namoro. Eduardo é um rapaz de família rica, só que, Mari nunca ligou para nada disso até descobrir que poderia viver iludida por um mundo cheio de falsidades e de algumas pessoas fúteis. Ela iludiu-se ao ponto de deixar de lado o amor de sua vida para dar mais importância para garotas fúteis que apenas fingia serem suas amigas.

A personagem deixou de ser a pessoa humilde e cheia de princípios para se tornar alguém que Eduardo não reconhecia. Ela se transformou em tudo que ele mais odiava e claro que o erro não veio apenas dela, pois ele como namorado deixou que a acomodação levasse sua relação ao desgaste até o dia do casamento...

Eduardo é um personagem lindo e cheio de qualidades, porém, tive muita vontade de lhe arrancar a cabeça por ser tão fraco e não mostrar a sua namorada que ela estava perdendo o rumo da vida e deixando de ser tudo que ele amava. Achei que ele foi um covarde por nunca ter aberto a boca para gritar: MARI VOCÊS ESTA INDO PARA O LADO ERRADO. O depois apenas os fez sofrer.

Ela precisou perder tudo que mais amava para perceber e entender que deveria valorizar as pessoas e não a marca de roupa ou quantas peças tinha no guarda-roupa. Ele precisou sofrer o pão que o diabo amassou para perceber que ficar de boca fechada, não vai resolver as coias, que uma relação é vivida a dois, de amor, compreensão e palavras ditas. Que apenas amor não é suficiente, que amadurecimento é primordial para o amor crescer dia-a-dia.

Como disse no início #Partiu Vida Nova mexeu muito comigo, não apenas pelas mudanças que a Mariana sofreu ao longo da trama, mas também pelo amadurecimento, tanto dela, como de Eduardo. E fico aqui pedido ao Deus-do-universo que me dê um pouco da perseverança da Mariana e de seu foco que mesmo sofrendo seus percalços ao longo da vida alcançou o amor que sempre sonhou. E claro, ao Deus-do-emprego que me ajude a encontrar o meu risos! Só lendo o livro para descobrir tudo.

site: http://ascattarinas.blogspot.com.br/

Marina 03/05/2016

Mariana é uma menina simples que mora em Presidente Prudente. E Antes de começar a faculdade, entra no cursinho, como a maioria dos jovens. Lá ela conhece Edu, um menino simples e de boa educação, mas que pertence a uma família super rica da sua cidade. Eles viram amigos, começam a conversar sobre várias coisas e quando se dão conta já estão namorando a vários anos. Mas antes de tudo isso ser narrado na história, no primeiro capítulo do livro Edu termina o noivado no dia do casamento. A Mari passa meses chorando, volta a morar com os pais,não consegue se recuperar, e então decide se mudar e vai tentar a vida em São Paulo, dividindo o apartamento com uma amiga. infelizmente ela tinha a ilusão de que seria maravilhoso morar em SP, mas não é o que acontece, pois até ela conseguir se estabilizar, demora bastante. Óbvio que depois de passar por tudo isso ela amadurece e consegue entender o motivo de Edu ter terminado. E lamenta por ele estar indiferente com ela, pois na sua cabeça não haveria chance dele querer voltar. Mas será que vai ser isso mesmo?

#Partiu vida nova é um chick lit brasileiro, confesso que achei parecido com Fazendo meu Filme e Minha vida fora de série da Paula Pimenta. Talvez seja coisa da minha cabeça, mas senti uma mistura das duas historias, onde o amadurecimento e a separação andam juntas. Mas como eu amo esse gênero, gostei bastante do livro, consegui ler super rápido, e recomendo para quem gosta de dar uma relaxa nas leituras mais pesadas.

site: https://www.youtube.com/watch?v=LNQAJZakAGk

Thaisa 22/05/2016

Um livro que me surpreendeu...
Chick-lit é um gênero que não leio muito, mas não é por não gostar, é simplesmente por não conseguir encaixar livros do tipo em minhas leituras. Vocês sabem que dou prioridade aos livros de parceria, portanto os livros que tenho aqui na estante ficam aguardando sobrar um tempinho pra eles. Fico muio feliz quando aparecem livros do gênero nas editoras parceiras, pois é minha oportunidade de ler e dar boas risadas. Chick-lits são ótimos para dar aquela descansada pós leituras mais densas.

Primeira vez que leio algo de Leila Rego e já estou apaixonada pela escrita da autora. Confesso que esse livro foi uma tremenda surpresa pra mim, pois achei que não iria gostar muito da leitura (baseada nas primeiras 80 páginas do livro), mas fui surpreendida de uma maneira muito positiva e no final me vi torcendo muito por Mariana.

Mariana é uma menina pobre que mora no interior de São Paulo e que em um belo dia conhece um lindo rapaz no cursinho. Os dois acabam se apaixonando e engatam um namoro digno dos contos de fada. Eduardo é um rapaz lindo, riquíssimo, super educado e médico. O tempo passa e 6 anos de namoro depois chega o dia do tão sonhado casamento e tudo o que Mari quer é que esse dia seja perfeito, mas as coisas não são bem assim... Eduardo está em dúvida sobre o casamento e momentos antes da cerimônia resolve romper o noivado e cancelar o casamento. Claro que Mariana ficou arrasada e sem entender os motivos que o levaram a fazer isso.

Após um período crítico de isolamento, Mariana toma um choque de realidade e aceita que ela é a culpada pelo fim de seu relacionamento e resolve juntar dinheiro, se mudar pra São Paulo e recomeçar a vida. Recomeçar a vida significa tentar esquecer Edu, mas nem tudo saiu como ela esperava.

Preciso dizer a vocês que no começo do livro eu odiei Mariana. Uma menina fútil, insensível e egoísta que só falava de roupas caras, maquiagem e coisas sem valor. O tipo de pessoa vazia que é insuportável estar por perto. Além disso, nas 80 primeiras páginas, ela estava em um estado de autopiedade tão grande que me deu agonia, mas uma agonia tão imensa que tive vontade de entrar nas páginas do livro para estapeá-la e joga-la de uma ponte. Mas, acredito que a autora fez isso propositalmente. Explico. Como a narrativa é em primeira pessoa e é narrada por Mari, somos envolvidos por todos os sentimentos da protagonista e o ponto alto do livro é acompanhar as mudanças e o crescimento da mesma. Quando Mari reconheceu seus erros e resolveu mudar, o livro tomou um outro rumo e a história ficou tão envolvente que foi impossível parar de ler antes de terminar o livro.

Gente, que mulher mais azarada essa Mariana!!! Em um determinado ponto do livro eu fiquei com muita dó dela. Que maldade da autora com a personagem... Incrível como o leitor vivencia uma mistura de sentimentos por um mesmo personagem no decorrer da história. Você começa sentindo raiva, depois acha que está sendo pouco o sofrimento dela, daqui a pouco você se vê sentindo pena e por último está torcendo para que tudo comece a dar certo pra pobrezinha!

A narrativa é fluida, leve e envolvente. Vocês perceberam que não falei sobre Edu? Pois é, eu até que gostei dele, mas nesse livro a Mari rouba a cena e confesso pra vocês que apesar do Edu ser lindo, eu gostei mais do André... Leia o livro pra saber quem é ele!

Para quem curte o gênero esse é um ótimo livro. Ele vai mexer com suas emoções e adoro quando os livros fazem isso. Recomendo para você que está buscando uma leitura leve, divertida e envolvente.

Resenha completa no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/05/resenha-partiu-vida-nova-de-leila-rego/

Juu.ribeiro 18/06/2021

Um delícia de livro!
Uma leitura fluida, divertida, pautada em uma trama de amadurecimento e sonhos. Essa história se passa no Brasil o que colabora para que consigamos entrar dentro do mundo de Mariana com naturalidade. Um chick lit dos bons.

Driely Meira 02/04/2016

Partiu rir sem moderação!
Mariana estava prestes a realizar o maior sonho de sua vida quando tudo desabou. Após seis anos de namoro, Edu finalmente a tinha pedido em casamento, e depois de tantos preparativos, era chegado o grande dia: ela iria se casar! E, melhor, iria se casar com um homem lindo, fofo, engraçado, rico e incrível! Mas tudo deu errado, pois Edu disse que eles precisavam conversar.

Nada poderia dar errado nem sair do controle. Planejei meu casamento nos mínimos detalhes e nada deste mundo me impediria de atravessar a nave da igreja ao som da marcha nupcial, usando meu vestido que, meus sais, era lindo de morrer, com minhas sandálias maravilhosas, e dizer sim para o Edu. página 15

Começa então uma descida para o fundo do poço sem fim, onde Mariana se vê sem emprego, sem amigos, sem noivo e sem o apartamento maravilhoso que ela tinha decorado e onde viveria com Edu após o casamento. Sem saber o que fazer, Mariana passa seus dias enfurnada no quarto, sentindo pena de si mesma e imaginando por que diabos ninguém liga para ela. Por que Edu não voltava atrás? E por que suas amigas não davam sinal de vida? E, em nome da Santa padroeira das garotas recém-solteiras, porque Edu a havia chamado de fútil?

Estava de fato sozinha e com os pedaços do meu coração nas mãos, sem saber como colá-los de volta. Será que um dia ele ia ser um coração inteiro novamente? Será que eu ia viver com um coração partido, batendo sem rumo por todo o sempre? O que ia fazer da minha vida? página 49

Bom, acontece que, antes de começar a namorar Edu, Mariana era uma garota simples, engraçada, humilde, gentil e que se importava com as pessoas. Mas ao conhecer o mundo do namorado, todas as festas chiques, roupas de grife e suas amigas filhas de fazendeiros, ela tornou-se alguém completamente diferente. Torrou o dinheiro que não tinha em roupas caras para ser aceita pelas meninas, tinha vergonha dos pais e de seu emprego, e o pior, passou a dar mais valor às roupas e sapatos do que a Edu.

Após muito tempo lamentando a vida que não teve, Mariana finalmente consegue se levantar e decide o que vai fazer da vida: ela vai se mudar para São Paulo! Mas, para isso, precisa trabalhar e guardar um dinheirinho para sobreviver, e é assim que ela conhece Clara, uma garota que a ajuda a acordar para a vida em relação à sua futilidade, e que se torna sua melhor amiga, acompanhando-a à capital. Durante as conversas com sua mais nova amiga, Mariana cai na real e percebe que precisa voltar a ser a pessoa que ela era antes, e deixar sua futilidade de lado.

Demora, mas ela percebe isso, e então, vemos uma grande mudança na personagem. É possível perceber a diferença entre a Mariana mimada do início do livro e mulher profissional e madura que ela se torna no final, e foi muito bom vê-la caindo algumas vezes até chegar ao final. Um pouco triste, e deu dó, mas foi bom.
Fazia tempo que eu não lia um bom e divertido chick-lit como esse. De início eu não sabia o que esperar, pois ainda não tinha lido nada da Leila, mas me surpreendi com a história, e dei tanta risada que minha barriga chegou a doer. Mariana é uma figura, e as situações pelas quais ela passa são um pouco tensas, mas engraçadíssimas.

Mariana é uma personagem de quem eu gostei de primeira, mesmo ela sendo mimada no começo. Sabia que, hora ou outra, a doidinha iria acordar para a vida e dar um jeito de se reerguer, e mal via a hora disso acontecer. Ela era uma compradora de roupas, bolsas e sapatos compulsivas no estilo Becky Bloom, e mesmo sendo uma garota inteligente e já formada, tendia a ser um pouco lerdinha no quesito amigas ricas que só a enxergaram quando ela passou a se vestir como elas, e que sumiram quando Edu a deixou.
Já com Edu a coisa foi diferente. Entendo por que ele anulou o casamento e deixou Mariana sozinha, mas ele a fez sofrer muito, então eu não queria, de jeito nenhum, que eles ficassem juntos. Ela não conseguia seguir em frente após o término, e estava sempre pensando nele, enquanto eu só pensava que ela deveria esquecê-lo de uma vez e seguir com a vida. Ou seja, de Edu eu não consegui gostar...hehe

Porque tragédia pouca era bobagem, não é mesmo? Como se não bastasse ter sido abandonada; meu ex-noivo ter me trocado por outra; minhas melhores amigas terem sumido; continuar solteira, pobre e dividindo o quarto pequeno e apertado com minha irmã implicante, minha mãe ainda me proibiu de comprar. página 53

A autora desenvolveu super bem os personagens secundários, e, felizmente, a história não fica apenas em Mariana e seu drama com Edu, mas também dá abertura para a vida de Clara, dos pais da protagonista, das amigas, da família do ex-noivo, de um carinha maravilhoso que aparece depois (que eu escolhi para ficar com ela no final) de outros amigos, etc. Então é mais um ponto positivo para a obra.

Outro ponto positivo é que a leitura flui muito rapidamente! Eu mal via as páginas passando de tão fisgada pela obra que estava, é impossível parar de ler, até porque a história e Mariana são engraçadas demais, e isso só deixa o livro mais leve e divertido. (Ah, e para quem não sabe, #Partiu vida nova é Pobre não tem sorte 1 e 2, da mesma autora, mas o título foi mudado.)
Enfim, esse é um livro que eu indico principalmente para os apaixonados por chick-lits de plantão, mas quem gosta de um romance leve e muito divertido também vai adorar. Mal vejo a hora de ler mais obras da Leila!

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Eliana Portella 04/04/2022

Uma história tão legal quanto o título!
Nessa comédia romântica vamos conhecer Mariana, uma protagonista às vezes divertida, às vezes drama-queen e em outras levemente irritante.

Mari sonhava em se casar com um cara perfeito, ter uma casa arrumada e ser feliz até que a morte os separe. Porém, o que para ela parecia um sonho prestes a se tornar realidade, para Edu, seu noivo, aquela união estava mais para um pesadelo?

Mariana foi literalmente abandonada no dia do seu casamento. Não na porta da igreja, porque afinal Eduardo não é tão vilão assim, mas horas antes do sim ele a procurou para dizer que não estava preparado. Oi?

Entre muitos drinks e lágrimas, vamos acompanhar bem de pertinho os dias de fossa e estagnação da nossa mocinha, antes que ela finalmente acorde pra vida?

E em um rompante de coragem, Mari decide se mudar para São Paulo e se aventurar na cidade grande à procura de trabalho, novas amizades e quem sabe um novo amor.

A metrópole, no entanto, parece resistir a abrir suas portas e seu coração para a vislumbrada garota do interior, que apesar do tombo e do chacoalhão que a vida lhe deu, insiste em acreditar em contos de fadas, roupas de grife e coleções de bolsas e sapatos.

Mari vai passar muitos perrengues? Com certeza vai. Mari, vai amadurecer? Lógico que vai. Vai encontrar novas amizades? Demora mas vai também. E um novo amor? Bem, aí só lendo essa história linda e muito divertida pra saber.

DI @poesiadoslivros 04/08/2022

Leitura leve e divertida
Partiu vida nova
Mariana é uma garota do interior de São Paulo e de família humilde, sonha em casar-se com um homem perfeito e viver os felizes para sempre. Mas parece que o destino foi muito mais generoso do que ela esperava quando conhece Edu, médico, rico, lindo e tudo o mais que uma mulher pode sonhar. Mari namora Edu por cerca de seis anos quando decidem se casar. Ela está eufórica com todos os preparativos do casamento e com a chance de virar uma dama da alta sociedade, mas o que ela não percebe é que na realidade está preparando um casamento sozinha e quase esquecendo que tem um noivo. E de repente chegou o grande dia, o tão sonhado dia do sim, quando Mari recebe a visita de Edu dizendo que não quer mais se casar. Tão alto quanto seus sonhos é o tombo que ela levou, Mari fica totalmente indignada e sem entender nada do que está acontecendo, Edu tenta explicar, mas ela se recusa a ouvir, então todo seu sonho vira seu pior pesadelo e o casamento não acontece. Mariana passa dias sem entender o que aconteceu e sofrendo como nunca na vida, todos os seus sonhos desmoronaram e ela volta a ser a desconhecida da cidade, exceto pelo fato de todos comentarem sobre o ocorrido. Agora ela não tem muito que fazer além de tentar descobrir o que aconteceu para que Edu a deixasse no altar. No meio de toda essa confusão Mari se descobre como ela realmente é e vê que sua vida talvez tenha seguido pelo caminho errado, e que talvez esteja na hora de recomeçar.
Este livro é muito divertido, apesar de eu não ter simpatizado muito com a Mari, gostei da história é leve e engraçada e o processo de amadurecimento dela ao longo do livro é incrível, no final comecei a gostar um pouco dela. Edu é um personagem extremamente cativante, apesar do que ele fez ao longo da história é super compreensível sua atitude. Enfim, é um livro para pessoas que amam uma boa comédia romântica. Referente ao final não foi o que eu esperava, achei que não combinou com o desenvolvimento da personagem que amadureceu tanto no decorrer da história, e a obsessão dela pelo Edu me incomodou um pouco, mas mesmo com as ressalvas recomendo essa leitura.

Bruninha 11/05/2023

No tempo certo.
Mariana e eduardo se conheceram no cursinho preparatório de vestibular, foi amor a primeira vista e eles formavam o par perfeito, bom isso no ponto de vista de Mariana hahah. Mariana se formou em turismo e Edu em médico ambos namoraram por uns anos e estavam noivos; minutos antes de sair para a igreja Mariana receber a visita de Eduardo que diz não se sentir pronto para casar e termina com ela,a vida dos sonhos de Mariana escapa de suas mãos e ela se sente perdida... Agora Mari precisar entender, descobri e saber o que fez de errado,qual tleca apertou para  seus sonho sumirem; A autora conseguiu transmitir a mensagem que queria,aqui vamos ver e acompanhar a situação triste que é ser abandonada horas antes do casamento e o mais importante, ver o que passa na cabeça da mulher e como ela reage diante disso tudo.
Aqui  a personagem vê as suas amigas se distanciarem, a vizinhança do prédio que mora com os pais só falarem sobre o acontecimento,e para completar esta desempregada...  O que mais gostei  foi como a autora abordou as situações da personagem, a volta que ela deu por cima trabalhando e iniciando  uma amizade de verdade diferente das outras que eram só de fachada e falsas. A personagem se destacou muito, o leitor  vai acompanhar a transformação e evolução dela como pessoa e claro, vê que ela ainda é apaixonada pelo Eduardo porém, o final ( vocês devem ler e vão ficar admirados e surpresos ). Aprendi muito  com a história, principalmente vê a evolução de vida da Mari, é como dizem: Deus não dará pra você  mais do que você pode carregar. Amei a leitura e indico muito a todos lerem.

Disa Castro 12/07/2023

Um dos melhores da vida ???
Aii termino esse livro aos prantos ???????? tá eu sempre amei romances, mas chorar? Acho que foram poucos na vida. Nossa escrevo agora ouvindo always tema do Edu e da Mariana. Comecei não gostando dela e das futilidades que vivenciou, mas que evolução toda mudança me senti num filme daqueles de seção da tarde aconchegantes. Mas esse final ? Com plot surpreendente ameeeii, AFF chorei porque não imaginava tanto sentimento assim na história deles. Edu e Mari tiveram erros mas a redenção foi lindaaa, que amor real e deu tanta saudade lendo essa escrita de poder algum dia viver e se sentir amada no nível Buenos Aires sabe kkkkkk ???. Amei, faz muito tempo que um livro não mexe assim comigo e que bom saber que existem escritoras brasileiras tão maravilhosas!!!
Parabéns Leila Rego, obrigada por essa arte ????

Isabelaassousa 06/09/2023

Até q é legalzinho
Eu esperava mais, li "Amigas imPerfeitas" antes de ler essa obra e sinceramente, nem parece ser a mesma autora, demorei séculos para conseguir engatar um ritmo que me permitisse, finalmente, concluir.

Vehalcantara 23/09/2023

Partiu Vida Nova
Para falar a verdade, me surpreendi com a história de maneira positiva. A escrita foi bem fluída e estava louca para ver como tudo iria terminar.
Mariana começou sendo um pé no saco, mas gostei muito de ver a evolução da personagem, seu amadurecimento e como ela começou a dar valor ao que era mais importante.
Algumas coisas me pegaram um pouco, como as frases motivacionais, que, na maior parte do tempo, não me pareceram muito críveis. Também não gostei de alguns eventos que me soaram como Deus Ex Machina.
Mas tirando isso, é uma leitura leve e divertida, ao melhor estilo chicklit.

alinetiemi 28/10/2023

A escrita da Leila é tudo de bom, te prende e flui muito bem.
Esse livro, além de falar de amor, fala do amor próprio e de se redescobrir. No começo a protagonista me irritou um pouco, sendo bem fútil e mimada (coisa que foi criticado e que ela lutou para mudar).
Não sei se adorei o final, mas fez total sentido, já que fala também sobre recomeços.