Sherlock Holmes - Volume 2

Sherlock Holmes - Volume 2 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

vinizambianco 24/04/2024

Sherlock Holmes #2 ? [sobre investigações², quedas de quedas d?agua e um cão dos infernos]

Mais um volume das maravilhosas histórias do maior detetive do mundo terminado, e posso dizer sem sombra de dúvidas que toda a criação do personagem é fantástica, em vários aspectos a humanidade criada pelo autor para ele é incrível, fora que tudo sobre ele é visto sobre a ótima de Watson o que torna tudo muito mais legal de ler e acompanhar.

O segundo volume conta com a coletânea de contos ?As Memórias de Sherlock Holmes? e o romance ?O Cão de Baskerville?, ambos ampliando o universo da Londres do protagonista e trazendo ele como peça chave da solução dos casos. Em relação ao anterior esse é um pouquinho inferior nas narrativas pois os contos me pareceram mais simples, mas ainda sim bom

O Cão de Baskerville é o grande trunfo desse volume, a história é muito gostosa, e apesar de ser quase toda protagonizada por Watson ainda assim é muito bem guiada pelo autor e tem um final muito bom, e satisfatório. O único ponto ?negativo? para mim foi a introdução e também finalização da rixa entre Sherlock e Moriarty, essa ?morte? do Sherlock não faz sentido visto que sabemos que tem mais depois, mas na época deve ter sido show.

Com história menos elaboradas, mas suficientemente boas para se sustentarem, Doyle engrandece ainda mais seu detetive e faz com que cada página seja um saboreio tão bom quanto fumar um cachimbo em um dia chuvoso.

PS¹ - Meus contos favoritos foram: Silver Blaze, O Rosto Amarelo, O Ritual Musgrave e O Tratado Naval

lareh 23/04/2024

Sem novidades
Nao sou muito fã de contos, mas os apresentados no livro até que me agradaram. Achei que o cão dos Baskerville teve um final imprevisível porém nada chocante. Tambem ficou maçante a quantidade de vezes que o Holmes faz uma dedução mirabolante do nada que não acrescenta em nada na história. Tirando isso, é um ótimo livro e genial como sempre
Fran 23/04/2024minha estante
Tenho dificuldade em ler Sherlock Holmes por causa dos exageros de deduções dele kk

lareh 24/04/2024minha estante
eu amo td de Sherlock, mas fica extremamente caricato, do nada ele mete um "percebi que vc viajou para a praia ha duas semanas pq tem 4 graos de areia no seu chinelo esquerdo"

ErreBC 23/04/2024

Meu preferido dos 4
Nao tem como eu adoro o Cão dos Baskerville mt divertido ver o Watson agindo e os outros contos sao incríveis.

A primeira vez q li esse conto foi na biboioteca da escola, mt bom poder reler.

Julia4209 22/04/2024

Uma fórmula saudável
Como sempre, eu amo os livros e casos desse detetive. Amo investigar os casos junto com ele e dar risada de seu humor. Os casos não foram tão surpreendentes como outros contos, mas mesmo assim foi divertido

Deysianne.Gomes 21/04/2024

Box livro 2
Livro conta com uma parte em contos outra uma historia muito boa e bastante interessante vale demais

bredudda 07/04/2024

Pra mim, esse livro foi melhor que o primeiro, os casos eram muito interessantes e não eram tão "chatos" assim dizendo, com certeza o melhor caso foi o cão de baskerville, eu formei tantas teorias (não acertei nenhumaKKKKKKK).

Outro caso que eu gosto desse livro é o problema final, eu tava esperando tanto para ele encontrar o moriarty, fiquei triste quando aconteceu a tragédia

Chapeleiro2 29/03/2024

Amei
Cara, eu sempre vou amar os livros de Holmes, cara, é muito boa a história, os contos foi um livro diferente, histórias mais curtas, casos resolvidos mais rápidos, e os cães de Baskerville conseguiu tem um bom enredo com um bom plot no meio na história, o livro talvez tenha uma leitura cansativa, mas recomendo demais.

pietra 28/03/2024

Achei todos os casos do segundo volume bons e divertidos. especialmente, eu AMEI 'o cão dos baskerville', teve bastante mistério, o autor recheou de detalhes, reviravoltas, surpresas, além de personagens interessantes. foi realmente uma leitura muito divertida ;)

Matheus656 26/03/2024

Sinceramente seu, Sherlock Holmes
Em, O Cão dos Baskerville, Holmes e Watson são chamados para investigar o misterioso caso da família Baskerville, assombrada por uma antiga maldição envolvendo um cão demoníaco que assombra todos os seus membros. A trama começa quando Dr. Mortimer consulta Holmes sobre a morte súbita e misteriosa de Sir Charles Baskerville, cujo corpo é encontrado próximo aos pântanos, próximo ao corpo haviam pegadas enormes de cachorro. Suspeitando de uma possível maldição que assombra a família, Mortimer pede a ajuda de Holmes para proteger o herdeiro, Sir Henry Baskerville, que parece ser o próximo alvo. Holmes decide enviar Watson com Sir Henry, enquanto ele mesmo permanece em Londres para investigar o caso. Watson e Sir Henry enfrentam uma série de eventos estranhos e perturbadores. À medida que a investigação avança, Holmes e Watson desvendam uma teia de intriga, segredos de família e motivações obscuras.

O Problema Final é um dos contos mais notáveis e comoventes da série de Sherlock Holmes. Nele, Holmes enfrenta seu adversário mais formidável, o Professor Moriarty, em um confronto final que culmina em uma emocionante batalha nas cataratas. Moriarty é apresentado como um gênio do crime, igualando a inteligência de Holmes, ele representa uma ameaça única para o detetive e para a sociedade em geral. Holmes se vê diante de um desafio sem precedentes enquanto tenta desmantelar a vasta rede criminosa de Moriarty. A narrativa atinge seu clímax épico quando Holmes e Moriarty se enfrentam. O confronto tenso entre os dois mestres intelectuais é, carregada de suspense e emoção. O desfecho do conto, deixa os leitores atordoados e perplexos, sem dúvidas, este conto é um dos mais impactantes e memoráveis.

Leonardo1245 23/03/2024

Ora ora
Que saudade que eu tava do Sherlock e do Watson! Depois duma experiência pavorosa com um livro de investigação péssimo, eu tava precisando muito ler um detetive de verdade!

Pois bem! Essa edição reúne dois livros em um único volume: "Memórias de Sherlock Holmes", um livro de contos, e "O cão dos Baskerville", um romance. E que grata experiência foi a leitura desse volume, pois foram justamente o meu livro de contos e o meu romance favoritos até agora!

Sobre "Memórias de Sherlock Holmes": achei esses contos legais porque, neles, além dos casos investigados, a gente tem também um vislumbre sobre o passado do Sherlock. Lemos alguns dos primeiros mistérios que Holmes investigou, como ele "tropeçou" nesse ramo profissional e como foi conquistando sua reputação. Além disso, no conto "O intérprete grego", meu conto predileto, conhecemos um pouco da família do detetive, o que foi interessantíssimo! Também achei bem bacana como as histórias, embora independentes, fazem mais sentido se lidas na ordem correta. Sobre o desfecho do último conto, "O problema final", eu só posso imaginar qual foi a reação do público ao ler esse texto lá no fim do século XIX. Suponho que eu teria surtado um pouco também.

Sobre "O cão dos Baskerville": uma situação muito diferente das que eu li até agora. Essa história tem uma pegada mais dark, se passando num pântano inóspito, escuro e, supostamente, mal assombrado. Em alguns capítulos, quase parece que a dupla tá lidando com algum agente do capeta. E uma salva de palmas pro Watson, que conduziu, por conta própria, a investigação de um dos casos mais espinhosos até agora. Muito legal ver, nesse romance, o quanto ele aprendeu com o Holmes, mesmo sem que ele (e nem o leitor) tenha percebido.

Tô ansioso pra começar o terceiro volume e ver como, no próximo livro de contos, o autor vai resolver a situação do "O problema final". Sigo em frente até, um dia, ter lido essa obra completa!
Leticia2513 23/03/2024minha estante
Estou quase acabando o terceiro livro e posso garantir que fica melhor, muito melhor... Doyle não decepciona nunca!

Nah S 23/03/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! Deu ainda mais vontade de ler! Ainda não li nenhum livro da série, mas já sei q vou amar só pelos os cenários que vc descreveu!

Malutrigo 11/03/2024

Assim como o volume 1, essa coletânea de casos criativos e curiosos são fabulosos!!!
Além de ter uma escrita bem interessante, você flutua entre as histórias, sempre tentando entender um pouquinho de como funciona o grande cérebro de Sherlock Holmes.
Muitíssimo interessante.

Andrew56 06/03/2024

Elementar, meu caro Watson
O Cão dos Baskerville continua sendo um dos meus romances favoritos, o Doyle se dedicou aqui de corpo e alma...apesar de O Estudo em Vermelho ser considerado por muitos a obra principal de Sherlock Holmes, e para mim muito especial, pois foi a que me introduziu na literatura, o Cão dos Baskerville definitivamente tem um tempero especial e um drama que imerge de uma forma inexplicável... ver o Dr. Watson investigando ativamente um caso é algo genial da parte do Doyle e deu um sabor diferente pra trama.

Sr. Jorge 29/02/2024

De memórias de Holmes ao cão de Baskerville - Jorge
O volume 2 das obras de Arthur Conan Doyle, incluindo "Memórias de Sherlock Holmes" (1894) e "O Cão de Baskerville" (1902), oferece uma rica continuação das intrigantes aventuras do detetive mais famoso da literatura. Em "Memórias de Sherlock Holmes", Doyle nos presenteia com uma variedade de casos cativantes, destacando a astúcia e dedução afiada de Holmes. Já em "O Cão de Baskerville", somos levados a Dartmoor, onde um misterioso cão assombra a família Baskerville, proporcionando uma trama cheia de suspense e elementos sobrenaturais. A habilidade única de Doyle em criar enredos envolventes e personagens memoráveis continua a garantir que as histórias de Sherlock Holmes perdurem como clássicos intemporais da literatura policial.
A genialidade de Arthur Conan Doyle em criar e desenvolver o personagem de Sherlock Holmes é verdadeiramente louvável. Seu poder de dedução, misturado à sua personalidade intrigante, torna Holmes uma figura cativante e única na literatura. O autor consegue manter a qualidade narrativa ao longo do volume 2, entregando casos instigantes que mantêm os leitores ávidos por mais.
Entretanto, em alguns momentos, a resolução rápida de certos casos em "Memórias de Sherlock Holmes" pode parecer um pouco conveniente, diminuindo a sensação de desafio para os leitores. Além disso, embora "O Cão de Baskerville" seja envolvente, a introdução de elementos sobrenaturais pode dividir a opinião dos leitores que preferem tramas mais fundamentadas. Ainda assim, a maestria de Doyle em tecer histórias intricadas compensa esses pequenos pontos de crítica.

mhekira 28/02/2024

Eu confesso que gostei bem mais do primeiro, li o outro mais rápido que esse mesmo tendo mais páginas, esse foi meio chatinho