Assim Nasceu Portugal

Assim Nasceu Portugal Domingos Amaral

Resenhas - Assim Nasceu Portugal

Andréa 13/07/2020

Eu amo Portugal
Eu sou descendente de Português, meu marido morou alguns anos em Portugal - e por isso eu viajava muito para lá, eu mesma morei em Portugal alguns meses e eu me casei em Portugal... Bom, isso junto com o título já dá pra saber que eu tenho um certo carinho por Portugal, né? Pois é!
Eu sempre quis ler mais sobre a história de Portugal, e tinha vários livros na minha lista de leitura, porém, comecei com esse e não me arrependo. A leitura é interessante e começa contando a história antes de Portugal ser um país. A evolução de toda a história de como Portugal deixou de ser Espanha e passou a ser Portugal.
PS. Eu também sou descendente de Espanhol, é a parte da família com mais orgulho da descendência e por isso também adoro a Espanha e esse livro me fez ter vontade de ler mais sobre a Espanha também. Esse que é o problema de gostar de ler e gostar de história. Nunca tem fim - e não é bem um problema.

Caroline Foletto 14/04/2020

Adorei!
No meio dessa pandemia, o que mais me deixou triste foi não poder sair para visitar os museus e lugares históricos de Coimbra, vim para cá morrendo de vontade de conhecer cada detalhe dessa história e não pude ir aos lugares que tanto sonhei. Esse livro me ajudou muito durante esse momento difícil, de dentro de casa consegui aprender muito sobre a história de Portugal e no dia em que puder visitar pessoalmente todos os lugares mencionados no livro, tenho certeza que minha experiência será muito melhor!
Uma obra de arte, obrigada, Domingos Amaral!

Vanessa 12/02/2020

O primeiro livro da trilogia é a História romantizada. Facil compreensão e gostoso de ler.

Gladston Mamede 16/11/2017

A história se passa no século XXII, quando Portugal era apenas o Condado Portucalense (ao norte), sob o domínio de Leão e Castela, além do reino mouro ao sul, incluindo Lisboa. É neste contexto que constituirá a independência de Portugal, como narra o romance: a partir do enfrentamento militar entre mãe e filho: D. Tereza, casada com um nobre espanhol, e seu filho, D. Afonso.
Baseado em fatos reais, o texto é leve, a trama é simples, mas envolvente. A realidade historiográfica, contudo, não impede o autor de ser criativo, tomando o cuidado, ao final, de esclarecer quem são os personagens que inventou e quem são os personagens históricos.