O homem e seus demônios

Fernando Risch

Resenhas - O homem e seus demônios

TonCardoso 11/12/2023

Merece muito a Leitura
Um livro que te faz conhecer vários escritores e seus Dramas, que te remete à um período "obscuro", com momentos sombrios que tu te pega refletindo no papel do personagem.

lisa hallowey 22/05/2022

Um ótimo livro
Farris Knok é um jovem que trabalha em uma fabrica de sabão, e vê sua vida desabar quando descobre uma traição do grande amor da sua vida. A partir dai, ele resolve se tornar escritor e escreve um livro, contando esse episodio trágico da sua vida. O livro do Fim.
Ele publica a obra em uma grande editora, com a expectativa de que vai fazer sucesso. Só que esse sucesso nunca vem, até o momento em que um editor lê sua obra e indica para um amigo que trabalha como crítico literário. Basta algumas palavras em um dos maiores jornais do país, para que Knok se torne um grande escritor best seller.
Mesmo com todo o sucesso e glamour, Farris não está satisfeito, não vê um futuro pela frente. Se torna um escritor medíocre, a bebida e a solidão se tornam suas companheiras. E é nesse momento que ele começa a vê e conversar com seis dos maiores escritores que já existiu: George Orwell, Charles Bukowski, Ernest Hemingway, Fitzgerald, Poe e José Saramago.
Com todas essas alucinações e visões, sua sanidade começa a ficar abalada. Ele se torna prisioneiro de seus demônios, e acaba tomando uma medida “drástica” para se ver livre deles.
Eu estou simplesmente encantada com a escrita do Fernando. Diferente de Hotel Califórnia, que tem a pegada mais sobrenatural, O homem e seus demônios, faz mais o estilo reflexão. Fernando sabe fazer o leitor viajar na história. Esse é o segundo livro que leio dele, e já vai, assim como Hotel Califórnia, para minha lista dos melhores nacionais que li esse ano.
Recomendo a leitura.

Blog com V 08/04/2017

Resenha – O Homem e Seus Demônios
Confesso que o início não me cativou tanto quanto “Hotel California”, a introdução se estende um pouco mais do que julgo ser necessária. O desenrolar do enredo parece seguir um ritmo de lento a moderado, isso até chegarmos na ideia central que compõe essa obra.

Já falei sobre a escrita de Risch, mas aqui, de algum modo, senti certa diferença. Talvez seja pela mudança de ambientação e personagens e, assim, de personalidades e de como agem e reagem. Isso não interfere na fluidez, só me passou uma sensação estranha no começo, porque era como se duas pessoas distintas tivessem escrito tais passagens.

Porém, creio que cada autor tem aquela peculiaridade que o distingue dos demais, algo único e pelo qual você consegue captar características comuns em suas narrativas, ainda que totalmente díspares. Com Risch, particularmente, é notável essa característica, a meu ver, não se encontra exatamente na linguagem usada, e sim no enredo e em como ele se desenvolve.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/04/08/o-homem-e-seus-demonios/

Universo de utopia 21/12/2016

Hoje é com muita emoção que iremos abordar a obra de uma das nossas primeiras parcerias do lindo escritor Fernando Risch em seu espetáculo trabalho de ?O Homem e seus Demônios?, lançado pela editora Multifoco. Esse livro fantástico e canecas com artes do romance estão à disposição do leitor na loja online do escritor, através desse endereço: http://www.fernandorisch.com.br/loja .

O livro conta a história de um homem comum e jovem - Farris Knox ? que abandona a casa dos pais para assumir as responsabilidades de uma vida adulta, adquirindo um trabalho numa fábrica de sabão, que detestava e não lhe trazia satisfação, possuindo em seu coração grande aspiração de seguir a carreira de escritor.

Influenciado pelos seus prediletos autores José Saramago, George Orwell, Edgar Allan Poe, Ernest Hemingway e entre outros, decide escrever um livro narrando desde a gênese até o fim de seu relacionamento amoroso e conturbado, nascendo assim o ?Livro do Fim?.

Como todo início da carreira de um escritor o livro começa com uma venda tímida, só vindo a fazer o sucesso almejado depois de muitos encontros e desencontros da vida, tornando-se um best-seller e Farris consegue a tal almejada estabilidade financeira, largando o emprego na fábrica para se dedicar inteiramente a escrita.

Mesmo com tanto sucesso o escritor se vê sem propósito na vida e começa a buscar respostas para indignações existenciais e isso o impossibilita de escrever, uma linha sequer, de um novo livro levando ?o a entregar-se ao alcoolismo. Em meio a tormenta dos problemas atuais e do passado, Knox se vê impossibilitado de confiar nas pessoas ao seu redor, pondo sua instável sanidade e sua vida em risco, quando passa a ser confrontado pelos abantesmas de seus embates e não sabe como lidá-los, a fim de um propósito para que sua vida valha a pena.

Com uma escrita extremamente agradável e um enredo inteligente de boas passagens literárias, o escritor nos convida a uma excelente literatura de qualidade e chama atenção para exorcismo de todos os nossos demônios, obstáculos muitas vezes de nosso sucesso nítido e almejado. Leitura incrível e simples, RECOMENDO!

Wilker Chaves 13/12/2016

O Homem e seus demônios
Primeiramente eu queria deixar registrada aqui minha opinião de que o autor é muito ousado na temática proposta nesse livro, envolver tantos autores renomados poderia limitar o público do livro como também aumentá-lo e gerar a curiosidade de se descobrir quem são aqueles autores mencionados. Quero registrar também os pequenos deslizes de digitação que tem nessa primeira edição do livro, acho que isso compromete a qualidade do serviço da editora e de quem fez a revisão.

Trata-se de um bom livro, mais uma vez uma trama romântica, onde questões explicitas e implícitas nos remetem a refletir sobre fama, confiança, felicidade, incapacidade de seguir adiante enfim. Existe um bom enredo, o livro é bem fácil de ler, acredito que poderia até ser maior e tivesse feito um abordagem maior com os autores que também apareceram no livro, acredito que houve possibilidade para isso acontecer, acho que como sou muito fã de alguns escritores ali, acabei esperando mais conteúdo que complementasse as inquietações de Farris.

Farris surgiu para nos fazer refletir se o que nós almejamos é realmente aquilo que irá contribuir ou proporcionar nossa felicidade, se o que importa é o que temos ou quem temos na vida.

É basicamente isso....

Lidiane 07/12/2016

O homem é seus demônios
E acabou!?? Hum... Foram ótimos momentos de leitura! Super bem acompanhada com Farris Knox e outros grandes escritores (que com certeza vou querer dar uma conferida nas obras). O texto corre numa facilidade e de um jeito que os olhos não desgrudam. Em poucas páginas já tinha sido pega pela história e o personagem.

Isa - @livros_em_mente 03/12/2016

{Resenha} O Homem e Seus Demônios - Fernando Risch
?Encontre o que você ama e deixe isso te matar.?

Knox era um homem que amava profundamente, tudo que queria era se casar e ter um serviço que ganhasse bem para viver com sua futura esposa. Porém tudo que conseguiu foi um emprego em uma fábrica de sabão e a mulher que ele amava o traindo depois de tantos anos de namoro, logo quando ia pedi-lá em casamento.

Knox então, resolveu que queria muito mais que isso, muito mais do que trabalhar em uma fábrica fazendo Excel e tendo que bater ponto todo dia. Resolveu escrever um livro ?O Livro do Fim?, baseado em fatos reais sobre sua própria vida, sobre seu relacionamento amoroso que não deu certo. E não é que o livro foi um sucesso? No começo foi difícil, um escritor que ninguém conhecia, era difícil conseguir reconhecimento. Porém quando ele estava quase desistindo, saiu uma crítica do seu livro no melhor jornal, e foi ai que tudo começou.

?? É como a literatura. Assim como sabão, nós usamos parte de alguém. Do escritor, geralmente. Nós cedemos parte de algo que está dentro de nós e transformamos em literatura. Fabricar sabão não se torna muito diferente de escrever um livro. ?

Knox conseguiu tudo que queria, fama, dinheiro e o seu livro publicado, mas com isso também veio a solidão, o bloqueio, ele não conseguia mais escrever outro livro, não tinha inspiração. Percebeu que não tinha ninguém com quem dividir suas alegrias, angústia, preocupações, nem um amigo sequer. Caiu numa bebedeira sem tamanho, todos os dias. E com isso começou a ver pessoas que já morrerão (tipo os seus escritores favoritos, suas inspirações como o George Orwell, Charles Bukowski, Ernest Hemingway, Edgar Allan Poe, entre outros). Então ele começou a repensar sobre o que é o dinheiro se não temos ninguém com quem dividir.

?Fez tudo que sempre quis, realizara seu sonho, mas estava solitário no meio a um rebanho de gente que não lhe supria a solidão e isso lhe cingia o ar, como se cada respiração fosse difícil. Ele estava sufocado dentro do mundo que sempre quis. Tinha tudo que sempre sonhou. E nada.?

O livro é escrito em terceira pessoa, a leitura é muito boa e leve, flui rapidamente.

Eu gostei bastante porque é um livro que nos mostra como já temos tudo, que não precisamos de muito pra ser feliz. E que as vezes o dinheiro pode trazer a nossa infelicidade. Knox era feliz na fábrica mais não via isso. E quanto a traição, nem todos são iguais, não é porque um fez que o outro vai fazer a mesma coisa. Fantasmas do passado, pode atrapalhar a nossa vida no presente.

Uma grande lição, super recomendo esse livro.

?É melhor sonhar do que viver o sonho?.

Quer ver mais resenha? Da uma olhada lá no meu Blog. Link abaixo:

Beijinhos e até a próxima!!! ??

Alexandre | @estantedoale 19/07/2016

A (ir)realidade de um escritor
“Quando se é sozinho, cria-se laços com o invisível.” Talvez essa seja a frase que melhor resuma toda a história de O Homem e Seus Demônios, do gaúcho Fernando Risch. Explicando melhor: essa frase do livro remete à realidade do protagonista, Farris Knox, que enxerga além da realidade simplesmente por estar praticamente “sozinho” no mundo. Ou, pelo menos, na cidade onde vive.

Farris trabalhava na administração de uma fábrica de sabão da cidade grande, onde vivia sozinho, quando lançou seu primeiro livro pela editora Letter’s Digest. Essa é uma parte da história que trata de processos econômico-editoriais e que mostra muito da realidade da indústria cultural atual, onde a cultura vira mercadoria e pode ser explorada por uma instituição, no caso dessa editora, como um investimento para o crescimento tanto da marca como do autor da obra. Tratando-se do livro de Farris, O Livro do Fim, o investimento foram 2.000 dólares pagos a um crítico literário renomado para que desse sua opinião positiva sobre a obra nos jornais, o que rendeu centenas de milhares de dólares à editora, uma estratégia que praticamente a arrancou da falência e que empurrou Farris para o meio literário com uma força avassaladora.

Afora outras questões, como as pessoas ao redor do escritor, as quais ele percebeu não serem nem um pouco verdadeiras, o que mais chamou atenção e fez muito jus, principalmente, ao título do livro do Fernando foi a série de encontros de Farris com seus ídolos da literatura – desde George Orwell, com uma passagem por Bokowski e Edgar Allan Poe, até José Saramago – mostrando a alusão aos “demônios” da mente de um escritor com uma carreira muito sobrecarregada. Ele percebe enlouquecer com essas visões e com as constatações sobre a realidade à sua volta, tornando-se explosivo e adepto de álcool e cigarros.

O Homem e Seus Demônios foi publicado em 2015 pela editora Multifoco, e em meio a reflexões sobre verdades e inverdades ocultas dos seres humanos, encontra-se no livro uma forte conexão filosófica entre os personagens, a importância que cada um dos escritores “mortos-vivos” que aparecem no decorrer da história e o que acontece quando o sucesso sobe demais à cabeça de uma pessoa.

No mais, procure ler o livro. Acredito que ele tem muito a ensinar além do que aqui já foi dito. E espero que cada trecho faça refletir um pouco das verdades da vida.

site: http://wp.me/p75u65-a9

dez segundos de leitura 04/03/2016

Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟
O que dizer? Maravilhosamente escrito... Sabe quando você ler e parece que está vendo a cena a sua frente, como se tudo fosse real? Pois é. Esse autor maravilhoso, consegue mostrar ao leitor o que realmente passa na história. Deixa bem claro cada acontecimento.
Não tem como não se apaixonar por Knox, e passar a torcer por ele desde a primeira página.
Ao ler o livro sentir pena, raiva, alegria, esperança e tristeza, como se eu sentisse pelo protagonista. É como disse, o autor descreve tudo tão bem que parece que é realidade.
Farris Knox, um jovem escritor, que a única coisa que deseja é a felicidade. Acha que após o sucesso encontrará o que tanto espera. Mas ao passar por tanta coisa entende o que realmente é a vida. E assim, acha sua paz da melhor forma. "Tinha tudo que sempre sonhou. E nada"
Amei o livro, e não tenho palavras pra descrever... confesso que não imaginei o final, mas foi o final ideal {foi o primeiro livro que não teve o final que eu queria, mas que eu gostei tanto quanto}. To impressionada como o autor conseguiu organizar todas as informações do livro e conseguiu passar a mensagem de uma forma bem clara. Recomendo pra todos, aposto que ninguém vai se arrepender. Esses é daqueles tipos de livro que só consegue parar de le-lo quando viramos a última folha. É daqueles "só mais um capítulo", e quando ver, terminou todo o livro às 01:38 da manhã 😂😂 5 estrelas porque realmente merece! 💙 Leiam sem receio. ~Ju

_____________
Nem tente. Não vale a pena" - afirmou Farris Knox.

Uns nasceram para fazer história, outros para ser do proletariado.

Sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo.

Carol 25/01/2016

Surpreende a cada página
Farris Knox era um homem comum de vida normal, um namoro sadio e de longa data e um trabalho medíocre que não lhe trazia satisfação. Sua vida parecia estar no piloto automático. Após uma grande decepção amorosa e isolamento social, tem um momento catártico e assim nasce o seu livro, "O livro do fim", que narra o relacionamento amoroso desde a gênese ao seu desfecho.

Desde o lançamento do seu livro começa a experimentar uma nova fase. Sucesso e estabilidade financeira. O livro do fim rende a Knox, além de nova motivação, traz a vida para ele em um ângulo diferente. Knox não encontra a felicidade genuína e mascara sua solidão com noitadas regadas a muito vinho, encontra em todos os seus ídolos da literatura uma forma de buscar o sentido da vida e as respostas para a inquietação de sua alma. Do que a felicidade é constituída? Qual o verdadeiro motivo de se viver? E quando o ser humano se esgota em si mesmo? Farris Knox precisa de respostas, precisa de inspiração não só para a sua promissora carreira, mas de alguma coisa relevante a tal ponto que a sua vida valha a pena, faça a diferença.

O homem e seus demônios é um livro que acaba trazendo para nossa vida as mesmas ponderações de seu personagens, mas sem seu extremismo. Todos nós temos demônios a exorcizar.

Com uma escrita inteligente e marcada com muitas e boas referências literárias, Fernando Risch consegue prender o seu leitor desde a primeira página. Em muitos momentos me lembrei do filme "Midnight in Paris" (Meia - noite em Paris do grande Woody Allen), filme que adoro e indico sempre. Indico a leitura, a degustação de palavras bem escritas e um convite à literatura de qualidade sob a escolha peculiar do autor, que demonstra excelente bagagem, o que claramente está refletido em sua escrita.

site: https://doprologoaoepilogo.wordpress.com/2016/01/25/o-homem-e-seus-demonios/

Karol.Kaufmann 05/01/2016

Resenha do Blog Livro em Flores, por Karoline Kaufmann
Primeiramente devo confessar que logo de cara achei que o livro tratava de uma história de terror, porém Farris Knox é apenas um jovem apaixonado que sai da casa de seus pais com o intuito de encontrar sua felicidade tendo um bom emprego e bom relacionamento amoroso. Mas devido as muitas reviravoltas que o livro apresenta, ele se vê trabalhando, a contragosto, em uma fabrica de sabão fazendo tabelas no excel e traído pela namorada. Contudo, Knox não desistiu de seu maior sonho: ser escritor. Usando como inspiração sua própria desilusão com o amor e seus escritores favoritos George Orwell, Charles Bukowski, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Edgar Allan Poe e José Saramago, nasce "O Livro do Fim". Depois de muita recusa e fracassos, o sucesso entra em cena. Seu livro de longe supera o esperado e Knox não consegue enfrentar muito bem sua nova vida. Agora rico e longe do emprego indesejado, ele sofre com a solidão e com a falta de inspiração para o tão cobrado (por sua editora) próximo livro, ele se vê a mercê das bebidas alcoólicas e consequenciais ressacas que tomam conta de parte de seus dias, além de visões dos seus escritores inspiradores.
Com todas essas alucinações e bebidas exorbitantes, Farris passa a ser prisioneiro dele mesmo, preso por seus pensamentos confusos, preso por seus demônios e toma uma decisão um tanto trágica para conseguir ser "livre" novamente.
Eu achei a leitura bem divertida, com muitos acontecimentos e vários altos e baixos que nos fazem ler rapidamente até o final, sempre querendo saber as novas confusões de Farris Knox, que nos mostra que não precisamos de muito para ser feliz, geralmente o que já temos é suficiente, mas infelizmente, nem sempre percebemos a tempo.
A capa não poderia ser mais perfeita, eu adoro capas e contra-capas assim, que completam uma imagem!
Parabéns por seu trabalho Fernando! Obrigado por tudo e espero ler mais obras suas em breve!
Siga o blog:

site: http://livroemflores.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-homem-e-seus-demonios.html