Before We Were Strangers

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

madrugueilendo 25/05/2023

Alô alô é bomba
Eu tenho TANTO A DIZER?

como eu começo falando sobre esse livro sem dizer de cara que ele foi uma das minhas piores decepções literárias?

é uma bomba :)

a raiva que eu passei lendo isso aqui foi inexplicável. seria um livro que talvez, bem talvez, a hendy de 15 anos teria gostado, mas ainda assim, a hendy de 21 passou raiva durante toda a leitura e durante 80% do tempo querendo entrar na história e fazer tuuudo diferente.

vamo lá vem textão me empolguei pra falar mal:

tinha muita expectativa depois de ver alguns vídeos sobre ele, e por alguns anos, ele veio aparecendo para mim aqui e ali, e esse ano decidi finalmente ler - e meu deus. a maioria das resenhas do livro são positivas, mas, da grande parte são de pessoas que leram o livro a anos, já que o livro foi lançado em 2015, e é uma alegria pessoal minha ver que as que leram mais recentemente tem uma opnião parecida com a que eu tenho sobre a história. odiaram :)))))

o livro é dividido em passado x presente. são praticamente histórias completamente diferentes. ambas sem desenvolvimento algum.
a autora usa de temas como relacionamento abusivo, abandono parental, uso de drogas, luto e alcoolismo ao decorrer, e nenhum, simplesmente nenhum deles tem o mínimo de desenvolvimento, e muitos - ou todos - são romantizados.

o relacionamento dos protagonistas no passado é nojento. é bizarro. tanto os protagonistas como casal, tanto eles separados, pessoas simplesmente sem desenvolvimento nenhum, com pensamentos absurdos e ???tudo bem???, mas a a autora não se aproveitou disso para de fato os fazerem crescerem durante a história: eles continuam agindo como adolescentes do início ao fim.

rola uma dependência emocional e romantização absurda de um claro relacionamento abusivo. de ambas as partes. eu juro que teve algumas partes que me lembraram after sem sacanagem nenhuma. uma em específico me lembrou belo desastre - e com 15 anos eu amava belo desastre kkkkkkrying

tem cada cena completamente sem noção nessa história que eu podia fazer uma lista. cenas sem sentido para a história, e às vezes não fazem nem sentido para o que a própria autora construiu para os personagens. algumas ações não condiziam com os personagens que ela apresentou, sabe? é como se a autora tivesse todas essas ideias, jogasse em um papel, mas não soubesse como fazê-las acontecerem no enredo.

o plot twist é patético.
o final também.

poderia me estender mais pois eu juro, tem coisas piores na história a se comentar, mas já perdi tempo o suficiente lendo um livro que eu odiei.

1,5 estrelas pelo entretenimento e algumas risadas de tão sem noção que foi essa história.
carla.astolfo 27/05/2023minha estante
que bom saber q eu não estava doida quando abandonei em 50% ??

madrugueilendo 27/05/2023minha estante
não estava!!!!

Alessandra 14/09/2017

Sabe, às vezes quando gosto muito de um livro eu travo pra falar sobre ele, é esquisito haha
Acho que porque a história é tão boa e que pra falar sobre ela eu me empolgaria e soltaria todos os spoilers existentes para a outra pessoa não sofrer o que eu sofri de ansiedade.
E pior! É uma ansiedade que você sabe que vai passar, pois eles ficam afastados quinze anos, tá lá na sinopse, ai quando vai acontecer você (eu no caso) fique igual besta gritando com o livro; Nãoooo, por favor conversem, por favor liga pra ela(e)!!!!

Vou tentar falar um pouco dele pra vocês.
Matt (Matthias) um jovem estudante de fotografia tem sua vida mudada ao se mudar para o alojamento em que Grace (Graceland) mora. Um encontro casual nos corredores do prédio, da inicio a uma grande amizade que sempre empaca em se tornar algo mais, pois Grace não quer se envolver, pois quer focar toda sua energia no estudo, não pode deixar cair suas notas e além de ter uma vida de cão. A bicha vende o almoço pra comprar a janta. Vende até saliva (exagero haha, mas é quase isso), para poder sobreviver no dia a dia.
Matt e Grace grudam igual chiclete, fazem tudo juntos, até um dia que a paixão e amor falam mais alto que todas as dificuldades e começam o romance mais fofolete da década de 90.
Com o namoro, vem o medo do futuro, pois Matt está de partida para América do Sul para começar um trabalho como fotógrafo, e cada dia que se aproxima a data da partida, mais o coração fica apertado.

E com a data chegando, vão chegando também às inseguranças, o desencontro, a palavra dita que não pode ser retirada.
Grace, que tem a oportunidade de ir a uma turnê pela a Europa com um professor de música, hesita por ter medo de perder Matt e claro, por problemas financeiros.
E o babado da turnê e do professor... “Dan que muda de sobrenome” é professor de música de Grace é um muito gentil – se você me entende – sempre incentivando Grace a se entregar a música, ajudando com instrumentos, com conhecimento, quer que a garota alcance todo seu potencial. E ajuda ela de toda maneira que encontra, mesmo que indiretamente.
Dan é um ponto importante na história de Grace, só falo isso.
Então, quando chega o derradeiro momento do por que do afastamento do casal, eu fiquei tão triste. Porque naquela altura eu já amo os dois, quero eles juntos, felizes, tirando fotos e tocando música pra sempre... E vocês sabem que isso não iria acontecer AGORA.
A vida acontece, Matt divorciado, chateado, corno, confuso. Com a vida em stand bay, vê tudo mudar e uma luz brilhar novamente quando vê Grace no metrô. Um vislumbre do seu amor da juventude da aquele reset que ele precisa e ele começa a tentar encontrar sua amada. Se arriscando até a escrever uma mensagem em um site de procura de amores perdidos, esperado que de algum modo, Grace veja e o procure.
Como o destino quer essas almas gêmeas juntas, Grace descobre sobre a mensagem e ai inicia a parte 2 dessa história de amor e com ela, vêm esclarecimentos, revelações, mágoas e um segredo bombástico!
Mas claro que tem final feliz, porque se não tivesse eu não estaria aqui falando que amei haha

Gente... eu adorei o livro, li a madrugada toda, me envolvi com Matt e Grace, torci muito pela felicidade deles.
Teve momentos que quis bater no Matt, porque ele surta um momento e achei meio egoísta da parte dele, não era culpa da Grace, ela tentou e ele sabe o quanto ela tentou. Ele podia ficar puto? Sim! Mas não com ela.

Enfim... leiam!!

Ana Paula 15/09/2017minha estante
Alessandra vou ler esse Livro só por causa da sua resenha rsrs?

Alessandra 16/09/2017minha estante
Espero que você curta também Ana

Ana Paula 16/09/2017minha estante
Li e adorei rsrs agora não sei o que ler. Me indique algo por favor? Bjus

Alessandra 16/09/2017minha estante
Ana, hoje eu li Barely Breathing da Brenda Rother, eu achei bacaninha, sem muito drama. Mocinho brutão que acha que não merece a mocinha que é uma advogada gente boa, pois ele é ex-presidiário. Mesmo ele estando de boa ainda se acha inferior, e é bonitinho quando ele todo sem jeito começar a tentar namorar. Eu gostei =)

julia 06/03/2023minha estante
OBRIGADA tirou as palavras da minha boca

Carol @solemgemeos15 11/08/2022

Matt está lidando com as novas atualizações de sua vida: sua ex-esposa está grávida e noiva do cara com quem o traiu e seu emprego não é tão empolgante. Seu colega insiste que está na hora dele ir para a próxima; e então ele se esbarra de supetão em seu primeiro real amor: Grace. Mas assim que ele a ver, ela o reconhece e desaparece. Nos próximos dias, Matt entra numa busca por Grace e chega a escrever um aviso online. Afinal, o que aconteceu para eles se separarem?
Então, a narrativa corta para o passado. Conhecemos Matt e Grace assim que eles interagem pela primeira vez: ele a acha interessante, eles percebem que são vizinhos e uma amizade começa daí.
Aos poucos vemos que eles são aqueles amigos que obviamente estão atraídos um pelo outro, mas que ainda não oficializaram o relacionamento. A questão é que Grace possui dificuldades financeiras e uma família que a sobrecarrega – o que a leva a colocar relacionamentos românticos em suspenso. Mas ela vai ter que rever essa decisão, já que a conexão deles parece caminhar para o inevitável.
Não irei entrar em detalhes da trama, mas é interessante como a quantidade de drama surge entre eles antes do namoro começar (por razões da inexperiência de Grace e vulnerabilidade financeira de Grace), durante o namoro (por razões de imaturidade do casal e falta de comunicação adequada) e depois do namoro (que, como é visto já na sinopse, foi tão bagunçado que á necessidade de um desfecho para ambos).
Esses conflitos são críveis, apesar de em tese serem facilmente resolvidos, mas é da certeza de Matt e da dúvida de Grace que falta comunicação suficiente para que eles consigam entender a situação em que se encontram.
Após descobrirmos o que aconteceu no passado, a história volta ao presente e vemos Matt e Grace se reencontrando – e nessa: percebemos a afobação de Matt “no que poderia ter sido” e a insegurança de Grace, que ainda vamos ver o que há por trás. Talvez o mais interessante seja que eles ainda cometem os mesmos erros, mesmos sendo agora mais maduros.
Mesmo amando esse livro (inclusive, o novo favorito), é estranho como algumas coisas que foram levantadas no meio do livro, foram ignoradas no final, tal como: o quanto de culpa a ex-esposa possui?
De qualquer forma, mesmo em meio a tantas confusões e percebendo os defeitos de ambos (especialmente de Matt), não consegui não torcer pelo casal. Eles, de fato, precisam superar algumas adversidades, mas a conexão que eles possuem é tão genuína e crível que é irresistível.

helo 01/02/2024

Não sei explicar como esse livro é BOM. Os personagens te envolvem e você fica com raiva deles em alguns momentos, depois você simplesmente se apaixona por eles e pelo amor que eles tiveram. História tão bem contada e que te faz se apegar a todos na história.

Laris 24/09/2022

"this moment before the next, is ours for the taking"
Tive sentimentos conflituosos com essa leitura, mas vamos lá.

Trata-se de uma história que se passa entre passado e presente sobre um casal que por desencontros da vida acabaram se separando, mas que nunca de fato se esqueceram do relacionamento que tiveram. Em um um dia no metrô de Nova York se vêem e eventualmente se reencontram.

A questão desse livro é que adorei a parte do livro que falava sobre o passado e quando falava sobre o presente achava tudo rápido e pouco aproveitado.

Pontos positivos:
? Relacionamento entre os dois tinham diálogos muito bons, retrata Nova York de maneira bem detalhada parecendo cenário de filme.

? Trouxe um pouco das dificuldades do equilíbrio entre amor e carreira e sonhos e falta de dinheiro, senti meu coração apertado por Grace que lutava para sobreviver.

? As cenas em que os personagens estavam se apaixonando chegavam a dar um quentinho no coração de tão bem descritas

? Esse livro consegue fazer você sentir os sentimentos de Grace e Matt: suas inseguranças, medos, paixões e angústias.

Pontos negativos:
? Os motivos pelos quais os dois se desencontram acaba gerando certa raiva por ser algo que podia ser evitado, ele a culpa por não ter se esforçado para encontrá-lo, mas quando ligava para a própria mãe nem mesmo perguntava dela...qualquer pessoa se sentiria insegura.

? A personagem principal feminina tem uma relação ruim com a família, o que eu acho que podia ter sido melhor explorado na narrativa.

? Personagem principal masculino tem atitudes impulsas quando fica com raiva, não chega a ser violento, mas faz e fala coisas que eu revirava os olhos.

? Tem uma reviravolta que eu achei rápida, mal desenvolvida e que foi aceita com certa naturalidade pelas personagens, novamente quando isso acontece o protagonista masculino tem reações que me fizeram revirar os olhos.

Apesar disso tudo eu não consegui largar o livro um minuto até terminar.

Se eu pudesse avaliar separadamente daria quatro estrelas para quando a narrativa vai para o passado e uma estrela e meia quando fala do presente, como não posso darei duas estrelas e meia.

2,5/5

julia 11/01/2024

?My life is burning well.?
Que livro!! Amei a história, amei a escrita da autora, as personagens, a divisão dos capítulos, as reviravoltas totalmente inesperadas?
Ver a Grace e o Matt se apaixonarem - não uma, mas duas vezes - foi lindo. Um amor puro, jovem e inocente que ,por conta de todos os acasos da vida, precisou ser adiado por 15 anos. Cada capítulo desse livro foi uma experiência única, mas posso afirmar que veria os dois se apaixonarem mais 50x se possível!

duda 25/04/2023

!!
And in that moment, you realize how little control you have over your own destiny. From the time you're born, you have no control; you can't choose your parents, and, unless you're suicidal, you can't choose your death. The only thing you can do is choose the person you love, be kind to others, and make your brutally short stint on earth as pleasant as possible.

Luisa.Mattoso 27/09/2023

É uma leitura fácil, mas não me prendeu muito. Teve um acontecimento perto do final que deixou tudo mais interessante e aí eu devorei o resto do livro.

Bruna.20 13/04/2020

Mais que amigos...
Estava a muito tempo querendo ler essa história. Muito linda e gostei da forma que a história e a passagem de tempo contada.

pallomaaa 12/03/2023

Nhe
O livro é dividido entre o passado e o presente. me
chateou que os capítulos no passado tenham sido tão profundos, detalhados, íntimos, bons, e os no presente, parece que só estavam lá pra compor páginas: rápido, corrido, chato. as coisas de resolveram rápido demais.

Marina 28/05/2021

Eu amo a premissa do livro, o plot é todinho lindo. Mas acho que ele seria melhor se tivesse focado na parte do presente e desenvolvido mais a vida adulta dos personagens.
Sinto que a parte que me emocionou mesmo e me fez amar a história está só nas últimas páginas.

izabella 18/07/2022

simplesmente um dos melhores livros que eu já li! do início ao fim me prendeu , e confesso : me apaixonei pela escrita dessa mulher, espero ler mais obras dela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6