Um homem chamado Ove

Um homem chamado Ove Fredrik Backman




Resenhas - Um Homem Chamado Ove


1283 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Wilza.Alves 03/05/2024

Esse livro é exatamente daqueles que a gente diz: destruiu meu coração, amei, 5?.
Não tem como dar uma nota diferente desta, Ove é um personagem simples e ao mesmo tempo complexo, impossível não se envolver com a história. O autor traz uma narrativa que nos passa vários sentimentos e seu final nos deixa, no mínimo, com lágrimas nos olhos. Sem dúvida indico a leitura.
comentários(0)comente



Talita Teles 01/05/2024

Impossível não se emocionar! Li o livro e logo em seguida assisti ao filme. Resultado: chorei nos dois!
comentários(0)comente



pedroauday 29/04/2024

Eu só quero saber como?
Eu só quero saber como que eu vou dormir com a cara de tanto chorar, sendo que eu terei de levantar daqui a mais ou menos 3 horas, já que são 1 da manhã e eu não larguei o livro até que terminasse?
Obrigado pela excelente experiência, Fredrik Backman, de verdade!
Thabi.Almeida 29/04/2024minha estante
Ai amig, é difícil para você e tu complica para gente... Agora como faço para ir dormir sem adicionar essa relíquia como meta???
Como se as metas não estivessem lotadas e longe de serem batidas kkkkkk

Ja add como leitura que quero ler e nem passarei pela sinopse


Marcos774 29/04/2024minha estante
Muita gente fala bem desse livro. É um que está no meu radar.


pedroauday 29/04/2024minha estante
@Thabi.Almeida eu indico, principalmente se for fraco pra chorar que nem eu sou ?


pedroauday 29/04/2024minha estante
@Marcos774 eu sinceramente gostei, achei o livro muito bom mesmo.


Wilza.Alves 03/05/2024minha estante
Se não for fraco pra chorar, chora também, digo por experiência própria
Kkkkkkkkkkk




jiangslore 27/04/2024

[4,5/5]
Fredrik Backman é um ótimo autor. Eu já pensei isso quando li "Gente Ansiosa" (que se tornou um dos meus livros favoritos da vida inteira), mas, depois de "Um Homem Chamado Ove" tive a confirmação necessária. E algo que observei é que Backman é um escritor que parece entender muito bem seus pontos fortes e como colocá-los em uma história. Eu diria que os principais entre esses pontos fortes, que estão muito presentes em "Um Homem Chamado Ove", são a caracterização e desenvolvimento dos personagens, a habilidade de conectar narrativas diferentes, e o equilíbrio entre sensibilidade e realismo que permeia o enredo.

Em "Um Homem Chamado Ove", todos os personagens mais relevantes são amáveis e interessantes, mas é claro que Ove é o mais interessante de todos eles. Isso não só é esperado como também é ótimo, porque, se Ove não fosse tão incrível de acompanhar, o livro não seria tão bom quanto é. E o que faz Ove ser incrível é o fato de que ele se parece tanto com uma pessoa real; ele é cheio de características que, se não fossem bem desenvolvidas, pareceriam contradições, mas, como são bem desenvolvidas, demonstram a complexidade e profundidade do personagem. Um dos maiores exemplos disso é a forma como a relação dele com o que é justo e com a Justiça é retratada durante a obra.

Além disso, como mencionado, os outros personagens também possuem desenvolvimentos interessantes. Inicialmente, o leitor se depara com Ove em um momento especialmente isolado de sua vida, de modo que nenhum personagem é desenvolvido rapidamente. Grande parte deles surge encaixando-se em "arquétipos" que o próprio Ove acredita e, a medida que ele se aproxima deles, outros aspectos vão se revelando. E ao mesmo tempo em que isso ocorre, o leitor vai aprendendo mais sobre Ove.

"Um Homem Chamado Ove" é, ainda, uma obra na qual é possível enxergar a conexão entre várias histórias diferentes em dois aspectos. O primeiro é com a correlação entre histórias da vida de Ove com circunstâncias atuais dele ou de outros personagens. O segundo é o uso de uma narrativa que não segue uma ordem cronológica, mas, sim, de correlação temática. Há vários momentos no livro em que parece que o autor está divagando e, até certo ponto, ele está. Mas todas essas divagações possuem um propósito e uma posição no grande conjunto que o livro é. Isso é algo que fica evidente, principalmente, no final do enredo, mas dá para perceber (embora em menor escala) em diversos momentos da história.

Acredito que é bem clichê dizer isso, mas acho que tem muito amor em "Um Homem Chamado Ove". A história é contada com sensibilidade, e considero que isso é fundamental; pois a sua premissa é tentar entender um ser humano que, à primeira vista, não parece ser muito agradável. Essa sensibilidade também está relacionada com o realismo da obra, que surge tanto no modo como os personagens se comportam quanto na presença de eventos "históricos" ou "sociais" afetando a vida deles. Há diversos assuntos importantes que aparecem no livro - gentrificação, aposentadoria, depressão, problemas de assistência social... Embora seja evidente que a finalidade do livro não é discutir esses assuntos e encontrar respostas para as várias questões que eles trazem, "Um Homem Chamado Ove" mostra lindamente como tais temas fazem parte da vida de pessoas reais (e como é importante não esquecer que elas fazem parte da vida de pessoas reais).

A única coisa que considerei negativa durante a minha leitura foi o fato de que um conflito relevante para o enredo foi resolvido de um modo conveniente demais. A solução dada até que fez sentido e ajudou a "amarrar" tudo ao final da história, mas não achei que ela correspondeu à complexidade do problema apresentado - tanto pelo lado do "realismo" quanto pelo lado do desenvolvimento do Ove com relação ao conflito. Com relação ao realismo, penso que a solução foi um pouco mirabolante e provavelmente traria alguma consequência, apesar disso não ter sido mostrado. Pelo lado do desenvolvimento do Ove, é importante mencionar que o conflito envolvia uma questão que era muito relevante na vida dele e que não era bem resolvida, e, apesar da resolução apresentada ter representado um "triunfo", eu não tive a sensação real de "vitória" porque não pareceu tão complexa quanto deveria ser.

Como mencionei inicialmente, o que faz Fredrik Backman ser um bom autor é o fato de que ele parece entender bem quais são seus pontos fortes e como aplicá-los em uma história. O resultado disso são livros com estilo próprio, mas que contam histórias que retratam pessoas mais do que personagens, e falam sobre temas que são capazes de atingir muitos leitores. E, claro, "Um Homem Chamado Ove" é um desses livros: um livro que emociona muito porque conta uma história muito especial. E o que faz essa história ser especial é o fato de que ela é sobre um homem comum, com qualidades e defeitos, que passou por alegrias e dificuldades na vida; e que, sim, se tornou o que o mundo fez dele, mas que nunca deixou de ser uma boa pessoa por causa disso.
comentários(0)comente



daiana oliveira 27/04/2024

?A vida é algo notável.?
A história de Ove é peculiar e comum na mesma medida, um senhor de 59 anos que nas primeiras páginas se mostra duro dito até ?ranzinza" mas quando mais afundo o conhecemos descobrimos que há muito mais sensibilidade do que rigidez nesse ser.
Acredito que muitos livros aparecem na nossa vida no momento certo e que essa tenha sido a hora perfeita para tal fato, realmente o tempo é algo notável (como nosso protagonista mesmo diz), há alguns meses atrás comecei este livro e larguei antes de sair da página 10 com a desculpa de que era chato, agora me vejo dando cinco estrelas e querendo ler até a lista de compras do autor. A vida é algo notável.
Fazia muito tempo que não chorava tanto e ficava até as duas da manhã acordada presa entre as páginas de um livro buscando saber como a tudo vai terminar e senti falta dessa sensação, obrigada, Ove. Tudo aqui é muito lindo e eu sinto que preciso ler de novo isso um dia e você também deveria. Emocionante.
?E o tempo é algo notável. A maioria de nós vive só para o que está diante de nós. Alguns dias, algumas semanas, alguns anos. Um dos momentos mais angustiantes na vida de qualquer pessoa é provavelmente o dia em que se percebe ter chegado a uma idade em que há mais tempo olhando para trás do que para a frente. E, quando o tempo não está mais diante da gente, é preciso encontrar outras coisas pelas quais se possa viver.?
comentários(0)comente



Isabella Cristina 25/04/2024

Um homem chamado Ove
Se eu tivesse que descrever esse livro em uma palavra ela seria “sensível”, inicialmente nós somos apresentados a Ove, um homem de 59 anos cheio de manias, de opinião muito forte e podemos até dizer ranzinza, as situações apresentadas no início do livro nos fazem rir ao mesmo tempo que pensamos que esse homem é muito “cri cri” e que com certeza não gostaríamos de ter ele como vizinho.

Mas se eu já estava gostando do personagem pelo jeito dele – que em alguns momentos eu me identifiquei confesso – quando o livro vai nos levando a conhecer a vida dele e toda a trajetória que ele passou até o momento em que estamos, é impossível não se apaixonar por esse personagem, Ove é um homem sensacional, cheio de princípios, integro e muito leal, a vida muitas vezes foi muito dura com ele, mas em todos os momentos, independente das situações ele lutou por aquilo que acreditava e não deixou que as adversidades tirassem dele seus valores.

Além de Ove temos aqui vários personagens maravilhosos e muito bem escritos, mas gostaria de dar uma atenção a Sonja, que nós não conhecemos propriamente, mas a todo momento eu só conseguia pensar o quão maravilhosa é essa personagem, fica claro só pelos relatos que temos dela a falta que ela faz na vida do personagem e como todos nós deveríamos ter a chance de ter uma Sonja em nossa vida. O livro tem vários outros personagens muito bons que são muito importantes na trajetória de Ove, não quero dar spoiler, mas é fato que nosso personagem é salvo várias vezes por pessoas que independente do que ele fale ou faça enxergam ele e não desistem desse homem precioso, e faço uma menção a Parvaneh que não desiste desse nosso senhorzinho.

Se preparem para rir, sentir raiva, compaixão e chorar, o livro trata de maneira muito bonita temos como luto, resiliência, sentimento de não pertencimento e a importância de não deixarmos o tempo passar, eu recomendo a leitura desse livro a todos, além de ser uma obra que merece ser revisitada sempre que possível.

Obrigada a minha amiga Chris por me proporcionar essa experiencia maravilhosa ao escolher essa obra para nosso Clube
comentários(0)comente



Manu 25/04/2024

Esse livro é como se fosse lar
Eu amei!!!! Tão acolhedor!! Ove é maravilhoso do jeitinho dele!!! Queria amizade sincera ???????
comentários(0)comente



Vivi Santos 24/04/2024

Sensacional
Que livro maravilhoso, fiquei totalmente envolvida com os personagens e principalmente por Ove. O velho mais rabugento e maravilhoso. Livro favoritado, com certeza ??
comentários(0)comente



Adna31 24/04/2024

Por mais homens chamados Ove
No início eu julguei muito o Ove, mas com o desenrolar eu passei a amar ele, entender ele e até a me identificar com ele.

É um livro que deixa o coração da gente quentinho, muito feliz por poder ler ele.

Recomendo muito a leitura!
Pri 24/04/2024minha estante
Eu amo esse livro!!!!!


Aline.C 24/04/2024minha estante
Também amei! O filme Também é bom. Tom Hanks está perfeito como Ove.


Adna31 24/04/2024minha estante
Aline.C obrigada por me fazer querer ver o filme..haha


Pri 24/04/2024minha estante
Eu vi o filme sueco e o do Tom Hanks...
Preferi o sueco kkkk (acho que manteve melhor a personalidade fo Ove mais jovem).
Mas Tom Hanks foi mto bom mesmo


Adna31 24/04/2024minha estante
Pois pronto Pri, agora terei de ver os dois..kkkkkk


Aline.C 25/04/2024minha estante
?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



BarbaraDSB 19/04/2024

Um Homem Chamado Ove é uma história que nos lembra da importância da gentileza. O protagonista, Ove, é um homem que enfrentou muitas dificuldades na vida e se tornou amargo e ranzinza. No entanto, quando uma nova família se muda para a casa ao lado, ele começa a se abrir e a se tornar uma pessoa mais amável.
O livro aborda temas profundos, como luto, pensamentos suicidas, tentativa de suicídio, homofobia e abuso/maus tratos de animais. A escrita em terceira pessoa pode ser um pouco arrastada no início, mas, à medida que a história se desenrola, o leitor é envolvido por uma narrativa emocionante e tocante.
Um Homem Chamado Ove nos mostra que, mesmo nas situações mais difíceis, a gentileza e a conexão com os outros podem transformar vidas. Vale a pena ler essa história que mistura humor, melancolia e reflexões sobre a natureza humana.
comentários(0)comente



Diana Araújo 16/04/2024

O total oposto da metamorfose ambulante | @eraumaveznumlivro
Sobre o lado positivo de ser fiel aos seus princípios e firme nos pensamentos e atitudes, mas as consequências de ser inflexível na vida. Essa foi a principal reflexão que fiz ao longo da leitura de “Um Homem Chamado Ove”.

A história do livro é linda e aqui as pessoas são levadas até Ove, precisando ou insistindo em interagir com ele de acordo com as situações que surgem, e é bonito ver como esse cara casmurro vai se afeiçoando a elas e demonstrando, do seu jeito torto, que se importa.

Mas o que tudo isso me pensar foi sobre como, na vida real, você pode afastar as pessoas à sua volta com teimosia. Todo mundo tem sofrimentos e questões na vida, mas isso não pode ser o único ponto que vai determinar a nossa maneira de viver e se relacionar com as pessoas que estão à nossa volta e, principalmente, aquelas que se importam com a gente.

Mais vale achar o equilíbrio entre o afinco e a inconstância e ser uma “metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Taí, adoraria ver uma conversa entre Ove e Raul Seixas.

Só uma coisa me incomodou no livro, a gordofobia de Ove quanto a um dos personagens. Ove é ranzinza com outras questões também, mas nesta em específico eu acho que o autor exagerou na maneira de se referir ao outro personagem sempre que ele aparecia.

No geral, a história é tocante, os personagens são divertidos, a escrita do autor é muito fluida, a narrativa intercalando o presente o passado prende demais - às vezes me sentia transportada pro meio de tudo - , e no final é impossível não se emocionar.

"Às vezes é difícil explicar por que algumas pessoas de repente fazem as coisas que fazem."
comentários(0)comente



beatriz 16/04/2024

Ove, o homem de coração enorme!
Durante a leitura tive um misto de sentimentos, em vários momentos me peguei rindo, chorando e até com raiva em alguns eventos. No começo você não entende o Ove e até acha ele chato, mas conforme a história vai passando ele vai se mostrando um senhor incrível!!
comentários(0)comente



1283 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |