Um homem chamado Ove

Um homem chamado Ove Fredrik Backman

Resenhas - Um Homem Chamado Ove

Isabella Cristina 25/04/2024

Um homem chamado Ove
Se eu tivesse que descrever esse livro em uma palavra ela seria “sensível”, inicialmente nós somos apresentados a Ove, um homem de 59 anos cheio de manias, de opinião muito forte e podemos até dizer ranzinza, as situações apresentadas no início do livro nos fazem rir ao mesmo tempo que pensamos que esse homem é muito “cri cri” e que com certeza não gostaríamos de ter ele como vizinho.

Mas se eu já estava gostando do personagem pelo jeito dele – que em alguns momentos eu me identifiquei confesso – quando o livro vai nos levando a conhecer a vida dele e toda a trajetória que ele passou até o momento em que estamos, é impossível não se apaixonar por esse personagem, Ove é um homem sensacional, cheio de princípios, integro e muito leal, a vida muitas vezes foi muito dura com ele, mas em todos os momentos, independente das situações ele lutou por aquilo que acreditava e não deixou que as adversidades tirassem dele seus valores.

Além de Ove temos aqui vários personagens maravilhosos e muito bem escritos, mas gostaria de dar uma atenção a Sonja, que nós não conhecemos propriamente, mas a todo momento eu só conseguia pensar o quão maravilhosa é essa personagem, fica claro só pelos relatos que temos dela a falta que ela faz na vida do personagem e como todos nós deveríamos ter a chance de ter uma Sonja em nossa vida. O livro tem vários outros personagens muito bons que são muito importantes na trajetória de Ove, não quero dar spoiler, mas é fato que nosso personagem é salvo várias vezes por pessoas que independente do que ele fale ou faça enxergam ele e não desistem desse homem precioso, e faço uma menção a Parvaneh que não desiste desse nosso senhorzinho.

Se preparem para rir, sentir raiva, compaixão e chorar, o livro trata de maneira muito bonita temos como luto, resiliência, sentimento de não pertencimento e a importância de não deixarmos o tempo passar, eu recomendo a leitura desse livro a todos, além de ser uma obra que merece ser revisitada sempre que possível.

Obrigada a minha amiga Chris por me proporcionar essa experiencia maravilhosa ao escolher essa obra para nosso Clube

Manu 25/04/2024

Esse livro é como se fosse lar
Eu amei!!!! Tão acolhedor!! Ove é maravilhoso do jeitinho dele!!! Queria amizade sincera ???????

Vivi Santos 24/04/2024

Sensacional
Que livro maravilhoso, fiquei totalmente envolvida com os personagens e principalmente por Ove. O velho mais rabugento e maravilhoso. Livro favoritado, com certeza ??

Adna31 24/04/2024

Por mais homens chamados Ove
No início eu julguei muito o Ove, mas com o desenrolar eu passei a amar ele, entender ele e até a me identificar com ele.

É um livro que deixa o coração da gente quentinho, muito feliz por poder ler ele.

Recomendo muito a leitura!
Pri 24/04/2024minha estante
Eu amo esse livro!!!!!

Aline.C 24/04/2024minha estante
Também amei! O filme Também é bom. Tom Hanks está perfeito como Ove.

Adna31 24/04/2024minha estante
Aline.C obrigada por me fazer querer ver o filme..haha

Pri 24/04/2024minha estante
Eu vi o filme sueco e o do Tom Hanks...
Preferi o sueco kkkk (acho que manteve melhor a personalidade fo Ove mais jovem).
Mas Tom Hanks foi mto bom mesmo

Adna31 24/04/2024minha estante
Pois pronto Pri, agora terei de ver os dois..kkkkkk

Aline.C 25/04/2024minha estante

BarbaraDSB 19/04/2024

Um Homem Chamado Ove é uma história que nos lembra da importância da gentileza. O protagonista, Ove, é um homem que enfrentou muitas dificuldades na vida e se tornou amargo e ranzinza. No entanto, quando uma nova família se muda para a casa ao lado, ele começa a se abrir e a se tornar uma pessoa mais amável.
O livro aborda temas profundos, como luto, pensamentos suicidas, tentativa de suicídio, homofobia e abuso/maus tratos de animais. A escrita em terceira pessoa pode ser um pouco arrastada no início, mas, à medida que a história se desenrola, o leitor é envolvido por uma narrativa emocionante e tocante.
Um Homem Chamado Ove nos mostra que, mesmo nas situações mais difíceis, a gentileza e a conexão com os outros podem transformar vidas. Vale a pena ler essa história que mistura humor, melancolia e reflexões sobre a natureza humana.

Diana Araújo 16/04/2024

O total oposto da metamorfose ambulante | @eraumaveznumlivro
Sobre o lado positivo de ser fiel aos seus princípios e firme nos pensamentos e atitudes, mas as consequências de ser inflexível na vida. Essa foi a principal reflexão que fiz ao longo da leitura de “Um Homem Chamado Ove”.

A história do livro é linda e aqui as pessoas são levadas até Ove, precisando ou insistindo em interagir com ele de acordo com as situações que surgem, e é bonito ver como esse cara casmurro vai se afeiçoando a elas e demonstrando, do seu jeito torto, que se importa.

Mas o que tudo isso me pensar foi sobre como, na vida real, você pode afastar as pessoas à sua volta com teimosia. Todo mundo tem sofrimentos e questões na vida, mas isso não pode ser o único ponto que vai determinar a nossa maneira de viver e se relacionar com as pessoas que estão à nossa volta e, principalmente, aquelas que se importam com a gente.

Mais vale achar o equilíbrio entre o afinco e a inconstância e ser uma “metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Taí, adoraria ver uma conversa entre Ove e Raul Seixas.

Só uma coisa me incomodou no livro, a gordofobia de Ove quanto a um dos personagens. Ove é ranzinza com outras questões também, mas nesta em específico eu acho que o autor exagerou na maneira de se referir ao outro personagem sempre que ele aparecia.

No geral, a história é tocante, os personagens são divertidos, a escrita do autor é muito fluida, a narrativa intercalando o presente o passado prende demais - às vezes me sentia transportada pro meio de tudo - , e no final é impossível não se emocionar.

"Às vezes é difícil explicar por que algumas pessoas de repente fazem as coisas que fazem."

beatriz 16/04/2024

Ove, o homem de coração enorme!
Durante a leitura tive um misto de sentimentos, em vários momentos me peguei rindo, chorando e até com raiva em alguns eventos. No começo você não entende o Ove e até acha ele chato, mas conforme a história vai passando ele vai se mostrando um senhor incrível!!

Alcântara 14/04/2024

Terminei emocionada.
No início do livro achei Ove muito chato. Com o passar da leitura, conhecendo a sua personalidade, fui me apegando a ele. Me lembra meu pais: ranzinza, mas de um coração enorme. Eu fiquei encantada com seu amor por Sonja( sua esposa), e pela mulher incrível que ela era. Eu fiquei apaixonada por Parvaneh. Amei a história de amizade deles (Parvaneh e Ove), que mulher incrível!

No final das contas, família nem sempre é um laço consanguíneo, sabe?! Relações de amor, amizade, respeito, podem ser muito mais forte quando se tem maturidade e empatia.

Um livro sobre amor, amizade, compreensão. Todo mundo tem uma história.

Maria7177 13/04/2024

?Amar alguém é como se mudar para uma outra casa. No começo a gente se apaixona por todas as coisas novas, a gente se pergunta toda manhã se aquilo é nosso de fato, como se tivesse medo de que alguém de repente entrasse correndo pela porta e reclamasse que tinha havido um grande engano, e que não era de jeito nenhum seu direito morar num lugar tão lindo.?

maria20514 12/04/2024

Simplesmente lindo! ao decorrer do livro você começa a entender perfeitamente o porquê de ove ter sido tão amado por sonja e todas as outras pessoas ao seu redor. ele é um homem com o coração gigantesco mesmo!!!!

Cida 85 11/04/2024

?O amor é algo notável. Ele pega a gente de surpresa.?
No começo confesso q esse livro não me pegou muito, fiquei foi irritada em muitas passagens, mas com o decorrer da história comecei a me identificar com as rabugice de Ove ! hahahah (não sei se devo me preocupar )?
Acho q todos deveriam ler esse livro eh um história mto bonita no fim das contas ,terminei o livro aos prantos !