Contos Completos

Contos Completos Leon Tolstói

Resenhas - Contos Completos

Israel145 10/10/2018

O terceiro e último volume dos contos completos de Tólstoi marca o final da carreira do escritor (falecido em 2010). Os contos aqui superam e muito os do segundo volume, que são basicamente cartilhas de leitura russa e alguns embutidos de um irritante conteúdo mísitico/religioso, e chegam sem dúvida a equiparar-se ou até a superar os contos da primeira fase do autor contidos no 1º volume.
Os holofotes aqui vão para as classes sociais menos favorecidas e a aristocracia russa, tão bem retratada pelo autor nos clássicos Anna Karênina e Guerra e Paz, passa longe das histórias da escória que se arrasta pelo melhor da literatura russa: mujiques, presos políticos, mendigos, revolucionários, suicidas, condenados, etc.
As histórias de execução, trabalhos forçados, surras em corredor polonês, sofrimento, pobreza e toda sorte de infelicidade das classes desfavorecidas marca o leitor de forma profunda e incrusta na sua alma o gosto amargo da literatura russa que foi tão bem retratada com os magníficos contos de Tchekhov e os romances de Dostoiévski. Contos, por sinal, que se igualam à qualidade dos contos de Tchekhov quando este abordou tais temas.
Um dos contos finais deste volume mostra um pouco do dia a dia do autor, já nas proximidades de sua morte, ele escreve em 1910 o conto Iasnáia Poliana (o nome de sua propriedade) onde retrata em algumas páginas 3 dias de sua vida onde atende mujiques, acompanha um médico e transita pela sua propriedade e no final faz um desabafo amargo sobre o povo russo.
Obra espetacular que deve ser lida, apreciada, relida e repassada de geração em geração para honrar a memória desse grande autor da literatura universal.
Gustavo.Romero 10/10/2018minha estante
O difícil é encontrar esse livro...

Israel145 10/10/2018minha estante
Verdade. O negócio agora é torcer por uma reedição

Thiago 11/10/2018minha estante
Esse volume, tem o conto: "Depois do Baile" né?

Thiago 11/10/2018minha estante
Eu acabei de ver, que vai sair em breve, divulgaram até a capa.

Maitê 15/08/2018

Achei que fosse ter alguma dificuldade na leitura desse livro, por não gostar de contos, mas a escrita do Tolstoi, desde o seu começo - como vemos aqui - é sempre encantadora e envolvente. Mesmo quando ele muda o seu estilo, o que acontece diversas vezes, até quando ele é aquele Tolstoi familiar. Como destaque, A Nevasca, por ser um conto que chega a ser sufocante, você se sente tão perdido quanto os personagens. E trilogia Sebastopol,cada um singular, mas de alguma forma, conectados; além de ser meio que autobiográficos e uma das suas primeiras escritas. Poderia falar de todos aqui, pois de fato, não tinha um conto que não me envolvesse de alguma forma.
As fotografias adicionadas na formatação do livro são belissimas, e só ajuda a entrar no clima dessa época tão distante e diferente da nossa.
Fico no anseio por ler os outros volumes dessa coletânea.

Heidi Gisele Borges 11/01/2018

Adorei esse livro. Tem muitos contos e fábulas e histórias reais e é rápido de ler.

O livro é dividido em 4 partes e a última é composta por contos de temática cristã, que, mesmo quem não for pode mergulhar na bondade e na "esperteza" humana. Histórias muito bonitas e de ensinamentos.

Recomendo muito!

GeanPerius 02/03/2017

Imperdível.
Esta coleção traz o que há de melhor no gênero contista da Rússia. Tolstói retrata uma época de ouro na história, uma época de descobrimentos, do nascer do capitalismo e industrialização. É o retrato de uma Rússia em transição (podemos dizer a Europa também), a simplicidade e labor de seu povo. Os livros são muito bem acabados, com imagens colorizadas tecnicamente arcaicas, é verdade, mas seu valor reside aí: na tecnologia fotográfica do século XIX, com a sobreposição de chapas coloridas em vidro (três cores), para a colorização das imagens.

Lipe 22/11/2019

Contos, novelas e fábulas infantis são possíveis de serem encontradas nessa obra, que possui características pedagógicas/educadoras, psicológicas e moralistas.

Lipe 01/07/2019

Mesmo com apenas 27 anos de idade, Liev Tolstói apresenta aos seus leitores narrativas com imensa qualidade literária. Mesmo ao apresentar horrores da guerra ou da natureza humana (traçando perfis psicológicos de seus personagens) Tolstói faz isso, por meio de contos intensos e utilizando uma escrita primorosa.

Erika 01/06/2019

Narrativas exaustivas
Os primeiros contos de guerra são bem cansativos. Tudo começa a ficar 100% Tolstoi com Albert - o penúltimo conto.
André 03/09/2019minha estante
Obrigado, agora só faltam 11 contos para ficar bom... =(

Erika 08/02/2020minha estante
Ah André desculpa se fui brochante kkkk...

Luiza 25/10/2022

Leitura maravilhosa e árdua ao mesmo tempo
Não gostei de todos os contos, inclusive vários deles eram muito parecidos entre si. Gostei dos contos de Sebastopol (apesar do primeiro ser narrado de uma forma pouco usual e que me incomodou um pouco, mas amei a experiência), do Dois Hussardos e do Memórias de um marcador de pontos de bilhar (foi muito impactante).

Anderson 26/10/2022

Nesse primeiro volume dos Contos Completos de Tolstói temos narrativas um pouco mais longas, nas quais o autor dedica-se a falar de alguns temas circulares, sobretudo as guerras e a vida da gente simples, em especial dos camponeses.

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Contos Completos", em três volumes, de Leon Tolstói, publicado em 2015 pela editora Cosac Naify, reúne todas as histórias curtas escritas pelo autor ao longo de sua carreira. A obra apresenta ao leitor uma coleção de contos, que são marcados por uma linguagem simples, direta e intensa, que reflete as preocupações do autor com as questões sociais e morais da Rússia do século XIX.

O primeiro volume do livro abrange os contos escritos por Tolstói entre 1852 e 1862. Aqui, encontramos histórias que abordam temas como amor, família, sociedade, religião, moralidade e justiça. O conto "A Felicidade Conjugal", por exemplo, é uma reflexão sobre as expectativas e desilusões do casamento, enquanto "O Padre Sérgio" narra a história de um religioso que busca a redenção após uma vida de luxo e prazeres mundanos.

O segundo volume contém os contos escritos entre 1863 e 1886, período em que Tolstói se dedica cada vez mais à crítica social e à defesa dos mais pobres. Nessa coleção, destacam-se obras como "O Que é o Amor?", que apresenta uma visão crítica sobre o casamento como instituição social, e "A Morte de Ivan Ilitch", que trata da finitude humana e da busca pelo sentido da vida.

Por fim, o terceiro volume abrange os contos escritos entre 1886 e 1910, e apresenta uma preocupação ainda maior de Tolstói com os problemas sociais e a luta pela justiça e igualdade. Aqui, encontramos obras como "O Diabo", que aborda a luta entre o bem e o mal, e "A Sonata a Kreutzer", que critica a hipocrisia da sociedade diante do amor e da sexualidade.

No geral, "Contos Completos" é uma obra que oferece um panorama completo da produção literária de Tolstói em termos de contos. As histórias apresentadas são reflexões profundas sobre as questões fundamentais da vida humana, narradas com simplicidade e clareza, o que torna o livro acessível e cativante para os leitores de todos os níveis de escolaridade e conhecimento. Além disso, a edição da Cosac Naify se destaca pela qualidade editorial, com capa dura e papel de alta gramatura, que torna a leitura ainda mais prazerosa.

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Contos Completos 3", de Leon Tolstói, publicado em 2015 pela editora Cosac Naify, é uma coletânea de 10 contos escritos pelo autor no final do século XIX e início do século XX. A obra apresenta histórias marcadas pela preocupação de Tolstói com a condição humana e as questões éticas e morais.

Os contos reunidos neste volume abrangem diversos temas, como a religiosidade, o amor, a família, a guerra e a justiça social. Em "Paz e Guerra", por exemplo, Tolstói utiliza a história de um soldado para refletir sobre as consequências devastadoras da guerra na vida das pessoas. Já em "O Diabo", o autor aborda a luta entre o bem e o mal, explorando a natureza humana e a influência do diabo em nossas escolhas.

Outra história que se destaca neste volume é "Sonho de um Homem Ridículo", que trata da busca pelo sentido da vida e da morte como uma possibilidade de renovação. O conto "Três Mortes" apresenta a história de um homem que, após presenciar três mortes em um curto espaço de tempo, questiona a existência de Deus e a justiça divina.

No geral, "Contos Completos 3" é uma obra que reforça a habilidade de Tolstói em criar histórias profundas e impactantes, capazes de provocar reflexões sobre a condição humana e o mundo ao nosso redor. A edição da Cosac Naify se destaca pela qualidade editorial, com capa dura e papel de alta gramatura, que torna a leitura ainda mais prazerosa.

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Contos Completos 1", de Leon Tolstói, publicado em 2015 pela editora Cosac Naify, é uma coletânea de 13 contos escritos pelo autor entre os anos de 1852 e 1862. A obra apresenta histórias que abordam temas como amor, religião, política, moralidade e justiça, sendo marcadas pela linguagem simples e direta característica do autor.

Entre os contos reunidos neste volume, destacam-se "A Felicidade Conjugal", que aborda a vida conjugal de um casal e as dificuldades enfrentadas no casamento, e "O Padre Sêrgio", que trata da transformação pessoal de um clérigo ortodoxo a partir de uma crise existencial. Em "O Que é Arte?", Tolstói apresenta sua teoria sobre a arte e sua relação com a vida, a moral e a sociedade.

Outros contos que se destacam neste volume são "O Forcado", que apresenta a história de um homem que se sacrifica para salvar a vida de outros, e "O Posto de Correio", que discute a questão da justiça social e da corrupção na sociedade russa do século XIX.

No geral, "Contos Completos 1" é uma obra que apresenta a habilidade de Tolstói em criar histórias profundas e reflexivas, que provocam reflexões sobre a condição humana e a sociedade em que vivemos. A edição da Cosac Naify se destaca pela qualidade editorial, com capa dura e papel de alta gramatura, que torna a leitura ainda mais agradável.