O Baú do Raul

O Baú do Raul Raul Seixas
Tárik de Souza

Resenhas - O Baú do Raul

I.volner2 31/12/2023

Um livro sobre os fragmentos de um ídolo que jamais será esquecido. Um homem, um louco, um mito! Toca Raul, para sempre nossos corações!

CAMBARÃ 20/10/2023

Os contos em Baú do Raul são marcados por uma atmosfera melancólica e uma visão sombria da existência.
retrata personagens marginalizados, solitários e desiludidos, que lutam para encontrar sentido em suas vidas.
Um elemento recorrente em Baú do Raul é a presença da natureza como pano de fundo para as histórias.
utiliza descrições detalhadas da paisagem para acentuar o aspecto trágico das narrativas, criando um contraste entre a beleza natural e a melancolia das situações vividas pelos personagens.
Essa presença da natureza também pode ser interpretada como uma metáfora da condição humana e das forças implacáveis que regem a vida.

BeatrizViana0 10/06/2023

Imprevisível!
É muito estranho você ler o diário de alguém, e quando este alguém é um ídolo se torna mais desafiador. Saber que Raul tinha os mesmos medos e conflitos de qualquer mortal comum é surreal. Amei conhecer mais um pouco deste Raul que sempre admirei. Salve Raul!

Beatriz.Gallego 30/01/2022

Ler "O Baú do Raul" é ter a oportunidade de conhecer um pouco da mente brilhante e insana de Raul Seixas. Desabafos emocionantes, pequenas anotações, ideias revolucionárias, mini histórias, poemas, indagações filosóficas... escritos que são capazes de aproximar o leitor de Raul de forma única e especial.
Termino esta leitura com admiração ainda maior pelo cantor, compositor e gênio; sem sombra de dúvidas, uma das maiores personalidades da qual o Brasil teve o privilégio de ser o berço.

"[...] Desejo: ser eterno." - Pág. 15.
Seu desejo, de fato, se realizou, Raulzito. Você é eterno e nunca será esquecido. Viverá para sempre em nossos corações e memórias. TOCA RAUL!

myebird 01/12/2020

Sem palavras
Cara, conhecer o Raul assim foi uma experiência cheia de emoções. Não sei se tô recuperada totalmente.
Como grande fã foi bem difícil de ler algumas coisas, claro que a gente sabe da fama do Raulzito, mas por ter nascido tão depois e ter me tornado fã apenas agora foi quase um choque de realidade. Ele mostrou um lado que eu não conseguia ver pelas músicas.
Tem o Raul revoltado, o apaixonado, o bêbado, o viciado, o filósofo, o triste. Todos são um, ou não também, cada um é um e é isso que ele faz a gente pensar
O cara era um gênio, em todas as definições possíveis. Fico honrada de poder ter lido esse livro e como fã me sinto mais próxima dele

sobre o >livro< em si eu fiquei confusa pelo motivo de não ser em ordem cronológica, só isso

Jezzy 19/06/2020

Viagem a Anarkland
O livro traz material até então inédito, selecionado por Kika Seixas, ex-esposa do popular e controverso ícone do rock nacional.
A organização das inúmeras páginas de diário, cartas e composições que o livro entrega fica a cargo de Tárik de Souza, jornalista e crítico musical.

Os textos vão de 1971 até 1989 - ano de morte do músico - e permitem ao leitor acompanhar o que pensava Raul sobre si mesmo, sua vida, sua carreira e seu país.
Destaque especial para as diversas fotos do músico ao longo da edição, e para os escritos do músico sobre suas crenças religiosas pouco conhecidas.

Boa pedida para fãs e para qualquer um interessado em conhecer o mito Raul Seixas segundo suas próprias palavras.

Carol 23/04/2020

Maluco beleza
Livro: Baú do Raul
Autor: Raul Seixas, seleção de Kika Seixas
Ano: 1992
N° de páginas: 211
"Já tive esperanças de um dia ser normal", disse o astro de rock em um de seus diários, e ainda bem que ele nunca foi. Lendo essas páginas tive mais certeza ainda que todo artista sofre sobre as mesmas questões, quem sou, porque sou, quem serei, o que é o mundo, e se não sofresse, se não fosse "estranho" não seria artista.
Ai de nós se Raul tivesse sido apenas um homem normal! Graças a todos os deuses ele foi estudante, professor de inglês, hippie, niilista, compositor, escritor, neurótico, mal humorado, ateu que tem medo de alma penada e as vezes acredita em deus, apaixonado irremediável, produtor de discos, cínico e otimista.
Essa obra íntima e linda contém a explicação da temática de várias músicas e filosofias de vida que o cantor adotava e é muito bacana escutar as músicas depois de ter esse entendimento. Acredito que esse livro complementa a obra musical de Raulzito e nos deixa querendo sempre mais.
Uma das partes que mais gostei é quando ele responde a uma série de perguntas ou escreve curiosidades sobre si mesmo, algumas até me identifiquei. Como por exemplo, não gostar de demorar passando sabonete no rosto durante o banho com medo de algo acontecer, enquanto ele está de olhos fechados.
Ele era bem maluquinho, e digo isso como elogio, pois acredito que é necessário ser maluco beleza mesmo pra se alcançar o que sonha como ele alcançou.
Com ele aprendi que é lindo ser diferente dos demais.
#lersemrotulos #raulseixas #baudoraul
#metamorfose #livro #resenha #literaturabrasileira

Alexandre 27/08/2010

Pra quem gosta de biografia e curte o Raulzito... eu digo: TOCA RAUUUUUUL... ou melhor: LEIA RAUUUUUUUUL

pra quem é indiferente ao ídolo do rock tupiniquim, não vai passar de uma ensaio biográfico psicodélico.

Lord_Vaynard 21/07/2010

Muito triste
Para os verdadeiros fãs do Raulzito, contém vários textos de autoria do próprio Raul Seixas, ilustra com as suas próprias palavras várias fases da sua vida.
Recomendado para fãs.

Raquel Lima 03/02/2009

Nada a declarar...
Nem a falar, nem a discutir, nada, um amontoado de letras, tentando formar uma biografia.