Ordem Médica e Norma Familiar

Ordem Médica e Norma Familiar Jurandir Freire Costa

Resenhas - Ordem médica e norma familiar

Eurritimia 14/04/2023

Um livro que explica como a medicina, na figura dos higienistas, pôde obter tanta influência na sociedade brasileira dos séculos XVIII e XIX. Em alguns momentos me pareceu que eu estava lendo alguma discussão do :birdsite: mas só pq a influência de Foucault é bem visível ao longo do texto. Com a criação de várias regras morais e de controle, os higienistas conseguiram se manter como uma das peças-chave para se entender a sexualidade brasileira.

Osório 28/08/2022

adorei as ideias abordadas nesse livro. Jurandir tem uma base bem foucaultiana, onde ele aborda o poder médico e estatal imposto sobre as famílias, para torná-las higiênicas e cuidarem do futuro da nação, ou seja, as crianças. o autor destaca a evolução do conceito de família e infância desde a colônia até a república, os métodos para proteger a família dela mesma e dos males cotidianos e mundanos. recomendo muito este livro.