Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus Cristo? Greg Gilbert

Resenhas - Quem é Jesus Cristo?

Luana.Miranda 01/02/2024

Ele salva pessoas
Pq Jesus Cristo é inevitável? Pq ainda acreditam que um homem no século 1 andou pela terra dizendo ser Deus e era Deus? E era DEUS!

Deus é muito criativo minha noss

Anezio 30/12/2023

Simples e direto
Livreto muito bom. Simples e direto, sem ser cansativo e repetitivo.

O autor apresenta Jesus de forma muito interessante e profunda sem ser simplório, mostrando nas entrelinhas detalhes que dificilmente são percebidos numa leitura cotidiana dos evangelhos.

Kelly Oliveira Barbosa 13/06/2023

BLOG CAFÉ, FÉ E LIVROS
Tomás de Kempis em Imitação de Cristo disse: “A doutrina de Cristo excede todas as doutrinas dos santos, e quem tem o Espírito encontrará nela um maná escondido. Acontece, porém, que muitos dos que ouvem o evangelho sentem pouca afeição por ele, porque não têm o Espírito de Cristo.”[1] Lembro-me perfeitamente quando em 2016 decidi que me dedicaria em minhas leituras e estudos teológicos na pessoa de Jesus Cristo. Que eu não me deteria tanto sobre a Escatologia ou qualquer outro assunto ou doutrina mais do que me dedicaria a conhecer Jesus. De lá para cá essa minha resolução não mudou. Continuo focando na leitura das Escrituras e procurando ler e estudar cada vez mais sobre Jesus Cristo. Para mim Ele é a chave para compreender tudo e todo o resto.

Foi o que me motivou a ler o livro do Greg Gilbert, “Quem é Jesus Cristo?”, publicado em 2015. O volume faz parte de uma série chamada 9 Marcas.

O livro é focado na grande questão da identidade de Jesus. Quem é Jesus Cristo? Ele foi simplesmente um homem extraordinário? O que realmente eu penso sobre ele? Eu já li outro livro focado na identidade de Jesus, foi o Who Is Jesus? do Sproul – também muito bom -, porém esse livro do Greg se diferencia pela proposta de tentar conhecer Jesus da mesma maneira como alguém naquela época da Encarnação o conheceu. Então, o autor nos transporta para as margens do Rio Jordão e nos faz ver João Batista um pouco resistente, batizando Jesus naquelas águas. Greg, nos coloca dentro do barco junto com os discípulos no meio da terrível tempestade e olhamos para aquele que até o vento e o mar lhe obedeciam. Sim, Jesus foi uma pessoa extraordinária. Ele se comportava e fazia coisas incomuns, mas não era só isso. Jesus afirmou que era Deus, e todas as pessoas que ouviram falar desse homem naquela época precisaram lidar com esse fato. E hoje não é diferente.

“Jesus foi uma pessoa extraordinária. Ele fez e disse coisas que pessoas comuns não dizem, nem fazem. Além disso, as coisas que Jesus disse não eram apenas provérbios inteligentes ou conceitos éticos valiosos. Não eram conselhos a respeito de como viver melhor no mundo. Não, Jesus disse coisas como ‘Eu e o Pai (referindo-se a Deus) somos um’ e ‘Quem me vê a mim, vê o Pai’. E talvez a mais chocante de todas: ‘Ninguém vem ao Pai, senão por mim’. (p.22)

O capítulo 3 (Rei de Israel, Rei dos reis), foi um dos capítulos que eu mais gostei. Greg começa nesse ponto a traduzir a simbologia em torno do Batismo de Jesus nas águas, algo que ele continua ampliando nos capítulos seguintes, lançando luz também sobre o grande evento após o Batismo, a Tentação de Jesus. A interpretação que o autor trouxe sobre esses dois grandes eventos da vida de Cristo, só por isso, já me valeu a leitura do livro. Para mim foi muito relevante, ampliou demais a minha visão. Nesse capítulo o autor ainda traz uma explicação detalhada sobre o termo “Filho de Deus” e um resumo bem interessante sobre a história do Trono/Monarquia de Israel.

Quem é Jesus Cristo? é um livro muito bom. Greg, realmente cumpre com a sua proposta e objetivo colocado no início para o leitor: de apresentar a pessoa de Jesus Cristo a partir da perspectiva dos primeiros cristãos ou as testemunhas oculares. Ele apresenta o Jesus, Filho de Deus, Rei de Israel, Rei dos Reis, o Salvador e única Esperança de Salvação e Ressurreição para os homens. É um livro excelente para presentear não cristãos ou novos convertidos, portanto pode-se dizer que é um livro introdutório. Porém, digo que não é raso, sendo uma proveitosa leitura mesmo para aqueles que já são mais experientes na fé.

O único ponto que não gostei tanto assim no livro foi quando já no último capítulo (Uma palavra final: Quem você diz que Ele é?) o autor se propõe a dizer de maneira prática o que uma pessoa deve fazer para se tornar um cristão, ele diz: “… você precisa saber que se tornar um cristão não é uma coisa difícil. Não há rituais a serem realizados, nem palavras específicas a serem proferidas, nem obras a serem feitas.” (p. 165) Eu (acho que) entendo que ele quer dizer que para ir até Jesus você precisa apenas crer Nele, porém o que significa crer? Crer em Jesus é se arrepender dos seus pecados (isso é abandonar os seus pecados) e ser batizado nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, crer em Jesus é confessar com a sua boca que Ele é o Filho do Deus Vivo, crer em Jesus é praticar obras de justiça… Então o que é isso que não precisa de rituais ou palavras ou obras? O nome “igreja” então nem apareceu no capítulo, o autor não mencionou nada a respeito do procurar uma comunidade de fé, pertencer a uma igreja, enfim. Para mim foi um pouco decepcionante nesse ponto. O livro vinha ótimo, mas nesse último capítulo deu uma deslizada – feia.

Contudo, recomendo o livro. Fiquei interessada em outros volumes da série e com certeza em outros títulos do Greg Gilbert.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2023/06/13/quem-e-jesus-cristo-de-greg-gilbert-126/
almeidalewis 13/06/2023minha estante
Muito bom Kelly sua análise ?, gostei ??. Não conheço esse livro ?.

Kelly Oliveira Barbosa 13/06/2023minha estante
Obrigada Almeida!

Barbara.Tomaz 15/06/2023minha estante
Realmente, parece que no último capítulo ele correu ou resumiu demais. Não sei se ele escreveu com limite de páginas, pois os outros livros dessa série (9 marcas) seguem o mesmo padrão (mais ou menos) de número de páginas.

Kelly Oliveira Barbosa 03/07/2023minha estante
Mesmo assim Barbara, achei decepcionante.

Sidney.Muniz 30/11/2022

O autor fala de forma bem simples e objetiva sobre a pessoa de Jesus. Greg fala sobre as profecias sobre Jesus, morte e ressurreição de Cristo.

alicia 29/06/2022

Quem é Jesus?
Essa pergunta pode parecer uma questão feita por alguém que nunca ouvir falar do cristianismo, mas a verdade é que nós também devemos nos fazer essa pergunta! O livro apresenta de forma clara e didática quem era Jesus, de um aspecto religioso, pessoal, psicológico, social e espiritual.
"Tu és o Cristo, filho do Deus Vivo".

Eli :) 10/03/2022

INCRÍVEL!
Bom é um livro maravilhoso!
Nele você consegue tirar bastante dúvidas sobre Deus e como Ele trabalha.Acho interessante a forma que Greg escreveu esse livro,tem uma linguagem clara e simples,mas que nos faz refletir.

Muito bom pra quem está começando a caminhada cristã,super recomendo!

Barbara.Tomaz 08/11/2018

Excelente
Leitura cativante, o autor soube expor os argumentos bíblicos sobre a pergunta do título do livro
Muito indicado para quem deseja aprender mais e conhecer Deus melhor. É uma ampla abordagem do plano da salvação, com exposição de passagens bíblicas. A linguagem é acessível e bem humorada, o que torna mais fácil o entendimento para qualquer pessoa independente da idade.