O Portal

O Portal Eddie Van Feu

Resenhas - O Portal

Anndy 25/12/2022

O portal
Sempre tive vontade de ler esse livro pois quando li lua das fadas tudo me encantou na história e quando soube q tinha um outro livro com a história da mãe da Bianca fiquei louca p ler mas n tive a oportunidade de comprar até q um dia resolvi ler no Kindle msm. Amei a leitura e amei relembrar alguns personagens de lua das fadas e saber como tudo começou.

Artax 12/05/2017

Peguei esse emprestado há muito tempo, comecei a ler, achei chato, fiquei com raiva e deixei quieto. Um dia me deu a louca e eu peguei pra continuar, na falta do que fazer. As primeiras impressões não mudaram. O que eu achei curioso é que em alguns momentos o livro é muito entediante, mas em outros aparecem uns parágrafos bem bacaninhas.

Aquela Lorena é estranha...Meio medonha, a menina. É quietinha, nerdzinha, apagadinha, e do nada começa a matar todo mundo, como se fosse uma personagem de Senhor dos Anéis lutando contra orcs. Acho que o único personagem coerente e completo alí é o Marcel. Ele é o mais odiável, pelo menos no início! Mas é o mais realista e o mais bem desenhado dos três protagonistas. O Grandier...Bom, não vi grandes coisas nele. Me pareceu ser um bobão, pelo menos no início. Bobão porque se acha a ponto de fazer as caquinhas e pensar de verdade que vai ficar por isso mesmo! Quando um monte de gente vai se vingar, ele fica todo inocente e se pergunta: "oh, por que isso tudo? Que exagero!".

E curioso é como todo mundo, em 1600 e lá vai bolinha na França, sabe falar português, além do francês do século XVII ser idêntico ao francês do século XX. Nada de transformações linguísticas.

Como vocês podem ver pela sinopse, a ideia da coisa é bem legal. O problema é que tem trechos muito bons e trechos muito ruins, então por vários momentos você não sabe se abandona o livro ou se o devora...Complexo!

O mais engraçado é o final. Eu imaginei direitinho o que ia acontecer, e olha que a coisa era uma reviravolta louca. E é isso o que acontece...Quando você acha que o livro vai acabar, e até acabar bonitinho...Faltando menos de 10 páginas pro final, acontece uma coisa MUITO ESTRANHA! Mas já que o livro tá acabando, né, tem que dar um jeito de concluir a trama. Aí vocês que tirem suas conclusões em relação às linhas finais. Infelizmente, O Portal ficou bem aquém das minhas expetativas.

GABÍ 13/05/2014

um clássico
TRÊS AMIGOS ATRAVESSAM UM PORTAL E A VIDA DELES SIMPLESMENTE MUDA. AMEI. PORQUE SOU UMA LAGARTA ASSIM COMO LORENA ERA, E DECIDÍ ME LIBERTAR DE VEZ DO CASULO. QUERO VOAR COMO A BELA BORBOLETA AZUL. ME IDENTIFIQUEI MUITO COM A LORENA, ME VI TOTALMENTE EM SUA PERSONALIDADE. RI MUITO COM O MARCOS, BRIGUEI MUITO COM O CHATO DO MARCEL, MAS COMO NÃO AMÁ-LO TAMBÉM? E "UM CERTO GRANDIER"...AHHHHH. AINDA ESTOU SUSPIRANDO POR ELE. APRENDI QUE NÃO DEVO PERMITIR QUE OS OUTROS DECIDAM POR MIM. QUE NÃO POSSO FICAR CALADA E GUARDAR MINHAS OPINIÕES, DEVO DEFENDÊ-LAS. E COMO O MARCOS AGIR ESPONTANEAMENTE EM MEIO AO CAOS. UM LIVRO QUE MARCOU MUITO MINHA VIDA.

Karine Coelho 02/01/2014

E eis que a lagarta vira borboleta
Alguns livros passam por nossas vidas e nos deixam maravilhados, felizes, contentes, nos fazem rir, chorar, sentir... E outros livros nos deixam lições de vida. O Portal, primeiro livro de Eddie Van Feu (mas que saiu anos depois de escrito) é um desses livros que te fazem pensar, te dá lições importantes, faz você se identificar e se divertir também. Me vi descrita nas páginas do livro, me vi refletida nos óculos redondos de Lorena. Me vi lagarta, uma lagarta verde e desajeitada. E, assim como a protagonista, decidi virar borboleta nesse ano que se inicia.

Esse, com certeza, foi o aspecto que mais chamou a atenção na leitura. Mas o humor também é um destaque. As brigas entre os três amigos, e as doideiras de Marcos me fizeram dar boas risadas. A escrita, primorosa, também salta aos olhos: Eddie nasceu mesmo para ser contadora de histórias. Um dos pontos mais interessantes, também, foi o uso de uma história real na trama. Não conhecia o livro Os Demônios de Loudun, muito menos sabia que se tratava de um fato verídico. Ver um personagem real, Urbain Grandier, ser retratado de forma ficcional, com direito a mostrar seu lado da história, foi super legal (embora eu tenha nutrido pouca simpatia por ele, por todas as besteiras que ele fez na vida e aparentemente não se arrependeu). De repente se ver mergulhada, literalmente, no meio de um livro que você estava viciada, quem nunca sonhou com isso? E tendo a chance de mudar os rumos sombrios da trama? Eddie Van Feu nos mostra que é possível. Tudo é possível.

Tâni Falabello 30/11/2012

Encantador!
Conheço a obra de Eddie Van Feu há muitos anos, por conta de suas publicações de wicca e bruxaria. Mas eu não conhecia seu talento como escritora de romances e confesso, fiquei maravilhada! Ela escreve de uma maneira gostosa de ler, sem perder o humor característico de seus textos.
"O Portal" é um livro fascinante, que consegue misturar a cultura pop dos anos 90 com a França do século XVII, de uma maneira agradável à leitura.
Temos três jovens com personalidades bem diferentes: Lorena, a "lagarta", menina que sofre com bullying na faculdade e prefere manter-se apagada; Marcel, seu primo, o exemplo de rapaz correto e certinho, de maneira até irritante; e Marcos, amigo da dupla, que demostra ter vários parafusos a menos em sua cabeça.
Lorena buscou uma fuga para sua realidade desagradável ao mergulhar na leitura de "Os demônios de Loudun", de Aldous Huxley, e cada vez mais sentir-se em 1634 juntamente com Urbain Gradier. Ao ler a narrativa de Eddie, você se sente mergulhando junto com Lorena; a riqueza de detalhes é maravilhosa.
Mas o que menos se esperava, ao menos pelo cético Marcel, era que os três jovens realmente cruzassem um portal e fossem mesmo parar na cidade de Loudun. A narrativa torna-se ainda mais ágil, com as aventuras dos três em meio a cavalos, a espadas, a roupas bufantes e a acusações de feitiçaria. Lorena, a assídua leitora, sente-se na obrigação de tentar ajudar Grandier, e arrasta seus amigos na empreitada.
O amadurecimento de Lorena durante a história é visível, bem como o choque de realidade mudou algumas atitudes de Marcel. E Marcos? Bem, Marcos é doido no século XX e no século XVII, e fiquei feliz ao percebê-lo muito semelhante ao meu personagem Marcello de Rosa Imortal! :)
Posso dizer, sem soltar nenhum "spoiler", que a trama ganha peso no último terço, e a leitura toma ares de filme. O final foi surpreendente, e me deixou com vontade de mais, ficou aquela sensação de que ainda tinha muitas histórias para contar, talvez regadas a vinho e a biscoitos feitos por Lorena!
Para quem gosta de romances de aventura, história e um toque de comédia, vale muito a leitura! Recomendo!

Nath Vares 10/01/2012

O Portal - Eddie Van Feu
Simplesmente maravilhoso!!!!

O que mais gostei neste livro foi a mudança que sofre a personagem principal, Lorena! De uma menina timida e retraida, recém-saída da adolescencia, para uma mulher segura, um pouco imprudente, mas corajosa.

A viagem ao passado que os fez se encontrar com verdades e com eles próprios. Descobertas de que podemos sempre mais do que supomos e muito mais do que julgam os outros.

O Portal conta ainda com o bom humor caracteristico da autora, onde damos boas risadas durante esta leitura agradavel.

Recomendo enfaticamente a todos, e me atrevo a repetir as palavras da autora sobre o próprio livro:

"Uma história jovem e eterna. Que agradará a todas as pessoas, independente do momento, gostos e crenças."

Pablo Arcáry 21/11/2011

Resenha: O Portal - Eddie Van Feu
Lorena é uma garota tímida, fechada, e de uma personalidade encantadora, mas que tem como principal defeito aceitar "todas" as ordens das pessoas a sua volta. Marcos é um garoto mega divertido e que se preocupa muito pouco com as futuras consequências das suas brincadeiras. Marcel é o oposto de Marcos, Super sério, cauteloso e um pouco rabugento. Após assistir uma aula sobre portais dimensionais, Marcos fica empolgado com a possibilidade da existência de um suposto portal dimensional em uma cachoeira perto de onde eles moravam, então propõe aos amigos um passeio em busca do tal portal. Mesmo achando aquilo um total absurdo Marcel e Lorena decidem acompanhar o amigo nessa empreitada. Mas eles mal sabiam que esse passeio mudaria para sempre suas vidas. Sem saberem como, os três atravessam o portal e vão parar na França de alguns séculos atrás. E nesse lugar que conhecem Grandier, um pároco que é perseguido cegamente pelos seus inúmeros inimigos. Agora Além de se preocuparem em como retornar para casa eles terão de se preocupar em como salvar a pele de Grandier.

O Livro nós faz acreditar em valores que há muito pareciam perdidos. Valores como a amizade verdadeira, a confiança e principalmente o perdão. É incrível ver a transformação de Lorena a "menina lagarta", que se mantinha longe do mundo presa em um casulo, para Lorena a "grande borboleta azul", que voa sem medo do mundo, totalmente livre.
A narrativa bem leve, os diálogos bem escritos e os personagens super bem construídos fazem de O Portal um livro excelente. Eu me encantei com o Marcos pelo seu jeito brincalhão e até mesmo preocupado com o final dos seus drops de balas, totalmente inconseqüente, mas muito divertido. Li o livro super rápido, a história é tão envolvente e ao mesmo tempo muito simples, isso faz com que nós nos identifiquemos com várias das situações enfrentadas pelos personagens.

Vanessa Meiser 13/09/2011

A primeira coisa que quero dizer sobre este livro é que ele realizou um sonho meu, eu sempre quis e sempre imaginei poder "fazer parte das histórias que eu leio". Minha imaginação voa quando eu leio, me imagino lá na trama mudando (ou não) os acontecimentos, é mágico e acho que este é o verdadeiro sentido da leitura na minha vida.
Bem, O Portal é assim. Como a própria autora cita, a história nos faz lembrar muito de um desenho antigo (que eu assistia quando era criança) chamado Caverna do Dragão, e se eu não me engano o desenho passa na TV até hoje.
Lorena, uma estudante universitária recebe de seu primo um livro cuja história é ambientada na França no século XVIII, o livro é Os Demônios de Loudun", de Aldous Huxley. Assim que começa a leitura, Lorena imediatamente se apaixona pela história, tanto que só pensa no livro o dia todo . Curiosamente, ao mesmo tempo seu colega de faculdade Marcos, aparece com uma idéia maluca que ele ouviu em um curso sobre portal para outra dimensão e convence Lorena e Marcel para descobrirem juntos se o tal portal realmente existe, como funciona e onde ele pode dar.
Nesta altura do campeonato, quem está lendo o tal livro é Marcos que, o pega emprestado com a colega para um trabalho da faculdade. Acontece que Marcos está com o tal livro no momento da passagem pelo portal e exatamente por isto é que os três adolescente vão parar lá na França do século XVIII.
É lá que Lorena se transforma de jovem inibida e apagada em uma mulher valente e destemida. E é onde ela conhece Urbain Grandier, o mulherengo pároco da cidade de Loudun que já nas páginas do livro deixou Lorena completamente envolvida e influenciada.
Gente, de verdade, eu adorei este livro. Algumas pessoas me viram dizer na última caixa de correio que o livro tem um cheiro maravilhoso, e tem mesmo, as páginas de O Portal tem um cheirinho todo doce, uma delícia, parece mágica mesmo....

naniedias 13/09/2011

O Portal, de Eddie Van Feu
Lorena é uma jovem estudiosa, dedicada, inteligente e gentil. Mas mesmo com todas essas qualidades ela se sente perdida. Sente que não consegue ser ela mesma.
"Derramava uma lágrima pelo que não vivera. Refletidos nela, estavam os amigos verdadeiros e íntimos, daqueles que vivem aventuras e conhecem seus mais profundos segredos. Estes amigos só conhecera em filmes. Suas poucas amizades partiam quando a coisa comum que as unia se extinguia, fosse um curso, fosse uma aula. Brilhava naquela lágrima as festas para as quais nunca fora convidada, as palavras que nunca lhe foram ditas, os amores que só conhecera em livros... Seu coração apertou-se e ela sentiu raiva do mundo que tentava desesperadamente agradar e não a aceitava."
Marcos é um jovem aventureiro - que quer apenas diversão e mais diversão, sem importar com as consequências.
Marcel acha que é perfeito - e pode ter tudo o que quer.
Quando esses três saem em busca de uma aventura doida, inventada por Marcos, eles não imaginam o que poderão encontrar. Após passarem por um portal, que imaginavam não ser real, eles vão parar na França do século XVII. E por lá viverão incríveis aventuras!

O que eu achei do livro:
Esse é o segundo livro que leio de Eddie Van Feu e mais uma vez me surpreendi com a narrativa dessa autora. Dessa vez a escrita não é tão jovial quanto em Lua das Fadas, é um pouco mais densa, mais detalhada, mas sem perder o encanto e a fluidez do texto!
Os personagens são muito bem construídos - muito humanos! Lorena é uma jovem amargurada e que não consegue se encontrar. Apesar de achá-la um pouco dramática em alguns momentos, por não ver o quanto ela mesma é maravilhosa, consigo entendê-la, pois também tenho meus momentos "Lorena", onde não consigo me reconhecer e acabo ficando para baixo. É uma delícia ver essa personagem tão cativante se encontrando durante o desenrolar da história.
O texto tem uma ligação muito forte com o livro "Os Demônios de Loudun", de Aldous Huxley, que Lorena e Marcos estão lendo para um trabalho da faculdade. Infelizmente, eu ainda não li esse livro (embora os detalhes essenciais sejam contados durante a trama, para que o leitor não se sinta perdido), mas acho que se tivesse lido teria conseguido aproveitar ainda mais a história. Principalmente, porque não consegui me encantar por Grandier... Ele pareceu-me, por todo o livro, uma pessoa sem caráter...
Eu adoro livros cuja história aconteça no passado (pois sou fascinada por romances históricos), então é claro que adorei a parte do livro que se passa na França do século XVII. Mas confesso que senti a falta de um pouquinho mais de convivência dos personagens principais com personagens daquela época, embora entenda os motivos de isso não ter acontecido!
Enfim, O Portal é um livro muito bom, muito bem escrito e encantador! Super recomendado, serviu para reforçar o quanto gosto da autora Eddie Van Feu!

PS: Existe uma conexão entre alguns personagens principais de O Portal com personagens secundário de Lua das Fadas. Mas vou deixar que vocês descubram!

PS2: Cronologicamente, O Portal acontece antes de Lua das Fadas. Mas não importa a sua ordem de leitura, não há influência de um livro no outro.

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 7

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Bianca S. Bonatto 27/07/2011

Deixe-se adentrar por esse Portal e mergulhe num novo mundo velho!
Resenha completa aqui: http://noiterubra.blogspot.com/2011/07/resenha-o-portal.html

O Portal começa com as pacatas vidas de três amigos, Lorena, Marcel e Marcos. Lorena e Marcos cursam Psicologia na universidade e Marcel, direito. Cada qual com sua forma de ver e encarar as coisas, mas nem por isso são completamente felizes.
Lorena foi ensinada desde criança a agradar as pessoas acima de tudo, não importa se sua opinião é diferente, assim as pessoas “lhe fariam biscoitos”. Mas sempre quis algo mais do que isso, algo que a realmente completasse, que ouvisse verdadeiramente sua voz.
Marcel é limitador, fazendo as coisas certas porque lhe disseram que eram assim e pra ele é verdade absoluta. Dessa forma ele tenta decidir também as coisas por Lorena, já que sempre conviveu com ele, ambos são primos.
E Marcos, que trás em si a essência da diversão, sendo espontâneo também. Para ele não importa o caminho que tenha que cruzar, apenas que ele se divirta no percurso.

Até esse momentos acreditavam que suas vidas seguiriam o curso “natural” do “a vida é assim”. Sendo as pessoas que foram ensinadas a serem, impostas a serem e acima de tudo, que no fundo não queriam ser.
Mas a Providência de vez em quando toma caminhos que não compreendemos de imediato e foi o que aconteceu com eles.

Tudo começou quando Marcel deu nas mãos de Lorena um livros chamado “Os Demônios de Loudun” do autor Aldous Huxley.
Ela começou a lê-lo e cada vez que lia as palavras, linhas e páginas daquele livro sentia-se mais e mais atraída por ele e a história do pároco francês Grandier, do século XVII.
Grandier tinha uma mente rebelde para um padre, tinha sua própria forma de pensar, inclusive sobre o celibato. Isso lhe rendeu amizades de pessoas influentes, mas do mesmo jeito lhe rendeu inimigos, na sua maioria homens (para não dizer todos), muitos sentindo-se inseguros com a presença de Grandier em Loudun. Por que logo com sua chegada as mulheres retomaram um certo interesse pela igreja que já não tinham com tanto afinco. E Grandier ainda tinha um sorriso que poderia desbancar qualquer um, logo muitas mulheres se apaixonaram por ele.
Porém, ele gostava de uma boa briga e por isso não perdeu a chance de humilhar quem pudesse. Era um homem inteligente, tinha certas ambições, também.

Lorena já não se sentia mais nesse mundo, quando lia sobre Grandier sentia-se caminhando pelas ruas de Loudun. Acompanhou de perto a tentativa de tentarem incriminar o pároco, que acabou não dando muito certo, exceto pelo fato de fazer crescer o ódio de seus inimigos.
Ela simpatizava com o pároco e não entendia por que sentiam tando ódio dele.

Samanta Sza 19/04/2010

O que mais me cativou na história foi a personagem principal e como ela se transforma ao longo do livro. Ela começa como uma menina que acaba de sair da adolescência, fraca e indefesa que sempre foi quietinha e meiga que nunca se manisfestou em nenhuma ocasião. Que sempre teve o primo para defendê-la e outras pessoas pra falarem por ela. No final do livro ela já é uma mulher decidida e certa dela mesma. Eu adorei isso no livro, eu consegui me indentificar com a personagem, com sua personalidade e a forma de pensar. A linguagem usada no livro também me encantou, no inicío todos falam de forma simples e informal, e quando os personagens se deparam em outro século, a linguagem oscila de formal para informal e vice-versa. Adorei o livro !