Gênero

Gênero Raewyn Connell

Resenhas - GÊNERO

Gracielle 13/12/2022

Recomendo
As autoras fazem um apanhando dos acontecimentos históricos que cercam a ideia de gênero, além disso, apresentam as principais pesquisas e perspectivas dos teóricos que desenvolveram trabalhos sobre essa temática.

amandinha 02/08/2021

Tinha outras expectativas? tinha, achava que ia aprofundar mais nas teorias de gênero
porém me surpreendi por como abrangentes são os pontos colocados, a complexidade que é julgar o mundo no meio de tantas questões e como o gênero se encaixa em cada uma delas.
Realmente, perspectiva global, em assuntos e no mundo. Adorei e mal posso esperar pra me aprofundar em cada tema abordado!

William 28/03/2021

Desfazendo os tabus do gênero.
Lendo o livro, me fez lembrar, quando era criança, nos anos 80, de um acontecimento no primeiro dia da escola primária. No recreio, andando pelo pátio, vi umas meninas brincando de pique pega. Resolvi ir para o lado delas, para perguntar se podia brincar com elas. De repente aparece um senhor bravo gritando comigo, falando que meninos não podiam misturar com as meninas na hora do recreio e por isso uma parte do pátio era delas e a outra dos meninos. Olhei para o senhor sem entender o porquê dessa separação e virei e fui para o outro lado, não concordando com aquilo. Assim era os anos 80, cada sexo tinha que seguir a cartilha imposta pelos costumes da sociedade.
Gênero - uma perspectiva global é um livro bem escrito ajudando-nos a compreendermos as questões de gênero da esfera pessoal a política. Um livro que me fez compreender historicamente o porquê das sociedades conservadoras e tradicionalistas não aceitam as discussões de gênero. A leitura possui muitas referências e as escritoras australianas citam vários países do mundo, inclusive o Brasil, como lidam com a questão do gênero.
O livro me ajudou alargar as minhas visões sobre o gênero e penso que todos deveriam ler esse livro. Agora se você é daquele tipo de pessoa que defende que o lugar da mulher é em casa, cuidando dos fazeres domésticos e cuidando das crianças, submissa ao marido ou ainda que mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais são criações do diabo, bem, das duas uma coisa vai acontecer se você ler o livro. Você não vai conseguir chegar até o final da leitura ou você vai descobrir que tudo que acreditava está errado. Pessoalmente recomendo a todos a lerem.

Renata 18/03/2021

O livro fala sobre as estruturas das relações de gênero e como elas são multideterminadas, sendo uma condição ativamente em construção. Pra quem gosta, o livro cita diversas referências no seu decorrer