Para você não se perder no bairro

Para você não se perder no bairro Patrick Modiano

Resenhas - Para Você Não Se Perder No Bairro

Karen 28/03/2023

"It's french!"
O título da resenha é uma citação do seriado FLEABAG quando ela reage ao corte de cabelo da irmã.
É tudo o que me vem em mente quando penso sobre o que escrever a respeito do livro.
Leitura boa, texto envolvente, mas é isso... "it's french!".

uepa 11/07/2022

Penei
A narração é clara e fluente, ademais, não chega a ter nem 200 págs, mas meudeus.
O livro não é ruim, só realmente não é pra mim. Acredito que as outras obras do Patrick carreguem mais sua essência do que essa

Angelica185 22/10/2021

Para você não se perder
O livro mostra um homem que vive no esquecimento de sua velhice até ser despertado por dois desconhecidos que encontram uma misteriosa caderneta de endereços. Paris como pano de fundo para essa história de resgate da memoria de um menino.

Rahrt 29/04/2021

Você não vai se perder no bairro - e sim no livro
Vale pelas analogias e por uma passagem ou outra que é muito bem escrita, mas, tirando isso, é um monte esquisito de mais do mesmo que se repete incansavelmente do princípio ao fim.
A história deixa muitas lacunas a serem preenchidas e subentendidas, mas é um quebra-cabeça desinteressante que te faz ficar "tá, e aí?" a cada página, querendo só que a história acabe logo e, no fim, é só isso mesmo.
Não é meu tipo de leitura, mas pode ser que agrade os que gostam de bastante subjetividade.

Felip 16/01/2021

Simplesmente dispensável
Tenho costume de procurar livros aleatórios de laureados com prêmio Nobel para ler, até este livro tinha 100% de êxito, só li livros bons, até aqueles difíceis de saborear (naipaul e faulkner são meus principais exemplos).
Este do modiano é ruim, não dá pra definir de outra forma, é ruim, escrita pobre e narrativa fraca... Dá para se perceber a intenção do autor de transmitir as confusões do personagem, mas ao tentar fazer isso ele te deixa mais confuso que ele...
Enfim, não vale o tempo perdido.

Tico Farpelli 06/09/2020

UM PASSEIO PELA MEMÓRIA
Modiano é perfeito. Seu protagonista é um homem falho, um escritor que se esconde do passado sem perceber e, que aos poucos, vai o tendo descortinado.
Norberto 06/09/2020minha estante
Aff eu amo demais!

Tico Farpelli 06/09/2020minha estante
Tem alguma coisa em Modiano que faria eu ler até a lista de compras dele...

Rond 10/08/2020

Um Nobel não diz nada
Para mim, "Para você não se perder no bairro" de Patrick Modiano é uma leitura que não cumpre com minhas expectativas. Embora a premissa parecesse intrigante e promissora, a narrativa se perde em uma confusão de memórias e personagens, deixando o leitor desorientado.

O protagonista, Jean Dagarane, é um personagem pouco cativante, que passa a maior parte do tempo confuso e sem rumo. A história começa a ganhar um pouco de ritmo quando a personagem Jill entra em cena, trazendo um pouco de suspense e mistério. Mas, logo depois, a trama se torna confusa e difícil de seguir, com muitos personagens secundários e subtramas que não são bem desenvolvidas.

A escrita de Modiano é peculiar e, em alguns momentos, poética. No entanto, neste livro, ela parece cansativa e repetitiva, tornando a leitura arrastada. A história se arrasta sem um ritmo constante e os diálogos são truncados e pouco convincentes.

Embora a trama seja baseada em um crime, o mistério em torno dele é pouco explorado, deixando o leitor sem uma verdadeira sensação de resolução no final. Em geral, a leitura é decepcionante e não cumpre o que promete.

Bruno Paccini 16/06/2020

Ótimo
Impressionado como te prende e as ligações com o ? remissão da pena ?

Luis.Fernando 19/05/2020

Insípido
Schopenhauer teceu, certa feita, a analogia de que os livros são como alimento: fornecem os blocos fundamentais pra nossa constituição, mas não carregamos conosco todos que consumimos. Pois bem: ler esse livro foi como comer isopor. Sem gosto, sem nutrição alguma, quiçá até indigesto. Hei de ler no original pra ver se a tradução não é pecabilizável por isso - afinal, o autor tem um Nobel, não? - mas não me parece o caso.
Cristiane190 19/05/2020minha estante
Olhando pelas outras resenhas, mais gente se decepcionou.

Adriana1161 18/03/2020

Confuso
O livro é muito bem escrito, mas a história é chata.
Um indo e vindo pelo passado e presente. Começa bem, mas vai ficando confuso, desconexo de um jeito ruim.
Parece um pouco o Minotauro.
Personagens: Gilles Ottolini, Chantal Grippay, Daragane, Annie Astrand.

Paulo Sousa 12/06/2019

para você não se perder no bairro
Título lido: Para você não se perder no bairro
Título original: Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier
Autor: Patrick Modano (FRA)
Tradução: Bernardo Ajzenberg
Editora: Rocco
Lançamento: 2014
Esta edição: 2015
Páginas: 144
Classificação: 4/5
__________________________________________
"acabamos sempre por esquecer os detalhes incômodos ou muito dolorosos de nossas vidas. basta boiar de costas e se deixar levar suavemente pelas águas profundas, de olhos fechados" (Posição no Kindle 916/62%).
topei com o nome de patrick modiano quando conferia a lista dos ganhadores do nobel, a cujo prêmio o escritor logrou em 2014. curioso, resolvi ler algo dele e acabei sendo ganho pelas páginas iniciais de "para você não se perder no bairro", o seu último livro publeate então.
a aventura começa quando o narrador, jean daragane, um escritor solitário e auto-renegado, recebe em 2013 uma visita inusitada de um casal que alega ter encontrado uma velha agenda sua. o casal, chantal e otolinni, além de reaverem o pertence, querem que daragane os ajudem a obter informações sobre alguns nomes mencionados na agenda e que estão ligados a casos policiais. a partir daí, o romance começa a se descortinar em mais de uma plano temporal, mais precisamente alternado entre os anos de 1951, 1965 e o ano atual onde se passa boa parte do livro, onde outros personagens que marcaram a vida de daragane e que são objeto de interesse renovado a ele e que o motivam a abandonar a clausura e buscar assuntar o destino final que a vida deu a cada um deles.
em si, o livro não tem grandes reviravoltas, apenas vamos acompanhando as memórias intercaladas de daragane, que exita más acaba refazendo os caminhos de sua história. todos buscamos de alguma forma reviver as memórias dos lugares, dos cheiros, ainda que timidamente, e daragane entende que precisa refazer esse caminho tortuoso até para findar algumas fímbrias do passado ainda abertos e então focar em novos projetos.
modiano é dono de uma prosa límpida, elegante, boa de se ler. os pensamentos entrelaçados de daragane, muitos deles que dão margem a incertezas e incoerências ao velho escritor, as descrições de alguns lugares da paris que ainda porei os pés, esse ingrediente sempre reinventado que é o saudosismo, são elementos que definitivamente me ganharam no livro. lerei sim outras cousas de modiano, pois por este vale!

Eliz/@nossaliteratura 07/10/2018

Um convite à reflexão sobre nossas lembranças e a inerente solidão humana.
De leitura clara e direta, Patrick Modiano, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2014, nos apresenta um livro capaz de levantar reflexões, principalmente relacionadas às lembranças dolorosas de infância, solidão e como tudo isso pode interferir no seguimento de nossas vidas. “Para você não se perder no bairro” é uma viagem pelas ruas de Paris dos anos 1950 até a década atual.

Jean Daragane, um escritor de pouco mais de 60 anos que vive sozinho em sua casa, após optar por um período de reclusão, é o nosso personagem principal, quem irá nos guiar pelos seus devaneios e lembranças até pouco antes esquecidas.

Em alguns momentos da narrativa fiquei aturdida, sem acreditar na possibilidade de ele ser capaz de esquecer tantas coisas, pessoas e fatos que ocorreram em sua vida. Parecia inacreditável, mas com o avanço narrativo, que ocorre de maneira leve e despreocupada com a relação tempo-espaço, pude começar a entrar definitivamente nos caminhos de Daragane.

O primeiro passo para uma reflexão sobre o que costumamos fazer com nossas próprias memórias, a importância que damos aos fatos, quando estes estão ocorrendo, e às pessoas, quando estas fazem parte de nossa vida. É natural não conseguirmos dar atenção suficiente para tudo que nos ocorre, e Daragane nos leva a refletir se a delegamos ao que realmente importa.

O livro me surpreendeu por seguir uma linha diferente do que imaginava no início, o que considero positivo. Ao concluir a última página, pude ver o quanto nossa imaginação será decisiva para todo o percurso da leitura e, principalmente, sua conclusão. Apesar de curto, a obra merece nossa atenção para um completo

site: https://nossaliteratura.wordpress.com/2018/06/07/resenha-para-voce-nao-se-perder-no-bairro-de-patrick-modiano/

lavinia.pontes 11/09/2018

Antes perdida no bairro do que nesse livro
Ai gente, o livro começa bem e por toda a história a narrativa me prendeu, mas enquanto as páginas foram passando fui ficando mais confusa. Primeiro que os personagens que primeiro são apresentados somem, depois fiquei sem saber se o narrador estava falando sobre o presente ou passado, e por último o livro simplesmente acaba sem explicar nada. Até vim na internet ver se o minha versão não estava completa ou algo do tipo e qual minha surpresa ao descobrir que o autor tem prêmio Nobel. Mas é que assim, tem livros que acabam e você pode imaginar como seria o futuro, pois conhece bem detalhes do que aconteceu antes, mas deixar pra imaginar o passado, ainda mais quando possivelmente tem um crime escondido... não é para mim. Nem recomendaria para pessoas com o mesmo gosto que eu, ou com curiosidade igual ou pior, porque isso não se faz kkk