Matemática Financeira com HP 12C e Excel

Matemática Financeira com HP 12C e Excel Cristiano Marchi Gimenes

Resenhas - Matemática Financeira com HP 12C e Excel

Jax 05/11/2012

Livro didático de matemática financeira
Geralmente os livros de matemática financeira jogam as fórmulas e alguns exemplos que não aplicamos ao mundo real. Este é diferente. Já no início, o autor comenta que ele preza pela didática da leitura. Algo que realmente é o diferencial do livro.

Os principais pontos a serem entendidos por quem está estudando finanças pessoais são:

- Conversão de taxas;
- Como saber a taxa real (descontada de inflação) que a sua aplicação lhe rende (o conceito você pode ver no livro "A Nova Regra do Jogo" e a fórmula matemática você aprende neste livro);
- Cálculo da taxa de inflação.

Este último item é muito importante. Suponha que você tenha uma aplicação financeira que a cada mês renda algo diferente (por exemplo, acompanhe o cdi). Como saber qual é a taxa equivalente a todas estas taxas que você ganhou ? No mundo real não tem algo como 0,7% ao mês (não para investimentos diferentes de poupança).

Além disso, o autor vai te dar exemplos sobre a compra da casa própria no qual você vai entender qual o modelo é o mais vantajoso para sua compra (SAC, PRICE ou SACRE).

Pode ser que todos os conceitos acima mencionados possam ser encontrados em outros livros, mas não com a clareza e a riqueza dos exemplos ilustrados neste livro.

Por último, nesta nova edição, o autor ainda nos dá um capítulo de finanças pessoais.

Recomendo muito a leitura deste livro !