O leitor do trem das 6h27

O leitor do trem das 6h27 Jean-Paul Didierlaurent

Resenhas - O leitor do trem das 6h27

Dé (@livroturista - insta) 08/07/2022

O leitor do trem das 6h27 - Jean Paul Didierlaurent
Li por curiosidade ao título que achei intrigante "O leitor do trêm das 6h27" e por se tratar de livros.
Interessante, porém, não me agradou muito.

Guylain é um solteirão que vive uma vida monótona e solitária com um peixe, trabalha em uma usina que destrói livros, mas é um amante da leitura.
Apesar de detestar o trabalho, todo dia ele vai para o tormento e executa sua horrível tarefa. Porém, antes que seja tarde e o monstro de metal tenha 100% de sucesso, ele salva algumas páginas antes que sejam destruídas. Estas depois são lidas aleatoriamente no seu trajeto até o trabalho, no mesmo banco, as mesmas pessoas, o mesmo trem das 6h27. Todo dia ele faz a leitura de algumas páginas, trechos de diferentes livros, que não possuem ligação entre si, mas que o fazem sentir que está fazendo algo útil.
Essa monotonia segue até o dia que ele encontra textos que mudam a perspectiva e os dias deles, trazendo alegria e um novo sentindo àquele trajeto sem graça.

MilaMelo 27/01/2022

Inesperado
História do cotidiano, de uma vida estranha que deixa ser sem rumo. Engraçado como a vida ocorre na rotina, mas o que surpreende são os intervalos.

Adorável e inesperado!

arrobasamara 30/05/2018

O começo é bem chato, quase desisti.
Mas o final é tão bonitinho que compensa tudo

Leila de Carvalho e Gonçalves 14/07/2018

O Verdadeiro Sentido Da Vida
O premiado contista Jean-Paul Didierlaurent acertou no alvo em seu romance de estreia. "O Leitor do Trem Das 6H27" não só rapidamente atingiu o topo da lista dos mais vendidos na França como já foi traduzido para mas de 15 idiomas.

Suas 180 páginas apresentam uma Paris cercada de cor e magia para narrar uma história bonita, engraçada e sobretudo poética que em alguns momentos, faz lembrar o filme "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain".

O protagonista é Guylain Vignolles, um homem amargo que ama livros, mas ironicamente trabalha numa usina encarregada de destruir as obras encalhadas nas livrarias. Seus amigos formam um curioso trio: Rouge de Lisle,um peixinho dourado, Yvon Grimbert, um vigia que só fala declamando versos alexandrinos e Giuseppe Carminetti, um amputado pretende recuperar suas pernas da maneira mais bizarra que se possa imaginar.

Todos os dias, ele salva algumas páginas que seriam devoradas pela "Coisa", isto é, a máquina recicladora de papel, a fim de numa espécie de ritual, lê-las no dia seguinte para seus companheiros de viagem, quando vai para o trabalho no trem das 6H27. Porém, numa certa manhã sua rotina é quebrada ao encontrar um pendrive esquecido no seu assento. Disposto a devolvê-lo, descobre que sua proprietária é uma zeladora de banheiros, Julie, que acredita em príncipes encantados e consegue capturar seu coração. Porém, com poucas informações a seu respeito, encontrá-la é uma investigação digna de Sherlock Holmes e vale a pena acompanhá-la.

Apontando para o amor como uma força redentora capaz de romper com a banalidade da vida, Didierlaurent traça um caminho tortuoso e repleto de esperança em direção a felicidade. Trafegando entre o limite do real e da fantasia, venha descobrir o real sentido da vida.

Dan 11/10/2018

Não gostei muito, achei o livro muito fraquinho.Não sei pq tanta gente deu uma nota tão boa pra esse livro...talvez eu não tenha me conectado muito bem com a estória ou personagens.
() 09/03/2019minha estante
também não gostei, história muito ingênua. a linguagem didática (talvez por culpa da tradução), parece se voltar para um público infanto-juvenil. os personagens não foram explorados muito além de suas principais características. esperava bem mais.

@The_Valentim 13/12/2017

Um livro Ok
Basicamente eu comprei o livro somente pelo preço, menos de R$5,00. Confesso que me empolguei mais com a sinopse do que com a leitura do livro, mas fiquei curioso como tudo iria se desenrolar na trama. Acredito que faltou desenvolver mais a historia, se aprofundar mais. Quando o livro chegou ao fim eu fiquei com a sensação de "ok, é isso. Próximo!" não será um livro que deixará saudades.
fil1pe 13/12/2017minha estante
"ok, é isso. Próximo!" BERROOOO

Joohn Bastos 18/01/2018minha estante
Comecei a lê-lo semana passada. Também comprei por ser barato, gostei da sinopse e resolvi arriscar. O livro ainda não me prendeu, mas vamos continuar.

Lary.Momentolitera 14/02/2018minha estante
Haaaaa. Terminei ele hoje infelizmente não me ganhou muito, depois que terminei a leitura pensei a mesma coisa kkkk

Zana 02/11/2017

Observando a magia da palavra e da leitura a exercer seus poderes!
Além de carregar o fardo de um nome que permitia infeliz trocadilho, Guylain Vignolles vivia uma existência vazia. Parafraseando Fernando Pessoa, a vida de Guylain Vignolles era como se lhe batessem com ela.

Ele era um homem que gostava de livros, entretanto tinha como trabalho destruí-los, fato que o mortificava. Era um homem solitário que tinha como únicos amigos um peixe dourado que se chamava Rouget de Lisle, um amputado das duas pernas que passava seu tempo procurando por elas e um versificador que só sabia falar em versos alexandrinos.

"Segunda-feira. Ele não vira o domingo passar. Levantou-se muito tarde, deitou-se muito cedo. Um dia sem. Sem vontade, sem fome, sem sede, sem nem sequer uma lembrança. Rouget e ele haviam ocupado o dia andando em círculos, o peixe em seu aquário, ele em seu conjugado, já à espera dessa segunda-feira que ele detestava'.

Ao longo dos anos, Vignolles vivia simplesmente não existindo, excepto todas as manhãs quando lia em voz alta no trem a caminho do trabalho. Até que certo dia duas comoventes velhinhas lhe pedem que fosse ler para elas no local onde viviam e ele encontra um pen-drive contendo arquivos com escritos de autoria de uma encantadora e misteriosa Julie.

O leitor do trem das 6h27 é um conto sensível e comovente que mostra a magia da palavra e da leitura exercendo seus poderes de confortar almas solitárias e preencher o vazio de vidas existenciais medíocres. Surpreendentemente agradável! Recomendado.

Karin ACS 01/08/2021

Excelente
Gostei muito do drama do protagonista. De ver como ele cuida bem de seus amigos. É um livro emocionante com pessoas muito simples.

Antonio.Junior 25/03/2020

Sentado no trem
Esse é um daqueles livros que dá pra ler entre uma ida e volta do trabalho. Leitura leve e agradável cheia de boas surpresas e com um final surpreendente.

cahalves11 24/01/2021

Uma história que cativa e aquece o coração a cada página, que instiga e faz você querer saber mais e mais. Ótima opção pra quem quer uma leitura leve e fluida.

Paty 20/11/2016

Grata Surpresa
Um livro sobre livros, rsrsrs. Leitura cativante, nos mostra como os livros, leitura e escrita podem transformar a vida das pessoas. Recomendo.

site: leituraporescrito.blogspot.com.br

Thamyres Andrade 20/09/2016

Simplicidade que encanta
Confesso que comprei, principalmente, pelo título. Tudo o que envolve livro/leitor me chama a atenção. E dessa vez não foi diferente.
Em "O leitor do trem das 6h27" encontramos personagens que cativam e nos inspiram com sua simplicidade. Acompanhamos de perto a rotina de Guylain e notamos como é apaixonado pelas palavras. Ironicamente - ou não, seu trabalho é operar uma máquina de reciclagem, que tritura e destroi livros antigos. Justamente por seu fascínio, todos os dias ele pega secretamente páginas distintas que restaram do ‘massacre’ e lê seus fragmentos, aleatoriamente e em voz alta, para as pessoas no vagão do trem que o leva à fábrica em que trabalha.
Me peguei rindo em determinados momentos com os dramas vividos por Guylain e com a espontaneidade que demonstrava em determinados diálogos. Na verdade, é um personagem bem fácil de gostar, por seu carisma.
A escrita de Jean-Paul Didierlaurent (Isso é palavrão, gente?!) não é das mais fáceis de ser assimilada. Nada muito complicado, mas o autor utiliza termos e palavras que, pelo menos em mim, causaram certa estranheza. Mas nada que não dê pra ser interpretado pelo contexto.
As críticas sociais presentes em suas 176 páginas são inúmeras e, ao mesmo tempo que se mostram sutis, parecem gritar para serem entendidas. Se está acostumado com livros que te deixam sem fôlego, essa definitivamente não é uma leitura pra você. A história tem curso lento, sem grandes reviravoltas e em algumas partes dá uma imensa vontade de pular logo pro próximo capítulo. O final, apesar de um pouco corrido, causa surpresa e até faz surgir um sorrisinho de canto de boca. Apesar de achar um romance mediano, valeu a pena por me tirar da zona de conforto. Nota 3.

Allan Tancredo 18/12/2019

Uma leitura leve e gostosa
Poxa, que livro gostoso de ler, da até um calor no coração. Gostei muito e recomendo! :)

daday :) 18/01/2023

o trem das 6h27
de início fiquei meio perdida e quis largar a leitura. mas conforme a história vai se desenvolvendo vc fica com o coração quentinho. o livro conta a história de um moço solteiro que tinha a visão de mundo no preto e branco, ele não gostava tanto do trabalho que tinha e todos os dias salvava umas páginas antes de serem destruídas. e com essas páginas ele sempre liga, elas nunca tinham ligação uma com as outras, mas mesmo assim ele sempre lia no trem das 6h27. daí ele encontrou uns textos que começaram a dar alegria e ele vou procurar, por fim sua vida de mundo voltou a ser colorida

Mandark 08/02/2020

Singelo
Uma história curta e simples que nos envolve sem a gente perceber. Quando vemos, estamos completamente apaixonados pela história e ansiosos para ver a conclusão desse romance tão inusitado.