Um Império de Gelo

Um Império de Gelo Edward J. Larson




Resenhas - Um Império de Gelo


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Allysson Falcon 10/12/2023

Anacrônico, truncado e ruim...
Ler o livro Um Império de Gelo, do senhor Edward J. Larson, é um desafio somente comparado à da trágica expedição polar de Sir Robert Falcon Scott.

Já no prefácio o autor nos dá uma raríssima demonstração de honestidade. Primeiro ele confessa ter lido pouco sobre a história das explorações polares. Ele diz que livros sobre essas expedições encheriam bibliotecas imensas. Mas que na biblioteca pessoa do autor há apenas alguns exemplares numa prateleira.

Essa confissão ajuda a entender os pobres argumentos defendidos por ele na obra: ele realmente conhece pouco sobre o real valor dessas heróicas aventuras de superação.

Larson ganhou um discutível prêmio Pulitzer por um livro que descreve uma controvérsia jurídica nos USA. Ele ganhou notoriedade destilando seu anti-clericalismo anti-cristão.

Ao tentar contar a história de Amundsen, Scott, Shackleton e outros pioneiros exploradores o autor continua fazendo aquilo que mais sabe: ser anti-cristão.

Ele não poupa comentários pouco lisonjeiros aos personagens cristãos. Sempre que cita a religião ele dá a ela caracteres de misticismo e superstição, quando não de ignorância.

Um outro grave problema do senhor Larson é o odioso anacronismo histórico. Ele faz inúmeros comentários pernósticos sobre supostos "sexismo", "machismo", "racismo" e outras narrativas do movimento revolucionário, sem levar em conta o momento histórico e a percepção de mundo da época.

Fazendo isso ele age com total desonestidade intelectual. Ele distorce fatos e denigre reputações conforme celebra sua visão distorcida de mundo.

Incrível perceber sua curiosa repulsa ao maior explorador de todos os tempos: Roald Amundsen. Sempre que cita o grande norueguês ele o faz mentindo e fazendo falsas acusações.

Tirando isso, para piorar, o livro é mal escrito. Tentando dar ares "científicas" à obra, o autor se atrapalha. Ele se perde, a divisão dos temas dos capítulos é péssima, ele fica indo e vindo no tempo, tornando a narrativa lenta, confusa e pouco atrativa.

Talvez a tradução tenha até piorado as mazelas do livro.

Tenho várias dezenas de outros livros sobre a heróica exploração dos polos terrestres e, certamente, o livro do senhor Larson é o pior deles.

comentários(0)comente



Coruja 18/02/2019

Tempos atrás, lendo "Ex-libris: Confissões de uma Leitora Comum", deparei-me com um capítulo em que a autora falava de sua devoção a histórias acerca de expedições polares. Lembro de ter ficado impressionada com a empolgação dela e de me decidir a procurar também livros no tema. Foi assim que cheguei a "No Reino do Gelo", que me deixou impressionada e foi por isso também que Um Império de Gelo entrou na minha lista de desejados. Acabei ganhando ele de presente da Tatá, lá do Randomicidades, no fim do ano passado e o resto, como se diz por aí, é história.

Um Império de Gelo se concentra na corrida ao Polo Sul, dividindo-se entre as expedições de três personagens: os britânicos Robert Falcon Scott e Ernest Henry Shackleton, e o norueguês Roald Amundsen. Amundsen foi o primeiro a chegar ao Polo, mais interessado no recorde que em fazer ciência pelo caminho. Eficiente, soube se utilizar muito bem dos trenós de cães e, por sua ousadia em chegar até onde homem nenhum chegara antes de um dos membros ligados à Sociedade Real de Geografia inglesa, foi menosprezado por estes, embora celebrado pelo resto do mundo.

Para além de ter roubado a glória de um explorador compatriota, os membros da RSG não concordavam com os métodos de Amundsen. Para eles, as explorações polares deveriam ter um objetivo científico, bem como serem enfrentadas segundo os padrões de masculinidade vitorianos. Em outras palavras, homens, e não cães, deveriam puxar os trenós por quilômetros e quilômetros de território desconhecido, sob temperaturas que chegaram por vezes a sessenta graus abaixo de zero. Pode parecer bastante tolo, quase suicídio, na nossa visão de mundo moderna, mas havia todo um contexto histórico que justificava os sacrifícios que membros das expedições Discovery, Terra Nostra (as duas capitaneadas por Scott) e Nimrod (chefiada por Shackleton) estavam dispostos a fazer.

Estamos no período antes da Primeira Guerra, a Belle Époque européia, de euforia com progresso tecnológico, uma era de excessos, mas também de preocupações com o declínio do Império Britânico. Nesse contexto, havia muitas razões para que os ingleses se fizessem ao mar e tentassem preencher o mapa múndi: sua vocação para exploração - e o papel de David Livingstone e Richard Burton no desbravamento da África tem um capítulo inteiro do livro -, sua rivalidade com uma Alemanha que se estabelecera como potência no continente; o medo de ter alcançado o máximo de seus limites e entrar num processo de decaída e, por consequência, a necessidade de formar heróis nacionais que respondessem a esses anseios.

Um Império de Gelo consegue estabelecer muito bem esse contexto, e também apresentar os personagens e egos que se arriscaram de maneiras extremas para alcançar um ponto abstrato em meio a um continente de gelo. Fosse por promoção pessoal e progresso na carreira, por crenças religiosas ou pelo desenvolvimento da ciência, é impressionante o que esses homens fizeram. Fiquei com muita vontade de procurar os diários das expedições - trechos dos escritos de Scott e Shackleton pontuam a leitura e me deram a impressão de que além de exploradores aventureiros, eles eram ótimos contadores de histórias.

Para uma leiga como eu, as partes mais interessantes do livro foram exatamente as que trataram dos obstáculos a que os personagens se propuseram e do contexto social e político que deu oportunidade às expedições acontecerem. A parte das descobertas científicas é interessante, mas algumas questões - como detalhes de pesquisas sobre geomagnetismo, oceanografia e geologia - me passaram batidas pela falta de conhecimento na área.

Por outro lado, a forma como o livro é montado às vezes faz perder o fio da meada. Os capítulos são completamente independentes - num se fala sobre a chegada de Amundsen no polo, em outro se pula para expedições na África, em outro ainda fala-se de peixes de regiões abissais, vamos aos pinguins, rivalidades políticas entre sociedades científicas -, indo e voltando no tempo de tal maneira que a narrativa se torna fragmentada. Eu estava fazendo anotações enquanto lia e por vezes tinha que sair voltando no que tinha anotado para entender de que forma uma informação se ligava ao fluxo narrativo. Não é que fiquem pontas soltas: as informações estão todas lá. Mas elas não se articulam da melhor forma possível. Esse tipo de divisão por capítulos episódicos funciona melhor na ficção; num livro de não ficção, uma sequência cronológica dos fatos faria mais sentido.

A despeito disso, Um Império de Gelo é um livro interessante, que abriu ainda mais meu apetite para conhecer outras expedições de exploração e não apenas para os territórios gelados dos extremos polares do planeta. A contextualização é excelente, assim como as reflexões de desfecho. Para quem se interessa por ciência ou quer conhecer um pouco da história da conquista do Polo Sul - uma conquista que se revelou tarefa quase sobre-humana -, dos esforços e sacrifícios para preencher espaços em branco nos mapas e na História do mundo, esse título é uma boa pedida.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/02/um-imperio-de-gelo-idade-heroica-da.html
comentários(0)comente



Beto 13/10/2016

Magnífico!
Esse livro foi uma grata surpresa pela quantidade de informações contidas nele, que refere-se à um espaço de tempo na história muito curto, mas que proporcionou um grande avanço para a Geologia, Geografia, Oceanografia etc.
Até então, quando se fala de Shackleton, muitos se recordam apenas da aventura de ter passado diversos invernos na Antártica, com o seu navio preso pelo gelo. Mas o livro em questão vai muito além disso. Trata-se de um livro extremamente interessante e a leitura é recomendada.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR