As Fotos Sabem

As Fotos Sabem Mateus Cadore

Resenhas - As Fotos Sabem

Bella Russo 28/02/2021

Cativante
Ganhei esse livro do próprio escritor, meu amigo, Mateus Cadore. Comecei a ler mais pela nossa amizade, mas sou honesta com minhas opiniões, e admito que já estava pronta para explicar para ele que esse livro não era do gênero que eu mais gostava (fantasia).
Mas, quando comecei a ler, fui cativada pela história, narrativa, personagens, linguagem. O Mateus conseguiu criar um drama tão vivo e humano, com sentimentos, dúvidas, angústias, e tesão, tão presentes em
qualquer um, que não consegui desgrudar do livro! E, às vezes, ainda me encontrava pensando na história.
Amigo, você tem uma mente e mãos de escritor. Continue contando histórias, por favor! Obrigada por compartilhar essa.

Kristtal 21/04/2016

Vai além da superfície
Eu conheço o Cadore, ganhei o livro. Ele me disse que havia escrito um livro, fiquei intrigada, mas não dei moral (como diz Rodrigo), confesso. Mas sua empolgação ao dizer que tinha um livro e ao me dar eu vi tanta verdade

Mesmo ficando na minha cabeceira por noites e noites de março a abril, demorei muito para começar a ler. Tinha medo de não entender o sentido do livro, já que o próprio autor disse inúmeras vezes que muitos não haviam entendido. Depois de mais de três semanas tomei coragem - eu já sentia pressionada por sempre responder ainda não li quando ele perguntava, tava pegando mal pra mim.

Comecei a ler e ele me consumiu. Mesmo sem se apresentar, Rodrigo prendeu minha atenção. A forma que narrava sua história com detalhes, sentimentos, gírias, palavrões e tons de melancolia, me fascinaram. Uma história que você pode achar boba, se não se entregar. E eu me entreguei, mais do que pensei que fosse. O livro é mais do que eu supus que fosse.

Surpreendeu-me a profundidade desse jovem escritor. O sentido por trás de cada situação narrada por Rodrigo me deixou em choque ao terminar o livro em menos de uma semana (em todo lugar que eu parava eu lia, no ônibus, num café esperando uma reunião, qualquer intervalo, antes de dormir). Um simbolismo incrível, que pelo o que disse muita gente não entende quando lê. Achando que é apenas a vida de mais um garoto depressivo e suas crises adolescentes, e não percebe que é muito mais do que isso.

A morte da adolescência é apenas um detalhe em meio a tantas reflexões possíveis a cada página. O quanto somos vulneráveis é só pra começar, o quanto alguns de nós cobra a perfeição em tudo, nos relacionamentos, na profissão, e até nas nossas atitudes para nós mesmos. Estamos sempre em busca do perfeito amanhã, perfeito amor para vida inteira, perfeita carreira dos sonhos, ser o melhor filho para nossos pais, o melhor amigo, a melhor versão de nós mesmos, em vez de apenas vivermos, sermos e sentirmos.

Talvez isso nem seja uma resenha, mas sim a opinião de uma leitora. O resumo da história já está nessa página, aqui compartilho um pouco dos sentimentos que uma leitura despretensiosa aflorou em mim.

Obrigada Mateus Cadore por ficar no meu pé para eu ler, como eu disse, amei. E estou aguardando ansiosamente pelos próximos.

Vale a leitura, mas deixe se envolver, mergulhe para não ver apenas a superfície. #boaleitura

Leila 30/09/2015

Surpreendente
As Fotos Sabem é uma obra nacional de um escritor jovem. A capa e a sinopse despertaram minha curiosidade.

O livro narra, em primeira pessoa, fatos marcantes da adolescência de Rodrigo. Alguns destes fatos lembraram muito a minha adolescência. A maioria dos adolescentes passa por essas experiências: as paqueras, a escola, as amizades, as festas. Nos preocupamos muito com coisas que, mais tarde, não importam mais tanto.

A adolescência é uma fase muito importante da nossa vida. Deixa marcas profundas e recordações inesquecíveis. Isso sem falar nas amizades verdadeiras e nas paixões. O livro retrata muito bem tudo isso. As angústias de um garoto que está em busca de seus sonhos, seus amores, seus amigos. Um garoto que quer viver todas as experiências intensamente.

Rodrigo conta com seu melhor amigo Júnior para compartilhar todas as aventuras adolescentes. O garoto tem verdadeira adoração por Júnior, porque ele é de uma família mais rica, tem de tudo e é um cara descolado, sempre animado, rodeado de garotas e ainda dá dicas para ajudar Rodrigo nas paqueras. Os dois constroem uma forte amizade e estão sempre juntos.

Em meio a erros e acertos, Rodrigo descobre o amor e as decepções, experimenta o proibido e a irresponsabilidade. Mais tarde, quando vai para a faculdade, começa a sentir o peso da responsabilidade.

Não vou contar o que acontece, para não estragar a surpresa. Mas, durante a leitura, em vários momentos fiquei me perguntando: "onde estão os pais destes garotos?" Os pais não sabiam nada sobre o que eles faziam. Acho que o livro quis mostrar isso também: o fato de muitos pais serem ausentes.

No início da leitura, tive a impressão de já saber o que ia acontecer no final. Mas não aconteceu o que eu esperava. O final me surpreendeu!

O livro é bem curtinho, fácil de ler. Você logo se envolve com a história de Rodrigo e quer saber o que vai acontecer. Como é o próprio Rodrigo quem narra os acontecimentos, a linguagem é bem adolescente, com muitas gírias e até alguns palavrões.

Indico a leitura para todos que gostam de histórias de adolescentes e de histórias diferentes, que fogem do comum.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br