Tipos de Mentes

Tipos de Mentes Daniel Dennett

Resenhas - Tipos de Mentes

Tho 22/04/2020

Formas de aprimorar perguntas mas nada de respostas aqui.
Daniel Dennett introduz esse breve livro deixando claro que o objetivo dessa obra é aprimorar possíveis perguntas (como um bom filósofo) sobre os tipos de mentes:

"Encontrar melhores
perguntas para formular, e romper velhos hábitos e tradições de formulá-las, é
uma parte muito difícil do projeto humano de compreender a nós mesmos e ao
mundo."

A obra não tem a intenção de dar respostas:

"O principal
objetivo deste livro é apresentar as perguntas que estou formulando agora - e
algumas delas provavelmente não levarão a lugar algum, fique o leitor ciente.".

Um livro de poucas páginas. Achei curioso e instigante em alguns momentos. Em outros, cansativo, confuso e nada óbvio.

Indico o livro para quem tem curiosidade sobre as mentes de animais humanos e não-humanos. Mas leia com calma, em um ambiente favorável a concentração.

davidplmatias 26/05/2018

Talvez eu não seja filósofo suficiente para esse livro
O tema é bem abordado, mas mesmo sendo exemplificado e utilizando-se de metaforas simples, me pareceu extenso, repetitivo e algo confuso. Contudo, o autor nos leva a compreender a evolução das diversas capacidades de pensamentos como vantagens evolutivas da espécie, e nos levanta tantas questões que demonstram como estamos engatinhando no entendimento dessa área de conhecimento.

Felipe Novaes 17/05/2018

Daniel Dennett vem com seu estilo claro, informal na medida certa e altamente instrutivo, como de costume, nesse livro clássico.

Tipos de Mentes fala sobre o lugar da cognição ou mente na árvore evolutiva das espécies. Assim como o desenho do nosso corpo, sua anatomia e fisiologia, a mente, produto de um cérebro igualmente moldado pelo processo de seleção natural, também pode ser vista pelo ponto de vista funcional. Assim como podemos inferir a função do polegar opositor, podemos investigar a função da capacidade de pensar sobre o que alguém está pensando, que alguém está pensando sobre nossa capacidade de pensar.

Longe de se enfiar em labirintos metafísicos dualistas sobre epistemologia ou ontologia, Dennett parece se esquivar com classe e reunir em sua argumentação o melhor das correntes filosóficas que se dedicam ao problema da relação mente e cérebro na filosofia da mente. Longe dos frofrôs linguísticos que marcam muitos filósofos contemporâneos, Dennett argumenta onde é preciso e também invocar o empirismo científicos quando é necessário.

Depois desse livro você nunca mais vai pensar da mesma maneira sobre semelhanças e diferenças entre vc e seu gato, sobre suas mentes, sobre o que passa nas suas cabeças quando estão se alimentando ou recebendo carinho, ou brincando. Aliás, Dennett faz a gente se questionar até sobre o que exatamente significa, ao que confere na realidade, esse tal "dentro de nossas cabeças".