O vale sem fim

O vale sem fim John Steinbeck

Resenhas - Vale sem fim

Carla.Floores 10/11/2023

Ingredientes para uma poção única
Se olharmos os livros de Steinbeck como bálsamos, "O vale sem fim" ou "Longo vale" seria o livro de receitas.
É notável como veio daqui muito do que encontramos nos seus outros livros.
Como um alicerce, um ensaio, um rascunho de algo que foi desenvolvido mas que é também completo por si só.
Muita coisa pra digerir em cada conto e todos, sem exceção, tocam com o poder que só Steinbeck tem.
É livro de cabeceira, pra reler e internalizar essas lições e toques valiosos que vão fundo no nosso ser.

alves12br 02/04/2013

Excelente
Vale sem fim - John Steinbeck
coletânea de contos que demonstram que STEINBECK é tão grande no conto quanto no romance. Quase todos os seus contos se desenrolam nos cenários rurais da Califórnia, que ele tanto ama e em que situa os seus heróis, quase todos párias ou desesperados, no centro de paisagens desérticas e ásperas como as suas almas, que aspiram apenas um pouco de paz, piedade de parte da natureza madrasta e compreensão da parte dos homens.

Por isso mesmo, os seus contos, impregnados de dramaticidade e de angústia, não podem ser puramente anedóticos como os de outros mestres do gênero. Se é uma fatia de vida que Steinbeck nos apresenta, é uma vida amarga, sofrida e sem esperança, ainda que colorida pela sua visão magnífica e consciente das paisagens e das almas.

Nos doze contos que compõem o volume, John Steinbeck dá sempre às suas figuras o melhor de sua ternura e, ainda que não atenue os aspectos inclementes da natureza ou a implacabilidade das forças humanas hostis, nos faz compreender e amar essas suas criaturas, baseadas, evidentemente, em figuras da vida real que povoam as suas páginas em momentos de revolta, de dúvidas, de ansiedade e de luta. Talvez por isso mesmo os seus personagens exijam a nossa adesão e sejam amados como se ama este escritor incisivo e seco, áspero e lúcido como os lugares e as pessoas de que escreve."