Rivellino

Rivellino Maurício Noriega

Resenhas - Rivellino

raquelrocha 10/01/2024

Poderia ser mais explorado
Confesso que tinha muita curiosidade para entender a idolatria do Rivellino no Corinthians, desde muito cedo escuto histórias de como ele foi o melhor camisa 10 na história do clube, seu sentimento para o clube, partidas emocionantes, dificuldades, glórias, ida conturbada ao Fluminense. Diante disso, esse livro foi uma surpresa negativa, não avalio a história dele, avalio como ela foi contada, um jogador tão histórico como uma biografia muito rasa, parece que se vou ao Wikipedia tenho informações mais profundas sobre ele. Ademais, livros que não são uma biografia dele, possui para informações sobre a vida dele, do que este livro. Uma pena.

Moya2 15/08/2022

Raso
O jornalista/autor entregou um livro bem aquém do desejado.
Um jogador deste calibre merecia uma biografia mais aprofundada e completa.

Amanda 27/12/2021

O livro vale a leitura pelo protagonista Rivellino, mas a pesquisa é fraca e superficial, mais parece uma pequena reportagem.

Diferente dos livros biográficos, não se debruça em entrevistas ou relatos detalhados, não conta os pormenores da trajetória tão rica e incrível de um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Não me acrescentou muito em informações que já tinha anteriormente. Ficou um gostinho de quero mais.

Raffafust 29/09/2015

O Rivellino que conheço é o comentarista, sim, quando passei a assistir futebol e me interessar ele já não jogava . Por esse motivo veio ainda mais o interesse pela leitura desse livro, o jogador que conheço é o do que me falaram, do que meu avô comentava e do que meu pai conta até hoje. O craque tem atualmente 69 anos e jogou de 1965 a 1981.
O jornalista Maurício Noriega vai a fundo na vida do craque que jogou pelo Corinthians – e que não é muito amado por lá , na verdade tem quem o ache ótimo e tem quem não goste de lembrar dele pelo clube já que em 10 anos jogando por ele não conseguiu ganhar o Campeonato Paulista - e pelo Fluminense. Sim, antigamente, eram poucos os times que os jogadores defendiam ( ele jogou em 3 profissionais, tirando os da juventude) , hoje não é incomum encontrá-los em seu quarto clube sem nem terem passado dos 30 anos, os tempos de Pelé e de Rivellino definitivamente eram outros. Também jogou mais tarde em um clube árabe que é citado no livro ( Al Hilal) e que até hoje é reconhecido por lá como um ídolo que honrou a camisa do clube .
Está no livro não somente a vida dele quando criança nos primeiros passes com a bola em São Paulo ao lado de seu irmão mais velho Abílio,como também os primeiros dribles com a esquerda , que o fizeram ficar conhecido no grande campo. O craque que chegou ao Fluminense já consagrado no Corinthians tem carinho pelos dois clubes mas guarda mágoa do ex presidente Vicente Matheus pela final de 74 quando jogou com o Palmeiras e jogou mal como todo o retsante do grupo mas foi escolhido por ele para ser o principal culpado, tendo seu passe colocado à venda no mesmo dia para o Fluminense. No Flu foi recebido pela torcida de braços abertos e tinha jogado bem com a camisa da seleção o que ajudou para que com seu talento fosse virando ídolo da torcida. Atuou no clube até 1978 ( ele pararia de jogar em 1981) .
Como jogador da seleção ele ganhou a Copa do Mundo de 1970 ao lado dos mitos Pelé, Garrincha e Tostão. No livro há várias declarações de jornalistas e outros jogadores que o viram jogar e que o idolatram pela sua qualidade em campo.
Infelizmente não o vi jogar mas pelos apelidos que Rivellino tinha e pelo carinho com que meu pai e avô sempre falaram dele fico com vontade de ter visto em pleno Maracanã o Garoto do Parque, Patada Atômica, Riva, Bigode...e tantos outros adjetivos que lhe deram por ser craque.
Pela história realmente não se fazem mais craques como ele, e como tudo que era antigo nesse meio, eu gostaria muito de ter visto o jogando. Biografia ótima, pude conhecer mais do ídolo!

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/09/resenha-rivellino-editoracontexto.html