D. Pedro

D. Pedro Paulo Rezzutti

Resenhas - D. Pedro - A história não contada

Josue.Costa 08/11/2020

Excelente livro de história rico em detalhes
A obra conta em detalhes a vida de D. Pedro I desde de seu nascimento em Portugal onde passou sua infância até seus últimos dias de vida. O livro é rico em detalhes históricos que infelizmente não são divulgados com tal importância nós livros didáticos.

Bru 24/10/2020

O livro relata de forma intrigante as muitas contradições da vida de D. Pedro I descrevendo uma imagem fiel de sua personalidade, suas ideias, angústias e ambições. Paulo Rezzutti recorreu a uma ampla gama de fontes primárias e documentos originais que revelam facetas desconhecidas de D. Pedro e que lhe deram acesso à história não contada do nosso primeiro monarca. O autor nos apresenta as contradições e riqueza de personalidade de D. Pedro de forma prazerosa e ao mesmo tempo tão histórica e documental.

Soraya 18/10/2020

Biografia bem feita
Biografia bem feita, com redação fluida, revelando a personalidade e trajetória do D. Pedro I. Sua relação com os filhos, esposas e sua luta para defender o seu trono no Brasil, bem como o trono de Portugal para sua filha Maria.

SIMBRAS 14/10/2020

Narrativa Profunda e Emocionante!
Essa biografia, resume bem a vida daquele que trouxe a independência de nossa nação.
De um homen que foi amado e odiado, e considerado justo e injusto. Com um resumo digo:

Como Marido: era infiel, foi um péssimo marido para a imperatriz Leopoldina. Sendo até, considerado algoz da morte da imperatriz.
Como Pai: Don Pedro era um pai atencioso, sempre presente. Mesmo quando estava longe, não se esquecia dos filhos. Fazia questão, de que os filhos tivessem a melhor educação possível. Tratava a todos como iguais.

Imperador: como governante imperial, Don Pedro atuava com vigor e determinação, para trazer mudanças liberais a todos, por meio de sua carta constitucional em 1824. Amava o Brasil como se fosse um próprio. Abedicou ao trono para evitar uma guerra civil. Mesmo longe, em Portugal, se preocupava com o país e com o povo.

Podemos dizer que, apesar de seus erros, Don Pedro era um patriota de coração, que amava o Brasil, como poucos hoje amam e respeitam.

Gaby.Ferraz 08/10/2020

Livro muito bom recomendo pois retrata a história do Brasil e Dom Pedro de uma forma que nunca vimos em ambiente escolar . Muito enriquecedor

Wes Janson 20/09/2020

Biografia de excelência!!!
Dom Pedro I é um personagem fundamental na História do Brasil, disso todos sabemos, mas conhecer o homem por trás não é algo simples. E é a isso que o autor se propôs usando como referência cartas, para entender o pensamento do próprio Dom Pedro I e o que as outras pessoas diziam a respeito, em tempo real, a partir dos acontecimentos reais.
Como foi sua criação, sua educação, como seus pais agiam, num período marcante para a História Mundial, as Guerras Napoleônicas e o mundo criado a partir daí. Tempos em que havia uma luta entre o absolutismo monárquico ao estilo feudal e uma nova forma de governo, utilizando um conjunto de leis para regular o próprio soberano, uma constituição.
Dom Pedro I representou essa transição de forma marcante, em dois continentes.
Conhecemos também sua vida particular, seus amores, suas tragédias pessoais, seu dilema constante entre a razão e a paixão, porém sempre tentando se antecipar aos eventos e os moldando da melhor maneira possível, para suas duas pátrias: Portugal e Brasil.
Uma vida curta, mas intensa como poucos tiveram, nos permite reconhecer como um verdadeiro herói, abrindo mão às vezes de sua família, em prol do benefício maior para sua nação. O livro chega a ser emocionante, ao entendermos como Dom Pedro I viveu e morreu, e seu legado para a posteridade.
Um herói que deveria ser muito mais exaltado do que hoje é, nos dois lados do Atlântico!!!
Leitura que vale muito, mas muito mesmo a pena!!!

WeltonLuis 29/07/2020

O autor procura retratar, através de documentos, cartas e relatos da época, um Dom Pedro mais humano. Percebemos que nem é tanto como é pintado por quem o coloca no patamar de herói, mas também não tanto o pecador como é relatado em muitos livros de história e peças de ficção.

Augusto Bogo 05/07/2020

Ótimo!
Um belo relato sobre a vida e lutas de D. Pedro.
Adorei ler tantas correspondências trocadas entre ele e seus amigos/familiares, coisas que nunca antes havia tido contato.

Teia 23/06/2020

Para quem é apaixonado pela história do Brasil na época do Império, a leitura desse livro é obrigatória.
O autor Paulo Rezzutti nos apresenta um enredo histórico de fácil compreensão ao mesmo tempo em que nos faz entrar porta a dentro à Quinta da Boa Vista, à Chácaras no Andaraí, no Mataporcos ou até no Palacio de São Cristóvão, desnudando a familia Imperial em sua vida intima e oficial.
Recomendo essa leitura para um melhor entendimento da dinâmica da nossa história e da Independência do Brasil.
Leitura nota 10!!

Well.Barros 19/06/2020

Excelente Biografia do nascimento da nossa nação
Em nenhum momento o livro fica cansativo ou com detalhes desnecessários. Parece que cada comentário, cada fato e descoberta tem sua importância na narrativa.
Com certeza vou ler o livro sobre a Imperatriz Leopoldina, do mesmo autor.

Thaís 31/05/2020

Quem é Pedro?
"Conhece-te a ti mesmo". Sempre fui fã de história, muito provavelmente por influência materna. Porém, o que mais me faz querer ir sempre mais a fundo são as descobertas que ela nos traz. Se você acha que aprendeu tudo na escola, coitado. Se acha que basta ler um livro e já sabe de tudo, bem, os fatos falam por si. É impressionante a quantidade de descobertas feitas nas últimas décadas, seja pela tecnologia, seja pelo consenso de que o conhecimento é de domínio público. Dizem que renegar o passado é renegar quem somos. Em terras tupiniquins é fato consumado. A mudança de um governo não inviabiliza os feitos de outro. Da mesma forma que símbolos não mudam de significado por vontade dos atuais governantes. Mas olhe para a nossa bandeira. O verde das matas nada mais é que a cor dos Bragança, casa de d. Pedro I; e o amarelo do nosso rico ouro tem origem austríaca: a cor da casa Habsburgo, família da nossa imperatriz Leopoldina. Sua vida é uma mentira? Pois é, a minha também. Mas é por essas e muitas outras que biografias são feitas. Mitos são desconstruídos, farsas reveladas. Cabe ao leitor a leitura crítica. Minha edição é em PDF disponibilizado pela Editora Leya durante a quarentena. Percebe-se pelo final que é diagramada para a loja da Amazon. Porém, existem muito erros por falta de uma revisão mais criteriosa. A introdução de pequenos comentários pessoais em alguns trechos mostra-se desnecessária, mas não impede o discorrer da narrativa. É um bom livro.

Gabriel Paixão 21/05/2020

Livro muito interessante
Para quem quer conhecer mais essa figura tão importante na nossa história.
Muito interessante o uso de trechos de cartas do próprio imperador Pedro I : isso nos faz imergir nas aventuras dele.

Volnei 19/05/2020

Dom Pedro

"Esta é mais uma obra que conta a história de Dom Pedro I, iniciando com a descrição de como foi o retorno de seus despojos para o Brasil. A seguir o autor nos dá um descrição de como foi a ascensão dos Bragança até a coroa portuguesa. A segunda parte com a vinda da família real para o Brasil em 1808

A seguir o autor descreve todo o reinado de Dom João VI enquanto esteve no Brasil e suas atitudes enquanto regente. Dona Maria que veio para o Brasil já doente acaba por falecer e Dom João é coroado como rei mesmo ainda estando no Brasil. . Enquanto isso Dom Pedro seguia com suas aventuras como príncipe e se aproveitando de sua posição fazia o que bem entendia , tendo uma educação que não condizia com sua posição social. . É decidido que D. Pedro deveria se casar e assim providenciam-lhe uma noiva e o casamento se faz por procuração. Mesmo depois de casado suas aventuras continuam não respeitando nem mesmo a esposa Dona Leopoldina. Com a morte da imperatriz sua situação vai piorar cada vez mais até que é obrigado a sair do Brasil para combater o irmão Dom Miguel que faz muitas mortes em Portugal. Depois de derrotar o irmão e colocar sua filha no trono, Dom Pedro vem a falecer no mesmo quarto onde nasceu no palácio de Queluz"

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Paula.Mello 05/05/2020

D.Pedro I
Uma das melhores biografias já lida, e enfatizava com detalhes e momentos marcantes do nosso Brasil !

jsilveira 28/04/2020

Cansativo
Não recomendo a leitura. Texto muito cansativo, chato e inexato.