Chamada geral

Chamada geral Eduardo Costa

Resenhas - Chamada geral

Elis 21/10/2015

Antes de qualquer coisa é importante falar um pouco sobre o escritor, o jornalista mineiro, Eduardo Costa. Com mais de 30 anos de experiência no rádio e recentemente na TV, o jornalista é conhecido pela simplicidade, sinceridade e principalmente pela capacidade de apresentar todo tipo de notícia com uma linguagem popular, de fácil compreensão, que atinge todos os níveis sociais. Atualmente ele é apresentador de um telejornal diário nas manhãs da Record, que possui o formato característicos dos demais programas da emissora, com cunho popular onde o apresentador livre de bancada, possuiu uma certa liberdade para interferir na reportagem, rir, criar bordões, criticar, cobrar das autoridades, comentar, contar histórias, tirar sarro dos personagens da reportagem e até mesmo da equipe de produção e falar diretamente ao telespectador, o que o Eduardo faz muito bem. Muitos desses comentários/ opinião estão apresentados no livro, cujo nome é o de seu famoso programa na rádio Itatiaia. O livro é bem fininho, as letras grandes e os textos são curtos e objetivos,propiciando uma leitura rápida, li o livro em um dia. São textos totalmente opinativos, onde o jornalista faz questão de se posicionar sobre diversos temas que marcaram época em Minas, no Brasil e no mundo. Por escrever sobre Minas senti falta de uma melhor identificação de certos locais da cidade, para uma melhor identificação dos leitores de outros estados que não conhecem tais locais. Senti faltas das datas em que os textos foram escritos ou publicados, em certos momentos, os acontecimentos passados se misturam com o presente, o que dificulta a leitura e compressão dos textos. Também identifiquei vários erros de digitação que passaram despercebidos pela edição, e que se tratando de textos jornalísticos não podem nunca acontecer. Enfim, é uma leitura específica, voltada para quem gosta desse tipo de texto, É uma leitura indispensável para estudantes de jornalismo e interessante para quem gosta história e sobretudo jornalismo.
Bárbara Andrade 26/10/2016minha estante
Ainda não li o livro. Isso é fato! Mas... conheço o trabalho do jornalista e autor do livro, Eduardo Costa. Um profissional que tem liberdade nas apresentações e em comentários, que se arrisca a se posicionar sobre diversos assuntos. Livros com uma pegada jornalística são sempre boas indicações para nós, jornalistas. As vivências de profissionais com experiência de longos anos também são uma aula, independente do seguimento jornalístico.