A proclamação do Evangelho

A proclamação do Evangelho Karl Barth

Resenhas - A proclamação do Evangelho

Carlos Marques 24/03/2014

Amor pela Palavra
O que mais impressiona nessa obra de Karl Barth é a insistência do autor na necessidade do pregador de proclamar a Palavra da forma mais pura possível. Para isso, um exercício de abnegação se faz necessário; fazer calar o ego e de deixar-se ser usado por Deus para falar diretamente a seu povo. Barth leva esse princípio tão a sério que chega a propor que toda pregação deve ser lida para que o pregador não corra o risco de deixar-se levar por suas próprias ideias no momento do sermão.

O valor dessa obra está menos na parte prática e mais na inspiração que uma declaração tão apaixonada de amor pela Palavra gera em nossos corações. Não é um manual de homilética nem uma proposta revolucionária de preparação criativa de sermões. Barth nos lembra da seriedade da tarefa do pregador e da centralidade bíblica essencial a cada pregação.

Marlon.Batista 30/09/2021

A importância da pregação
Uma das coisas mais importantes de um culto é a hora da ministração da palavra de Deus, segundo o Barth é a hora de Deus falar e somente Ele fala nessa hora.
O livro é uma instrução ao preparo de uma pregação, autor monstra pontos importantes em preparar um sermão, claro que nem tudo que está escrito eu concordo, por exemplo, o autor defende que no preparo da pregação deve ler o texto direto do original, claro que se todos tivesse a condição de tal ato, seria louvável, porém não podemos colocar como via de regra. Porém uma coisa é verdade, devesse ler o texto algumas vezes.
Livro muito bom, mesmo tento algum que não concordasse, é uma leitura muito gostosa e de fáscia compressão, precisamos sim de livros que nos ajude ao preparo do sermão.

Samuel.Alves 04/11/2020

Uma obra necessária
Continuou muito cauteloso com Barth, mesmo sabendo que ele tentou romper com a velha tradição liberal.
O livro fala sobre o ofício da pregação eu seus vários aspectos e suas áreas. Desde o valor do texto na pregação até a forma de abordar o texto na pregação.
O livro é uma obra necessária para qualquer estudante que queira analisar o pensamento de Barth, apesar para ter um vislumbre do pensamento neo-ortodoxo sobre pregação.

vitor f. avila 09/02/2021

Um livro ESSENCIAL para todo o cristão. Síntese plena de Calvino e Lutero
Esse livro do Karl Barth é maravilhoso. É direto, simples sem ser simplista, complexo sem ser incompreensível, distinto sem ser soberbo. É um livro que demonstra e aponta a centralidade da Palavra de Deus, Cristo Jesus, revelação máxima e última de Deus para o cosmos e, assim, a importância do cristão em testemunhar, a partir unicamente da Bíblia, a respeito do Messias. O estilo de pregação do Barth lembra muito o estilo de pregação de João Calvino aliado com a urgência de Martinho Lutero. É uma síntese poderosa, profunda e adequada.

Maravilhosa leitura! Recomendo demais, apesar da edição vir com alguns erros em português absurdos; revisão passou longe. Porém, o conteúdo é bem claro, evidente e urgente para a Igreja.

Lidy 23/02/2022

Achei interessante para as pregadores mesmo, até pra gente aprender mesmo aprender a como pregar, bem legal.