Tão Insano Quanto Você

Resenhas - Tão Insano Quanto Você

Paula | @paulaisreading 25/04/2016

Uma resenha em listas
3 motivos para ler essa resenha:

1.Ela é sobre um livro narrado em listas.
2.Ela foi feita em listas.
3.Você vai me deixar feliz.

4 fatos que você precisa saber sobre a história de Tão Insano Quanto Você:

1.O livro acompanha a vida de Darren, um garoto de 15 anos, judeu, meio tímido, sem muita experiência com garotas, meio incomodado com o próprio peso, cujos pais são divorciados e que tem um irmão mais velho chamado Nate.
2.O pai de Darren tem uma coisa muito importante para conversar com ele em certa manhã.
3.O assunto que o pai de Darren aborda com ele na mesa do café da manhã leva a um desencadeamento de situações que vai nortear praticamente todo o livro.
4.Eu não posso falar muito mais que isso sem dar spoilers (que mesmo que aconteçam bem no começo, é interessante descobrir durante a leitura).

3 observações sobre Tão Insano Como Você, que podem levar você a ler o livro (ou não):

1.Ele é bem diferente na questão narrativa, já que foi escrito em listas.
2.Ele é divertido e interessante.
3.Ele trata de temas importantes como relações familiares, drogas, sexualidade, relacionamentos, orientação sexual, sem impor normas ou ser condescendente, abordando esses assuntos de forma natural e sem reservas.

2 coisas não tão boas assim, mas que precisam ser ditas, sobre o livro:

1.Nem sempre a questão da narrativa é fielmente respeitada, sendo que em vários momentos as listas viram textos praticamente normais, com diálogos e descrições longas (assim como eu já fiz algumas vezes durante essa resenha).
2.O final é um pouco aberto, o que é interessante em alguns aspectos, pois a vida dos personagens realmente não se resolve toda ao fim do livro, como também não resolvemos todos os nossos problemas repentinamente na vida real, mas deixa aquela sensação de queria saber o que fizeram depois disso.

3 características que eu gostei muito nos personagens e na história em si:

1.Eles passam por várias situações que todos estão sujeitos a passar, e por mais complicadas que sejam, elas não são romantizadas no livro para parecer simples. Os personagens estão constantemente lidando com seus problemas, e nem sempre da maneira correta, e isso também é mostrado claramente.
2.A forma como foram abordados os temas sexualidade e drogas, sem reservas ou falso moralismo.
3.O humor que permeia a história, de forma que mesmo os assuntos mais complexos e sombrios, embora não sejam banalizados, ficam tranquilos de se ler.

3 trechos que eu mais gostei no livro:

1.Ser adulto, um adulto de verdade, e não só alguém que por acaso já passou da puberdade, sabe significa arrumar um jeito de não surtar, tipo, de não infringir nenhuma lei importante quando se der conta de que nossa infância foi uma grande mentira. Basicamente é isso.
2.A vida seria muito mais fácil se as pessoas só gostassem de quem correspondesse o sentimento. Ou pelo menos de alguém que gostasse delas com alguma intensidade, Isso se a pessoa desse a sorte de conhecer alguém que gostasse dela em alguma medida.
3.Talvez tudo seja melhor sem estas listas horríveis e sem fim. Mas talvez elas sejam invitáveis, e o ideal seja encontrar alguém com quem compartilhar a sua. Ou alguém com quem escrever listas novas e melhoradas. Talvez seja esse o objetivo da coisa: encontrar a pessoa certa e escrever listas com ela.

Então é isso! A edição da V&R está muito bonita, sem erros de revisão (que eu tenha reparado) e a capa ficou muito legal! Espero que tenham gostado e deem uma chance para esse livro tão diferente!

site: www.secaoreservada.com.br

Tainá 13/02/2016

O que ficou das listas
A única coisa que eu tinha conhecimento acerca desse livro antes de abri-lo, era que ele iria ser incrivelmente distinto dos outros, pelo fato, já obviamente explícito na capa, de ser contado em listas.
E como eu adoro listas. Acho que elas são capazes de conter naquela estrutura organizada uma infinidade de possibilidades implícitas, em número por número, sentença por sentença, e fica a cargo do leitor compreender o que foi dito metaforicamente, o que está interconectado ali, sem que se possa encontrar de maneira automática.
E "Tão insano quanto você" é isso para mim. Todd Hasak-Lowy não nos entrega de bandeja a história mastigadinha, a experiência não é objetiva, muito menos passiva. A busca pelas entrelinhas (ou entre listas!) é o ponto principal do livro, que não é convencional, não só na maneira como é escrito, mas pelos próprios fatos que nos são apresentados.
Mas, se você está realmente a fim de saber do que se trata esse amontoado de listas, aqui vão umas dicas:

1- Darren é um garoto de 16 anos, cujos pais se divorciaram recentemente ( e não, isso não é um spoiler!) .
2- Ele começa a ver sua vida de uma maneira estranhamente diferente quando seu pai decide lhe revelar um fato primordial para todo o desenrolar da história.
3- Seu irmão, Nate, a quem Darren idolatra, na verdade é só mais um cara babaca com seus neurônios prestes a dar um curto circuito de tanta maconha que ele consome.
4- Darren toca baixo. E gosta de ouvir discos de jazz antigo na hora do almoço com seu professor Keyes. Talvez o fato de ele não ter muitos amigos possa estar relacionado a isso. Ou não.
5- Talvez o fato de ele não ter muitos amigos o faça conhecer Zoey Lovell, uma garota tão ímpar quanto ele.

O livro só perdeu pontos comigo devido à maneira com que os personagens evoluem. Eu senti várias vezes que eles poderiam ter tomado decisões mais maduras ao longo dos acontecimentos, e que isso deixou a história um pouco arrastada, ou como se não fosse dar em lugar nenhum.
Entretanto, algumas figuras no livro são encantadoras demais para não serem citadas: Ray e Rachel, que me fizeram realmente apreciar o livro, gostar ainda mais de músicas brasileiras e perceber que o amor nem sempre se trata só de conexão, mas de esforço e compreensão.
Talvez, quem sabe, problemas, família, personalidade e amor possam ser transcritos em listas.