O Dia Mastroianni

O Dia Mastroianni João Paulo Cuenca

Resenhas - O Dia Mastroianni

Marker 28/11/2017

Lembro de ter alguma curiosidade na literatura de JP Cuenca quando comecei a me interessar por livros adultos e sua "geração" (Daniel Galera, Joca Terron, Daniel Pelizzari, etc) estava em franca ascenção. Levei dez anos para chegar n'O Dia Mastroianni e talvez tenha sido esse o problema. Talvez se lido na inocência da juventude (risos), a bobagem metalinguística do autor se tornasse fascinante, mas hoje em dia soa apenas pretensiosa, incorrendo ainda no terrível erro de fingir que não o é. Quem sabe seus textos mais recentes sejam mais expressivos.
beatriz 27/05/2018minha estante
Estou mais ou menos na metade do livro e é isso que estou pensando, pretensioso ao máximo.

Antonio 20/04/2015

A vida doce – pitacos sobre O Dia Mastroianni, de João Paulo Cuenca
O divertido O Dia Mastroianni nos apresenta Pedro Cassavas, um frívolo pré-adulto em busca de um dia fútil.
No entanto, ao fim da aparentemente leve jornada que o pós-jovem (sem nada que preste no passado e cujo futuro parece ser o presente que vive) empreende, em boa parte dela acompanhado de seu amigo Tomás Anselmo, o leitor percebe ter sido instado a refletir sobre questões mais profundas – e pode sentir o gosto da melancolia que lhe foi enfiada goela abaixo, mas sem brusquidão, escondida sob o humor irônico do autor.
Sem alarde, no transcorrer das horas, temas como a atualidade da literatura brasileira, o culto às celebridades, a letargia da juventude, os adolescentes amores platônicos, entre outros, são levantados aqui e ali como convite à reflexão. Mas, esse com aviso prévio (a mudança de narrador), o tema que mais fortemente distancia a obra do raso das personagens que ela retrata explicita-se apenas no último capítulo: existe algo para além do que vejo?

Trecho do livro:
“Desconfiadíssimo sobre descrições de sonhos em livro, abro a porta bruscamente! Johann, o mordomo seviciador, levanta a cabeça e tenta fechar a calça de Tomás.” (p.141)

site: leioedoupitaco.blogspot.com.br

Adeval 19/07/2011

O Dia Mastroianni
Começo lendo o O Dia Mastroianni pensando que o personagem principal é Tomas, mas só depois de algumas páginas percebo que é Pedro. O livro narra principalmente um dia da vida dos dois. Na verdade dois jovens vagabundos, que só pensam em bebida e em sexo.
Só que depois de ver a realidade em que está presente, onde ninguém realmente se importa com ele um velho escritor mostra-lhe que eles são meros personagens na vida de Pedro e que ele pode abandoná-los na hora que quiser.

Além da leitura rápindo e agradável. Li esse livro em 3 horas dentro da Livraria Imperatriz esperando HP7 parte2 começar ;P