Detalhe final

Detalhe final Harlan Coben

Resenhas - Detalhe Final

Coisas de Mineira 21/06/2022

DETALHE FINAL, O SEXTO LIVRO DE MYRON BOLITAR – HARLAN COBEN
Bom, chegamos ao livro número seis que nos conta as aventuras e desventuras de Bolitar e sua equipe bem peculiar. “Detalhe Final” foi publicado em seu país de origem (EUA) em 1999. Aqui no Brasil, tivemos a oportunidade de lê-lo apenas em 2015. E posso dizer que vamos nos surpreender um pouco com as atitudes de Myron. Pois é! Ele vai largar tudo para trás, e se enfiará em uma ilha paradisíaca onde ninguém o acharia. Claro, ninguém que não seja seu melhor amigo Windsor Horne Lockwood III…

“Win podia ser um sociopata, mas que cara!”

Deixando o passado para trás – mas, nem tanto

Terese Collins é o nome dela. Sim, temos uma nova mulher na área. Porque Jessica, aquela de quem não sou nem um pouco fã, não está mais ocupando o cargo de namorada do nosso queridinho Myron Bolitar. Terese é âncora do horário nobre da CNN, e embarca nessa loucura caribenha, diretamente à ilha St. Bacchanals, sem pensar muito no assunto! Todavia, como já é de se imaginar, as coisas “em casa” não estão muito bem. Esperanza, amiguíssima de Myron, deixou o escritório, que é uma agência de representação de atores e esportistas, vazia.

Na verdade, Esperanza Diaz foi presa, acusada de assassinar um velho cliente de Myron, o arremessador Clu Haid. O problema se dá, porque Clu e Esperanza havia discutido, quando o atleta foi reprovado em um teste antidoping. As buscas pelo paradeiro de Myron não deram em nada, ninguém conseguia encontra-lo. Então Win deu seu jeitinho de sempre. Os amigos seguem de volta à Nova Iorque, afim de solucionar esse problema, e tentar tirar Esperanza dessa enrascada. Pois, a Pequena Pocahontas não pode ter feito isso. Ou pode?

“’Às vezes’ (…) você não está fugindo do mundo, mas de você mesmo’”.

Um agente esportivo “cuida de seus clientes”

Em uma outra vertente, temos a agência de Frank Ache Jr. – aquele herdeiro da máfia –, que aproveitando a ausência misteriosa de Myron, vêm lhe roubando os clientes. Ache Jr. não quer que Myron se envolva nessas investigações. Mas, por qual motivo? É mais um mistério para elencarmos e tentar descobrir antes que Harlan esfregue na nossa cara um plot daqueles (porque sabemos que ele o fará). Ah, teremos agora a inclusão de mais uma personagem que invariavelmente aparecerá em alguns livros da série de agora em diante. Tenho certeza que você ficará surpreso em conhecer essa pessoa em um bar transexual chamado Take A Chance.

Lá, no Take A Chance, você nunca sabe se está apanhando de uma mulher, ou de um homem – os seguranças do local. Myron provará um pouco disso. Afinal, a vida é feita de ondulações, como diria a viúva de Clu. segundo a viúva de Clu. Esperanza não quer ver ou falar com Myron, e a advogada de Diaz hostiliza a presença dele. Entretanto, estamos falando de Bolitar. Ele nunca abandona um amigo. Nem mesmo quando está sendo excluído no processo… Assim, ele dá início à sua própria investigação, é óbvio.

“A linha que dividia o bem e o mal não era tão diferente daquela no campo. Com frequência, mostrava-se frágil quanto a cal. Tendia a desbotar com o tempo. Precisava ser constantemente redesenhada. Se muitos jogadores a pisavam, ficava borrada, a ponto de o de dentro tornar-se fora e o fora dentro, de não ser mais possível distinguir o bem e o mal.”

Afinal, o que aconteceu com Myron?

O protagonista de “Detalhe Final” não está em sua melhor fase pessoal, pois desde o último livro, ele está muito machucado com alguns acontecimentos. Mas, no decorrer dessa investigação, Myron vai resgatando um pouco de seu bem humor, e tendo aquelas boas sacadas que o fazem um personagem tão querido, e torna suas histórias únicas e bem desenvolvidas. “Detalhe Final” é um livro que tem uma trama que inicia e termina no próprio volume, contudo, lendo a série em ordem, você terá a capacidade de entender melhor as personagens. Ah, bem como ir se apaixonando por essas figuras.

Finalizando, você pode ficar tranquilo, pois Coben irá fazer com que “Detalhe Final” tenha sentido em cada pista deixada ao longo da narrativa. Dificilmente você encontrará pontas soltas. E acredite: Você vai se surpreender e muito com o plot disso tudo. O envolvimento de Esperança, sua advogada um tanto impertinente, Myron, Win e a viúva de Clu… Tudo junto e misturado para fazer de “Detalhe Final” um grande livro, mesmo com suas poucas 304 páginas. Algo que alerto aos leitores da série Bolitar é: acompanhe a família de Myron. Que relação deliciosa!

“Amantes e amigos eram ótimos, mas às vezes um cara quer apenas ficar com a mãe e o pai”.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2022/06/detalhe-final-resenha/?swcfpc=1

Vih 11/06/2022

Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron é presa acusada do assassinato de Clu Haid, cliente e jogador promissor.
Logo nas primeiras páginas Win, amigo de Myron, vai atrás dele na Ilha deserta para onde ele fugiu e a partir disso ambos tentam desvendar o crime e salvar Esperanza, mesmo ela se recusando a aceitar ajuda.

A história é fluida e rápida, cheia de mistérios e com vários personagens, em alguns momentos parece não fazer sentido todas as história, mas depois entendemos como tudo está interligado.
O desfecho me deixou bem surpresa, cheguei a desconfiar da pessoa em um momento, mas nunca iria imaginar a motivação.
Leitura rápida e que nos prende desde o início.

Tatiane.talarico 23/05/2022

?Toda verdade tem dois lados, um deles pode ser mortal.?

A cada livro que leio fico mais apaixonada por Miron????

Mila.Maluka 01/05/2022

Adoro Harlan Coben!
A forma como cria a trama inteira, cheio de suspense me faz sentir dentro da história.

Claro que mais uma vez me enganou. Nunca descubro quem é o culpado. E é exatamente assim que eu gosto. Suspense até o final.

5 estrelinhas pra você, Harlan ?
Jessy Silva 12/06/2022minha estante
Harlan Coben nunca decepciona! No 6 livro da saga de Miron não seria diferente. Super recomendo!

Sisi 30/04/2022

Misericórdia?
Myron fugiu pra uma ilha após o último caso, mas é obrigado a voltar quando sua amiga Esperanza é suspeita de matar um dos seus clientes. Amei o caso e o final também foi surpreendente, muito bom. Que mente em Harlan Coben?

Lucimara Moreira 29/04/2022

Perfeito demais!
De todos os livros da série do MYRON BOLITAR, esse foi o mais rápido que eu já li.

História fluída, sequência perfeita de cada personagem, cada um com seu desenrolar da vida.

Tenho certeza que até chegar no último livro, ainda serei surpreendida.

Harlan Coben, meu preferido!

tita 19/04/2022

Detalhe final
Harlan sendo Harlan, mestre sempre. Adorei a história, sou fanática pelos livros dele e tenho vários. Já li muitos da série Myron Bolitar e como são histórias a parte nunca segui ordem, neste livro vi como o Myron conheceu Zorra, a mercenária que dá suporte em outras histórias. Confesso que por vezes fiquei um pouco confusas com a quantidade de personagens que se entrelaçam na história. O final quase me fez voltar e ler tudo novamente pq achei que estava meio perdida. Mas é um super livro. Recomendo.

Herick 19/04/2022

Pra mim é impressionante a capacidade de Coben de adicionar novos personagens numa história que já está rolando e incrementar o passado de personagens já existentes. A criatividade do homem parece não ter limites. Apesar disso e comparado com Um Passo Em Falso, o livro anterior, esse não tem um ritmo tão frenético nem reviravoltas tão grandes, o que não faz dele um livro menos excelente. Ótima continuação para uma ótima saga.

Hebert 18/04/2022

Sexto livro da série do personagem Myron Bolitar.

Não é um dos melhores, mas Harlan sabe o que faz. Quando começa a achar que não vai fazer sentido, tudo se conecta!
Vitória 18/04/2022minha estante
Qual será o próximo? ??

Hebert 18/04/2022minha estante
Pra variar, mais um do Harlan kkk

Maria Lucia 08/04/2022

Esperanza presa, acusada de assassinato e ela não quer a ajuda de seu amigo e sócio Myron Bolitar, porquê?
Harlan nunca decepciona, não foi meu livro favorito mas ele sempre consegue me enrolar até o final.
Comecei a ler os livros da série fora de ordem, mas sempre consegui entender e acompanhar a história certinho.

sabrina 04/04/2022

totalmente fora da minha zona de conforto, esse livro me fez rir e ficar totalmente curiosa até as últimas páginas. vale a pena tirar um dia inteiro pra devorar ele. sinto como se convivesse todos os dias c big cindy, win e myron.
aliás, vou sentir falta desses três

Ana Paula 02/04/2022

Harlan Coben é maravilhoso
Gosto muito dos livros desse autor! Essa série é ótima! Myron é o personagem q eu gostaria de ter como amigo, assim como Esperanza e Big Cindy, e Win claro.
Sempre com reviravoltas, Myron aparece muito mais real, humano nesse livro. E adoro como ele se relaciona com os pais!! Super recomendo.

Alice 16/03/2022

Pessimo
Por enquanto foi o pior livro do ano.
Chato com uma história sem graça e emoção que se arrasta até o fim.
Li na força do ódio.

Helen.Francineli 12/03/2022

Livro 6 da série de Myron Bolitar
Várias histórias que se interligam por um acontecimento: a morte de Clu Haid, um jogador de basquete promissor.
Começa o mistério desta morte e Esperanza é presa como suspeita do crime. Chegaram nessa conclusão, pq eles foram vistos discutindo em um estacionamento.
Quais foram os motivos da discussão? O que o passado de Clu tem a ver com isso? Será que ele cometeu algum crime no passado? Será que toda essa pressão o fez findar com sua vida?
São vários questionamentos envolvidos na trama que não sabemos o que de fato iria acontecer.

Dayanne 28/02/2022

Nem sei o q escrever. Amo Myron Bolitar e o Win.
História surpreendente, como todos os livros do Harlan e a série do Myron que amo. A história vicia, é difícil largar, a gente rir, sofre, chora, ama. Vale a pena ser da primeira palavra a última.