Como Usar a Biblioteca na Escola

Como Usar a Biblioteca na Escola Carol Kuhlthau

Resenhas - Como Usar a Biblioteca na Escola

Arminda 17/02/2022

Comentando aqui só para ir pra minha lista de livros lidos. Fui obrigada a ler para um concurso ? o conteúdo é bacana.

Ludmila119 31/08/2016

Biblioteca
Facilitar a tarefa dos educadores para desenvolver nos alunos habilidades para lidar com a informação. Esta é a proposta de Como usar a biblioteca na escola, livro cujo conteúdo segue os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O educador encontrará uma nova metodologia para preparar as crianças e jovens de 4 a 15 anos – respeitando sempre seus estágios de desenvolvimento – para a prática da pesquisa escolar. Assim, os alunos aproveitarão completamente todas as informações oferecidas pela biblioteca.

Baseado na obra da conceituada educadora norte-americana Carol C. Kuhlthau, o livro foi adaptado para a realidade brasileira por um grupo de pesquisadores da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerai

Evy 25/10/2010

Perfeito!
Já faz alguns anos que sou bibliotecária, mas há apenas dois meses trabalho em uma biblioteca escolar e esse livro é simplesmente uma bíblia do que fazer para desenvolver um trabalho inovador, criativo e importantíssimo na prática de pesquisa em crianças e jovens respeitando seus estágios de desenvolvimento.

São várias atividades interessantes e muito bem elaboradas para tornar a biblioteca um local interativo, gostoso e de fácil acesso para as crianças e jovens que ao longo dos anos vão criando o hábito da pesquisa e o gosto pela leitura.

Adorei principalmente as atividades que ensinam como encontrar os livros nas estantes e a entender o sistema de classificação, ou seja, que tornam as crianças e jovens independentes na busca da informação desejada, sem precisar toda hora do auxílo do Bibliotecário. Isso é importante não só no ambiente escolar e dentro da biblioteca, como para a própria vida.

Realmente uma leitura muito recomendada para educadores e bibliotecários que trabalham com o ensino fundamental e desejam ampliar horizontes e fazer da biblioteca um ambiente muito além do simples empréstimo de livros.
Léia Viana 26/10/2010minha estante
Puxa!
Não imaginava tanto a respeito deste livro.
Sua resenha mostrou o quanto a leitura dele é significativa, não apenas para os profissionais da área, mas também, para aqueles, que como eu, além de fazer gosto pela leitura, tem a mania de de deixar tudo muito organizado e atraente aos olhos de qualquer um, e, até mesmo daqueles que não curte muito os livros. Gostei bastante da sua resenha.

Sandra de Oliveira 26/10/2010minha estante
Fiquei muito interessada em lê-lo, principalmente após ver sua resenha!
o único problema é que procurei em alguns sites e não encontrei! se você souber onde posso conseguir, me avise, super agradeço! ;)

beijos

Sofia 20/12/2009

Esse livro me ajudou bastante na conclusão de minha monografia que tem como título: A prática de pesquisa como uma atividade essencial na biblioteca escolar: o caso da escola Educar SESC.

No capitulo em que relacionava a biblioteca escolar inserida no ambiente construtivista foi tudo!!!!

Realmente muito bom!!!