Batismo de fogo

Batismo de fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

natiimartinello 22/05/2023

Novos personagens e explicações
O 5º livro da saga de Geralt foi pra mim o melhor dos romances (os dois primeiros são contos). Eu amei conhecer Milva e Regis, amei saber mais sobre Cahir e amei muito mais que esse livro traz explicações para alguns mistérios dos livros anteriores.
Vou ter que começar a ler o próximo livro imediatamente pq esse aqui termina no meio de um acontecimento ?

Alexandre Nabhan 18/05/2023

Agora não é mais Marcketing, Sr. Geralt de Rivia é oficial.
A cada Livro eu gosto mais do personagem que Geralt está se tornando. Neste livro em particular acredito que dê todos os 5 é a melhor versão dele.

Este é o primeiro livro onde nosso grupo está completamente separado, literalmente cada um pra cada lado, o que foi muito estranho, você passo o livro todo esperando o momento em que vão se reunir.

Fora isso também temos a adição de incríveis novos personagens, que vão fazer parte de um novo grupo (A sociedade do witcher) para o Geralt, também haverá outras coisas novas e interessantes expandindo um pouco mais o universo, não espere muita coisa, o foco ainda é o nosso trio. Mas os novos personagens não muito carismáticos, cada um a sua forma.

Também haverá uma grande mudança na política devido ao ls acontecimentos do IV livro, onde pelo que parece depois da invasão de nilfgard esse foi um dos maiores eventos que balançaram o estado político do mundo. Haverá muitas mudanças devido às ações de Vilgfortz.

Esse livro é bem focado no Geralt, eu diria que uns 60% ou 70% do livro gira em torno dele. Nossa dupla feminina fica ou pouco de lado (afinal o IV livro tambem foi bem focado nelas) parece que teremos mais delas na continuação.

No geral eu achei uma excelente leitura cada vez mais apaixonado por esse universo e por seus personagens. Não é nada espetacular, mas acredito ser uma ótima literatura.

Indo agora para a reta final nos dois últimos livros.

Thiago Gadelha 18/05/2023

Batismos demais
Esse livro infelizmente cai um pouco o nivel da história, mas entendo da transição que esta acontecendo. A parte de Yen continua sendo a mais interessante dos 3 núcleos.

Brenda Rafaele 04/05/2023

Após o conflito em Ilha de Thanedd, Geralt fica muito ferido e se recupera com dríades de Brokillon, assim que se senti melhor ele parti na sua busca por Ciri, que raramente aparece no livro e no pouco que aparece demostra um caráter mudado.
O Bruxo segui na companhia de velhos coadjuvantes que voltam a aparecer e novos personagens são introduzidos.
Entre eles está o tão debochado Jaskier, Milva uma humana que foi criada entre as dríades de Brokillon, Zoltan o anão mercador, Cahir um cavaleiro nilfgaardiano e Regis um barbeiro-cirurgião.
A maior parte do livro narra a jornada de Geralt e sua companhia, o que deixa o livro bem interessante.
A escrita do Autor continua impecável e fluida fazendo do livro uma ótima leitura.

Emilia 16/04/2023

"Mas entre vocês, humanos, cada um visa como lucrar com a pobreza de outrem. Quando há fome, não se divide a comida; devora-se o mais fraco. Esse procedimento dá certo entre os lobos, pois permite que os mais fortes e os mais saudáveis sobrevivam. No entanto, entre as raças racionais, esse tipo de seleção permite que os maiores filhos da puta sobrevivam e dominem. Que vocês próprios tirem suas conclusões e seus prognósticos."

Amorengas 07/04/2023

AAAAAAAAAA
Em comparação aos outros livros, esse foi até que bem leve. Mesmo que cercados de guerras e batalhas por todos os lados, não houve taaantas cenas de luta. Mas eu sou suspeita pra falar de The Witcher, né? Amo demais mesmo.

Senti falta da Yennefer, que só apareceu depois da metade do livro. Nem lembrava que ela tinha virado estátua. Faz tempo que li o livro 4 e não lembro de muita coisa.

Uma das coisas que mais gostei, sinceramente, foram os novos personagens. A quebra de expectativa quanto ao Cahir, o jeitinho do Zoltan, OS DIÁLOGOS DO REGIS e a valentia da Milva. Eu amo todos estes que citei. Fico triste tanto pela profecia citada pela moça de braço queimado quanto pelas enfaticas narrações de que Milva e Cahir vão morrer brevemente, talvez até o Regis.

Foi um livro com, ao meu ver, poucas cenas de batalha e muitos diálogos incríveis, o que me aproximou ainda mais dos personagens. Das reuniões das feiticeiras, suas motivações e objetivos, até os momentos descontraídos do comboio de Geralt ao redor da fogueira. Achei tudo muito lindo, principalmente a formação dessas novas amizades que ficam juntas independente da situação (esse é meu ponto fraco nas histórias).

Fiquei surpresa quando descobri que, até então, "Geralt de Rivia" era só um nome bonito e comercial que Geralt encontrou, mas fiquei FELIZ quanto ele foi nomeado cavaleiro de Rivia pela rainha Meve no final, a reação dele de sorrir discretamente pra ninguém ver o quão feliz ficou em realmente, agora, ser Geralt de Rivia valeu por todo o livro.

Eu nem sei mais sobre o que comentar. Certo, a história é sobre a Ciri, mas ela é meio nah. Okay, ta se descobrindo e se aventurando, mas particularmente achei as partes dela meio chatinhas (muito chatas).

Por mim, haveria um livro inteiro só pro Regis.

Cleber 04/04/2023

O futuro da magia está ameaçado
A guerra toma conta de todos os territórios e ameaça o futuro da mágia. Enquanto novas parcerias são formadas o grande caos se torna eminente.
Gostando muito dessa saga do agora Cavaleiro de Rívia e sua trupe de aliados improváveis.

Sprintliteraria 31/03/2023

?Mitos e lendas;
? Fantasia;
? Guerra;

?Nessa continuação reencontramos nossos protagonistas completamente desorientados e separados. Yennefer, a princípio, desaparecida. Ciri se escondendo por trás de um nome falso, e Geral seguindo com uma companhia uma pista falsa.

? Causa certo nervoso saber da história por diversos pontos, pois querendo ou não torcemos para que Geralt tenha êxito em reencontrar sua pupila, e ver como tudo está contra ele sem que ele imagine é enlouquecedor.

? Também conhecemos e nos apegamos a novos personagens, alguns ganhando destaque mesmo que já tenhamos os visto antes - Cahir nesse livro foi uma surpresa para mim, mas ainda não tenho certeza se confio totalmente. Milva ganhou meu coração, completamente.

?Aqui tivemos mais viagens e informações, a pouca ação ficou para o fim, como um gancho do que devemos esperar na sequência. Em alguns momentos fiquei confusa, mas então as peças se encaixaram; profecias e histórias foram esclarecidas finalmente, e confesso estar nervosa com o que estar por vir nos próximos livros.

Artur Guimarães 30/03/2023

A saga continua
O autor no leva a núcleos diferentes da história, em alguns momento isso prende a atenção junto ao enredo. Porém, em outros momento quebra o clímax.

Passamos um bom tempo para saber o desenvolvimento da Ciri que não chega nunca. Quando chega é um tanto quanto breve.

Seguimos na empreitada para descobrir como ela vai se desenvolver.

benmarrttins 29/03/2023

O quinto livro da saga é bom, porém eu achei que ele enrolou demais em questões que eram bem desnecessárias e isso atrasou muito a desenvolvimento narrativo da história. Personagens novos são introduzidos e o conflito se intensifica indo em direção a um cenário caótico. Não é o melhor entre os que eu já li, mas mantém o elo entre as histórias.

RogerS.O.G 26/03/2023

Esperava mais
Confesso que gostei mais dos dois primeiros livros do que os se seguiram depois, e o atual. Torre da andorinha, a narrativa acabou ficando um pouco lenta, mas tou gostando mais de torre da andorinha, do que desse

Paulo513 15/03/2023

Que livro incrível, a única coisa que eu senti falta foram as pitadas de filosofia que sempre apareciam de vez em quando, mas a obra ainda traz sua bagagem emocional que uma hora ou outra pode te fazer parar pra respirar enquanto lê.

Nicole 13/03/2023

Não vejo a hora deles se reencontrarem, quanta reviravolta. Adorei a Milva e o Regis ?
Queria saber que a Yennefer tivesse aparecido mais e não sei se fiquei muito contente com o desenrolar da história da Ciri, mas vamos para o próximo haha

Mariimagno 10/03/2023

Geralt como foco
Foi difícil continuar, parei algumas vezes pq estranhei a mudança da edição. Capítulos muito longos e confusos em relação a partes da narrativa de cada personagem e o tempo que acontecia.
Nós livros anteriores isso ficava mais claro e nesse parece que sumiu todas as separações.
Depois que peguei o ritmo foi sucesso. Um dos melhores da crônica.
Tem um grande foco em Geralt e nas relações que ele estabeleça durante o livro.
Espero que os outros dois sejam tão bons quanto.