Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Barbara 24/09/2021

A partir dos 60%
Até os 50 e poucos porcento o livro flui meio devagar pro meu gosto, mas nós 60% ele engatou de uma maneira que eu não conseguia largar! Senti bastante falta da Ciri nesse volume, ela quase não aparece, assim como Yen. Grande parte da história gira em torno de Geralt estar indo em busca de Ciri, mas se deparar com toda a dificuldade que a guerra cria. Aliás, as escolhas de Ciri me deixaram bem triste nesse livro, parece que todas as circunstâncias só a levam cada vez mais ao fundo do poço. Espero que ela apareça mais no próximo.

Gabrielly.Benfatto 26/09/2021

"Há coisas que não têm preço, são inestimáveis."
Esse livro da saga me fez pensar mais sobre como a saga do bruxo não é pra todo mundo, apesar de eu amar tanto. Ele tem uma pegada mais política que o último (já era bem político e aprofundado nesse universo) e nos leva a filosofar mais sobre as questões dos personagens.

Flavia1210 03/01/2023

E continua a saga de Geralt. Nesse livro ele viaja com companhias um tanto estranhas.
Mas a viagem o ensina muito sobre responsabilidade e amizade.

Gio 15/10/2021

bem razoável
Foi uma história puramente pra encher linguiça, nada que aconteceu aqui tem grande relevância pra história, foi só a jornada de cada um, já que o Bruxo, A Feiticeira e A Ciri foram separados pelo destino no livro anterior, estava esperando que houvesse algum encontro mas ainda não se encontraram! Que agonia ver o ponto de vista de cada um e esperar um encontro que não aconteceu!!! Torturante.

Mas eu simplesmente amei os novos personagens secundários que foram apresentados aqui, foi divertido de ler graças a eles.
George.Nicolas 03/11/2021minha estante
Não acho que foi puramente pra encher linguiça, nesse livro houve a formação do convento das feiticeiras, bem como o leitor foi informado que os Ratos serão caçados e tudo mais.

George.Nicolas 03/11/2021

Melhor série de livros da vida
O Batismo de Fogo é um livro que apresenta um ritmo mais acelerado de narrativa em relação aos anteriores, aqui não ocorre nenhuma "quest secundária" o que fez falta, mas é explicado por conta da situação de guerra em que vivia o mundo. Milva foi uma ótima personagem, assim como o Cahir, que é o cavaleiro negro dos pesadelos de Ciri, que se mostrou do bem. Junto deles entra Regis que dá explicações sobre o mundo dos vampiros no universo de The Witcher, ele é um personagem genial. Zoltan, sua trupe e o papagaio que xinga fecham a barca de personagens que você adora durante a leitura. (Não citei Jaskier já que ele aparece mais que a Yennefer)

Joey Resende 10/11/2021

Quinto livro da série.
Continuo gostando bastante dos livros apesar de ter conhecido pelos jogos e a cada volume a história fica mais rica e interessante.

Junior Melo 21/11/2021

Geralt e companhia em uma roadtrip
Esse livro só reforça a forma como Sapkowski consegue manter uma narrativa fluída e simples mesmo com um plot mais tranquilo. Comparado a "Tempo de Desprezo", o anterior, que é um livro cheio de intrigas políticas e traição e um foco mais na Ciri, aqui a gente tem um respiro disso tudo e passa a acompanhar Geralt e alguns de seus novos amigos em uma roadtrip por um continente devastado pela guerra.

As consequências da guerra para aquel e que não estão envolvidos diretamente é um dos temas centrais aqui. Os novos personagens secundários complementam com primor a narrativa, dando mais peso e atrativo, Milva, Zoltan e Regis já são uns dos melhores personagens da saga.

Acho que justamente por ser um livro mais tranquilo e ser respiro dos problemas criados em Tempo de Desprezo, esse volume desengata uma marcha na história em prol de desenvolvimento de personagens, isso então cabe ao gosto pessoal decidir se é ou não um ponto negativo ou positivo.

Rafael 22/11/2021

Excelente livro
Até agora o melhor livro da série. Narrativa e personagens bem construídos. A forma como o autor amarra os fatos é muito boa e te deixa preso na leitura. Voltando aos personagens, não consigo não gostar de algum deles, todos tem um mistério por trás que te deixa curioso em conhecer mais sobre sua história. O novo grupo do bruxo nesse livro, particularmente, é sensacional.

Virginia Barros 18/02/2023

Até agora esse livro é um dos melhores da série, Yennefer e Ciri aparecem pouco mas tem muita ação. Geralt e Jaskier são muito engraçados, muito bom de se ler

Alexandre Nabhan 18/05/2023

Agora não é mais Marcketing, Sr. Geralt de Rivia é oficial.
A cada Livro eu gosto mais do personagem que Geralt está se tornando. Neste livro em particular acredito que dê todos os 5 é a melhor versão dele.

Este é o primeiro livro onde nosso grupo está completamente separado, literalmente cada um pra cada lado, o que foi muito estranho, você passo o livro todo esperando o momento em que vão se reunir.

Fora isso também temos a adição de incríveis novos personagens, que vão fazer parte de um novo grupo (A sociedade do witcher) para o Geralt, também haverá outras coisas novas e interessantes expandindo um pouco mais o universo, não espere muita coisa, o foco ainda é o nosso trio. Mas os novos personagens não muito carismáticos, cada um a sua forma.

Também haverá uma grande mudança na política devido ao ls acontecimentos do IV livro, onde pelo que parece depois da invasão de nilfgard esse foi um dos maiores eventos que balançaram o estado político do mundo. Haverá muitas mudanças devido às ações de Vilgfortz.

Esse livro é bem focado no Geralt, eu diria que uns 60% ou 70% do livro gira em torno dele. Nossa dupla feminina fica ou pouco de lado (afinal o IV livro tambem foi bem focado nelas) parece que teremos mais delas na continuação.

No geral eu achei uma excelente leitura cada vez mais apaixonado por esse universo e por seus personagens. Não é nada espetacular, mas acredito ser uma ótima literatura.

Indo agora para a reta final nos dois últimos livros.

Lobinha Sincera 18/05/2022

Gerald está a procura de Ciri e com a ajuda de velhos e novos amigos, finalmente descobrimos o que aconteceu com nossa querida yennifer

Francine 09/01/2022

Melhor que o anterior.
O livro volta ao ritmo dos primeiros, achei a leitura dinâmica. A guerra continua e Geralt ainda luta pra não se envolver apesar de Ciri ser o principal desejo nesse jogo político.

Marcelo.Castro 13/01/2022

Final excepcional
Mais um volume da saga do bruxão e mais uma vez o livro não decepciona. Isso não significa que não existam problemas. Toda a discussão na loja das feiticeiras sobre a genética por trás de Ciri é bem tumultuada e exige uma leitura atenta (algo que é até pontuado por uma das personagens), e o súbito tranco no início do sétimo capítulo é estranho demais pra não ser notado. Mas o saldo geral da obra é extremamente satisfatório. O arco de Geralt ocupa grande parte (o que é ótimo), mas também temos uma boa evolução e amadurecimento de Ciri como personagem e até mesmo o retorno de Yeneffer à trama (ainda que de forma bem breve). E o final... ah esse é certamente satisfatório demais. Vai render bem mais que um sorriso amarelo escondido no rosto de Geralt da Rívia, agora de fato e de direito. Certeza que vou emendar a leitura no próximo livro da série hoje mesmo.